Aspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência Intelectual
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.27550 |
Resumo: | Analisa-se o processo de formação continuada de professores que atuam com pessoas que possuem o diagnóstico de deficiência intelectual, a inserir o soroban como ferramenta de cálculo para tais estudantes. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo usou a pesquisa colaborativa como abordagem. Realizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná – região Sul do Brasil, contou com a participação de nove professoras atuantes na educação de pessoas com deficiência intelectual do município. O estudo mostra: i) a precariedade na formação docente para o ensino de Matemática; ii) a concepção das professoras participantes de que os estudantes com a deficiência são menos desenvolvidos que os demais estudantes e mais “lentos” para a aprendizagem; iii) a necessidade de formação continuada às professoras. Ao final do estudo, foi consenso entre as professoras participantes que o ensino pautado nas capacidades dos estudantes e o uso do soroban como instrumento mediador promovem o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos junto aos alunos. |
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Aspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência IntelectualAspectos de la Formación Continua del Docente que Trabaja en la Educación de Personas con Discapacidad IntelectualAspectos da Formação Continuada de Professores Atuantes na Educação da Pessoa com Deficiência IntelectualArticlesAnalisa-se o processo de formação continuada de professores que atuam com pessoas que possuem o diagnóstico de deficiência intelectual, a inserir o soroban como ferramenta de cálculo para tais estudantes. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo usou a pesquisa colaborativa como abordagem. Realizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná – região Sul do Brasil, contou com a participação de nove professoras atuantes na educação de pessoas com deficiência intelectual do município. O estudo mostra: i) a precariedade na formação docente para o ensino de Matemática; ii) a concepção das professoras participantes de que os estudantes com a deficiência são menos desenvolvidos que os demais estudantes e mais “lentos” para a aprendizagem; iii) a necessidade de formação continuada às professoras. Ao final do estudo, foi consenso entre as professoras participantes que o ensino pautado nas capacidades dos estudantes e o uso do soroban como instrumento mediador promovem o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos junto aos alunos.This study aims to analyze the process of continuing teacher education who work with people who have a diagnosis of intellectual disability, for the insertion of soroban as a calculation tool for these students. Based on the Historical-Cultural Theory, the study used collaborative research as a strategy. Held in the Midwest region of Paraná, Brazil, it involved the participation of nine teachers working in the education of people with intellectual disabilities in the city. The study shows: i) the precariousness of teacher training for teaching Mathematics; ii) the conception of the teachers participating in the research that students with this disability are less developed than other students and “slower” in learning and iii) the need of continuing education for teachers. At the end of the study, there was a consensus among the participating teachers that teaching based on students' abilities and the use of soroban as a mediating instrument promote the learning and development of mathematical concepts.Este estudio tiene como objetivo analizar el proceso de formación permanente de docentes que trabajan con personas que tienen el diagnóstico de discapacidad intelectual, para la inserción del soroban como herramienta de cálculo para estos estudiantes. Basado en la Teoría Histórico-Cultural, el estudio utilizó como estrategia la investigación colaborativa. Realizado en la región Centro-Oeste del estado de Paraná, Brasil, contó con la participación de nueve docentes que actúan en la educación de personas con discapacidad intelectual en el municipio. El estudio muestra: i) la precariedad de la formación docente para la enseñanza de las Matemáticas; ii) la concepción de los docentes participantes en la investigación de que los estudiantes con esta discapacidad son menos desarrollados que otros estudiantes y “más lentos” en el aprendizaje y iii) la necesidad de formación continua de los docentes. Al final del estudio, hubo consenso entre los docentes participantes en que la enseñanza basada en las habilidades de los estudiantes y el uso del soroban como instrumento mediador promueven el aprendizaje y desarrollo de los conceptos matemáticos.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.27550por2182-96402182-8474Mamcasz-Viginheski, Lucia VirginiaDa Silva, Sani de Carvalho RutzShimazaki, Elsa Midoriinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-04T08:15:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:13.204796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Analisa-se o processo de formação continuada de professores que atuam com pessoas que possuem o diagnóstico de deficiência intelectual, a inserir o soroban como ferramenta de cálculo para tais estudantes. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo usou a pesquisa colaborativa como abordagem. Realizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná – região Sul do Brasil, contou com a participação de nove professoras atuantes na educação de pessoas com deficiência intelectual do município. O estudo mostra: i) a precariedade na formação docente para o ensino de Matemática; ii) a concepção das professoras participantes de que os estudantes com a deficiência são menos desenvolvidos que os demais estudantes e mais “lentos” para a aprendizagem; iii) a necessidade de formação continuada às professoras. Ao final do estudo, foi consenso entre as professoras participantes que o ensino pautado nas capacidades dos estudantes e o uso do soroban como instrumento mediador promovem o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento dos conceitos matemáticos junto aos alunos. |
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