Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Koscianski dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Giacomazzo, Graziela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.28780
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina – Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997) e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.
id RCAP_3528d067416d67f4637d3ac2adac6b8b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de ProfessoresTecnologías en la Educación y la Formación Continua de DocentesTecnologias na Educação e a Formação Continuada de ProfessoresArticlesEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina – Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997) e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.This article presents the results of a research that sought to understand the theoretical-methodological approaches that underlie the continuing education of teachers from the State Public Education Network of Santa Catarina - Brazil, for the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical practice. To this end, the clipping presented in this article explains the concepts of training and technology expressed in six (6) teacher training proposals from 2008 to May 2020. It is characterized as documentary research based on Bardin's content analysis (2004) in a qualitative approach. Theoretical discussions focused on the conceptions, perspectives and historical aspects of teacher education, specifically continuing education, with the authors Freire (1997) and Nóvoa (2002), and on the philosophy of technology, with reference to Pinto (2005) and Feenberg (2002, 2013). It is understood that the continuing education process lacks understanding of technology in its historical, philosophical and pedagogical dimensions.Este artículo presenta los resultados de una investigación que buscó comprender los enfoques teórico-metodológicos que subyacen en la formación permanente de docentes de la Red de Educación Pública del Estado de Santa Catarina - Brasil, para la integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la práctica pedagógica. Para ello, el extracto presentado en este artículo explica los conceptos de formación y tecnología expresados ​​en seis (6) propuestas de formación docente desde 2008 hasta mayo de 2020. Esta se caracteriza como una investigación documental basada en el análisis de contenido (Bardin, 2004), bajo un enfoque cualitativo. Las discusiones teóricas se centran en las concepciones, perspectivas y aspectos históricos de la formación docente, específicamente de la formación continua, desde la mirada de autores como Freire (1997) y Nóvoa (2002), y en la filosofía de la tecnología, con las referencias de Pinto (2005) y Feenberg (2002, 2013). Se concluye que el proceso de formación continua carece de comprensión de la tecnología en sus dimensiones histórica, filosófica y pedagógica.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.28780por2182-96402182-8474Santos, Joana Koscianski dosGiacomazzo, Grazielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-03T08:15:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:35.960315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
Tecnologías en la Educación y la Formación Continua de Docentes
Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
title Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
spellingShingle Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
Santos, Joana Koscianski dos
Articles
title_short Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
title_full Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
title_fullStr Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
title_full_unstemmed Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
title_sort Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores
author Santos, Joana Koscianski dos
author_facet Santos, Joana Koscianski dos
Giacomazzo, Graziela
author_role author
author2 Giacomazzo, Graziela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Koscianski dos
Giacomazzo, Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina – Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997) e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.28780
url https://doi.org/10.25749/sis.28780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134147854204928