Práticas de avaliação em história e geografia de Portugal no 2.º CEB: a construção de itens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14470
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Práticas de avaliação em história e geografia de Portugal no 2.º CEB: a construção de itensAvaliaçãoTipos de itensProcesso ensino e aprendizagemEvaluationTypes of itemsProcess teaching-learningRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiona II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Primeiramente, serão caracterizadas, numa breve descrição, as práticas de ensino supervisionado no âmbito do 1.º e 2.º CEB e, posteriormente, será apresentado o estudo realizado de carácter expositivo. O estudo, denominado Práticas de avaliação em História e Geografia de Portugal no 2.º CEB: a construção de itens tem como objetivos: (i) Analisar os tipos de itens mobilizados nos diferentes instrumentos de avaliação em HGP; (ii) Relacionar os tipos de itens utilizados com o desempenho dos alunos em HGP; (iii) Refletir criticamente sobre a construção de instrumentos de avaliação em HGP e as suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi de natureza mista, utilizando dados quantitativos e qualitativos, sendo recolhidos dados estatísticos, através dos testes de avaliação sumativa, das grelhas de correção das fichas de avaliação e das próprias notas de campo, retiradas da observação participante. Os resultados obtidos permitiram-nos refletir sobre a prática docente nos processos de avaliação e a sua influência nos processos de ensino e aprendizagem de cada aluno. Considerámos também a importância da diversificação de itens na avaliação, em que o professor deve avaliar o que ensina, orientando a sua prática não apenas para os conteúdos, mas para as competências e capacidades das crianças.ABSTRACT This final report emerges within the subject of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, which belongs to the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Teaching Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, ministered by the School of Education of the Polytechnic Institute of Lisbon. Firstly, in a brief description, the supervised teaching practices in the 1st and 2nd Cycle will be characterized and, later, the study carried out of an expositor nature will be presented. The study, called Assessment Practices in History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle: the construction of items aims to: (i) Analyse the types of items mobilized in the different assessment instruments in HGP; (ii) Relate the types of items used with student performance in HGP; (iii) Critically reflect on the construction of assessment tools in HGP and their implications for teaching and learning processes. The methodology used was of a mixed nature, using quantitative and qualitative data, with statistical data being collected through summative evaluation testes, the correction grids of the evaluation sheets and the field notes, taken from the participant observation. The results obtained allowed us to reflect on the teaching processes and his influence on the teaching-learning processes of each student. We also considered the importance of the diversification of items in the assessment, in which the teacher must assess what he teaches, orienting his practice not only to the content, but also to the children’s skills and abilities.Dias, AlfredoRCIPLRocha, Cláudia Sofia Gonçalves2022-03-15T11:33:10Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14470TID:202937445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.358505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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