Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, José Alexandre da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Bruna Samara Sousa, Lima, Nayra Katielly da Silva, Santana, Elisangela Barreto, Souza, Jorge Raimundo da Trindade, Brito, Licurgo Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6139
Resumo: This work focuses on an approach in Science, Technology and Society (STS) and aims to analyze how a thematic pedagogical action on electric discharges contributes to the critical citizen training of students from a public school in the municipality of Capitão Poço, Pará - Amazon Region Brazil. The methodology used was the qualitative research and it follows the presuppositions of the action research with the participation of 18 students of the 9th year of Elementary School. We realized that the research contributed to the students to build knowledge, to change values and to develop a critical attitude towards the problem addressed.
id RCAP_35202edb7520c13e932e33bab1baa3a2
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/6139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétricaThis work focuses on an approach in Science, Technology and Society (STS) and aims to analyze how a thematic pedagogical action on electric discharges contributes to the critical citizen training of students from a public school in the municipality of Capitão Poço, Pará - Amazon Region Brazil. The methodology used was the qualitative research and it follows the presuppositions of the action research with the participation of 18 students of the 9th year of Elementary School. We realized that the research contributed to the students to build knowledge, to change values and to develop a critical attitude towards the problem addressed.Este trabajo tiene como enfoque un abordaje en Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS). Su objetivo es analizar cómo una acción pedagógica temática como las descargas eléctricas contribuye a la formación ciudadana crítica, en estudiantes de una escuela pública perteneciente al municipio Capitão Poço, Pará - Región Amazónica de Brasil. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa y sigue los presupuestos de la investigación acción con la participación de 18 estudiantes del 9º año de la Enseñanza Fundamental. Se percibe que, la investigación ha contribuido en que estudiantes construyan conocimientos, modifiquen sus valores y tengan una postura crítica ante el problema abordado.Este trabalho tem como enfoque uma abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e objetivou analisar como uma ação pedagógica temática sobre descargas elétricas contribui para a formação cidadã crítica de estudantes de uma escola pública do município de Capitão Poço, Pará – Região Amazônica do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e segue os pressupostos da pesquisa ação com a participação de 18 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que a pesquisa contribuiu para os estudantes construírem conhecimentos, para a mudança de valores e para o desenvolvimento de uma postura crítica diante do problema abordado.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2019-10-14T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v11i2.6139oai:proa.ua.pt:article/6139Indagatio Didactica; Vol 11 No 2 (2019); 93-106Indagatio Didactica; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 93-106Indagatio Didactica; Vol. 11 No 2 (2019); 93-106Indagatio Didactica; vol. 11 n.º 2 (2019); 93-1061647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6139https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6139https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6139/4531Valente, José Alexandre da SilvaLima, Bruna Samara SousaLima, Nayra Katielly da SilvaSantana, Elisangela BarretoSouza, Jorge Raimundo da TrindadeBrito, Licurgo Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:17:18ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
title Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
spellingShingle Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
Valente, José Alexandre da Silva
title_short Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
title_full Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
title_fullStr Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
title_full_unstemmed Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
title_sort Contextualização no ensino de ciências em uma abordagem CTS: curiosidades e o fenômeno das descargas elétrica
author Valente, José Alexandre da Silva
author_facet Valente, José Alexandre da Silva
Lima, Bruna Samara Sousa
Lima, Nayra Katielly da Silva
Santana, Elisangela Barreto
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Brito, Licurgo Peixoto
author_role author
author2 Lima, Bruna Samara Sousa
Lima, Nayra Katielly da Silva
Santana, Elisangela Barreto
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Brito, Licurgo Peixoto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, José Alexandre da Silva
Lima, Bruna Samara Sousa
Lima, Nayra Katielly da Silva
Santana, Elisangela Barreto
Souza, Jorge Raimundo da Trindade
Brito, Licurgo Peixoto
description This work focuses on an approach in Science, Technology and Society (STS) and aims to analyze how a thematic pedagogical action on electric discharges contributes to the critical citizen training of students from a public school in the municipality of Capitão Poço, Pará - Amazon Region Brazil. The methodology used was the qualitative research and it follows the presuppositions of the action research with the participation of 18 students of the 9th year of Elementary School. We realized that the research contributed to the students to build knowledge, to change values and to develop a critical attitude towards the problem addressed.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-14T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6139
oai:proa.ua.pt:article/6139
url https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6139
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/6139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6139
https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6139
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6139/4531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 11 No 2 (2019); 93-106
Indagatio Didactica; Vol. 11 Núm. 2 (2019); 93-106
Indagatio Didactica; Vol. 11 No 2 (2019); 93-106
Indagatio Didactica; vol. 11 n.º 2 (2019); 93-106
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301259828592640