Pellets: viabilidade de produção e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ana Filipa Fernandes Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7275
Resumo: Face ao desenvolvimento futuro da biomassa é necessário considerar as elevadas eficiências de conversão, competitividade e sustentabilidade, bem como conhecer a origem da biomassa e definir também os seus parâmetros de qualidade. Enfrentando as consequentes necessidades energéticas e com o elevado preço que se está a praticar nas outras energias, é necessário explorar as novas formas de energia, desenvolver várias técnicas de aproveitamento dos recursos disponíveis, mesmo que muitas dessas técnicas ainda suscitem dúvidas a nível da sua eficiência e dos efeitos que podem vir a causar futuramente. O presente trabalho teve como objetivo verificar as necessidades do consumo de energia para aquecimento em escolas e espaços de lazer no município de Vila Pouca de Aguiar, verificar ainda a grande disponibilidade de biomassa, já que aqui, está concentrada uma vasta zona de floresta e analisar o processo de transformação da biomassa em pellets com a sucessiva implantação de uma fábrica de transformação de biomassa neste concelho. Estudamos a viabilidade de comercializar o produto no segmento industrial como combustível substituto do gás natural, gasóleo de aquecimento e eletricidade. Foi necessário verificar questões relacionadas com os diferentes rendimentos dos equipamentos que utilizam biomassa com tratamento aplicados nesta dissertação, bem como questões relacionadas com o custo e potencial. O objetivo da implantação da fábrica de produção de pellets, é de comercializar o produto para o segmento industrial como um produto substituto de combustível e/ou eletricidade. Numa primeira fase, aponta para o sector local, e, em seguida, de acordo com os resultados e o desenvolvimento do mercado interno, poder-se-á comercializar o produto no país ou estrangeiro.
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