Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Ana Rita Nunes da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69610
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_351c3f4e9b455c161112c235d498c2e8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitáriosVariance of career adaptability according to academic achievement of university studentsAdaptabilidade da carreiraDesenvolvimento de carreiraEstudantes universitáriosRendimento académicoCareer adaptabilityCareer developmentUniversity studentsAcademic achievementCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA entrada para a universidade constitui uma fase de vida que coloca aos estudantes desafios ao nível académico e psicossocial. Este estudo explora a variância da adaptabilidade de carreira, de acordo com o rendimento académico de estudantes da Universidade do Minho, analisando a amostra total e ciclos de ensino. Participaram no estudo 476 estudantes de ambos os sexos (75,2% Mulheres), a frequentar diferentes anos e cursos universitários. Utilizou-se, para a recolha de dados, um questionário sociodemográfico e a escala Adaptabilidade na Carreira (Forma Universitária). O resultado da análise do teste ANOVA Oneway, indica que existe variância significativa, sendo que, estudantes com rendimento académico alto possuem maior preocupação, confiança e adaptabilidade de carreira. Em relação aos ciclos de ensino, os resultados indicam que os estudantes do 1ºciclo com rendimento académico alto revelam ter maior preocupação, confiança e adaptabilidade de carreira, enquanto que estudantes do 2ºciclo com rendimento académico alto apresentam apenas maior confiança. Estes resultados contribuem para a aliança entre as variáveis de carreira e variáveis educacionais, reforçando a importância das intervenções das universidades na adaptabilidade de carreira dos estudantes, podendo ser uma estratégia para trabalhar as dificuldades em relação ao planeamento futuro de carreira, sentimento de autoeficácia e de aprendizagem.The university course is a phase of life that presents students with academic and psychosocial challenges. This study explores the variance of career adaptability, according to academic achievement in students of University of Minho, analyzing the total sample and educational cycles. A total of 476 male and female university students (75,2% girls), attending different years and university courses participated in the study. A demographic data questionnaire and an Adaptability in the Career scale (University Form) were used for data collection. The results of the ANOVA Oneway test analysis show that there is significant variation, which means that students with higher academic achievement reveal higher levels in the dimensions of concern, confidence and career adaptability. In relation to the education cycles, the results indicate that 1st cycle students with high academic achievement reveal higher levels of concern, confidence and career adaptability, while 2nd cycle students with high academic achievement reveal more confidence. These results contribute to the alliance between career variables and educational variables, reinforcing the importance of university interventions in students' career adaptability, which can be a strategy to deal with difficulties in career planning, feeling of self-efficacy and learning.Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha SoaresUniversidade do MinhoTorres, Ana Rita Nunes da Silva20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69610por202522784info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:05.955255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
Variance of career adaptability according to academic achievement of university students
title Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
spellingShingle Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
Torres, Ana Rita Nunes da Silva
Adaptabilidade da carreira
Desenvolvimento de carreira
Estudantes universitários
Rendimento académico
Career adaptability
Career development
University students
Academic achievement
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
title_full Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
title_fullStr Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
title_full_unstemmed Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
title_sort Variância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
author Torres, Ana Rita Nunes da Silva
author_facet Torres, Ana Rita Nunes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Ana Rita Nunes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade da carreira
Desenvolvimento de carreira
Estudantes universitários
Rendimento académico
Career adaptability
Career development
University students
Academic achievement
Ciências Sociais::Psicologia
topic Adaptabilidade da carreira
Desenvolvimento de carreira
Estudantes universitários
Rendimento académico
Career adaptability
Career development
University students
Academic achievement
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69610
url http://hdl.handle.net/1822/69610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202522784
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132281415139328