Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mélanie Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10918
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_352e74d65c71e44ca7f3bf2e7bb7e445
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar PresenteAteliê coreográficoInterpretaçãoExpressividadeCorpoRostoChoreographic atelierInterpretationExpressivenessBodyFaceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaPretende o presente documento ser o relatório de estágio realizado no ano letivo 2018/2019, previsto nas Unidades Curriculares de Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (7ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. A instituição escolar selecionada para desenvolver o estágio foi a Escola de Dança do Lugar Presente, situada na cidade de Viseu, com os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado em dança. A intervenção pedagógica foi desenvolvida na disciplina de Ateliê Coreográfico, tendo em vista um corpo total e um rosto presente. Assim, o objetivo primeiro foi dotar os alunos de competências técnicas e artísticas necessárias a um intérprete de dança contemporânea. Considerando o paradigma atual da dança contemporânea, é cada vez mais necessário tornar os alunos competentes a nível técnico, mas também a nível interpretativo, permitindo que o corpo na sua totalidade seja fonte de emoções e significados e não meramente executante, sem qualquer carga expressiva. Assim sendo, aliado à técnica que se revela essencial, pretendeu-se consolidar o lado interpretativo e expressivo do aluno, procurando preservar a sua individualidade, também ela tão importante na dança. Desta forma, será possível aos alunos e futuros intérpretes de dança contemporânea exprimirem-se e exteriorizarem emoções, chegando ao espectador, de modo a fortalecer e a estreitar esta relação intérprete-espectador. Desta feita, para a realização deste estágio, foi utilizada a metodologia Investigação-Ação, pelo que foram empregues diferentes instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo, a vídeogravação, a fotografia e os grupos de discussão. Através destes instrumentos, tornou-se possível registar os elementos primordiais desta proposta: a expressividade e a interpretação do corpo e do rosto.ABSTRACT - This document intends to be the proposal for the internship that take place in the school year 2018/2019, intended in the Internship Curricular Units I and II, within the Master’s Degree Course in Dance Teaching (7th edition), lectured by the Superior School of Dance from the Polytechnic Institute of Lisbon. The educational institution selected to develop this internship was the Dance School Lugar Presente, in Viseu, with students from the 6th, 7th and 8th grades that attend the specialized artistic education in dance. The educational intervention was developed in the subject of Choreographic Atelier, bearing in mind a total body and a present face. Therefore, the proposal intends to endow students with technical and artistical skills necessary for an interpreter of contemporary dance. Considering the actual paradigm of contemporary dance, it is increasingly necessary to have students competent at a technical level, but also at an interpretative level, allowing the all body to be a source of emotions and meanings and not merely bodies without any expressive weight. Combined to the technique, which is essential, it is intended to consolidate the student’s interpretative and expressive side, trying to preserve something very important in dance, the individuality. This way, it will be possible for students and future dancers express themselves and exteriorize emotions that can reach the spectator, invigorating and narrowing the dancer-spectator relationship. To achieve the proposal, an Investigation-Action methodology was used, invoking different instruments for data collection, such as, observation grids, logbooks, video recording, photography and discussion groups. Through these instruments it was possible to register the primary objectives of this proposal: the expressiveness and the interpretation of the body and the face.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de Dança de LisboaSilva, Madalena XavierRCIPLFerreira, Mélanie Gonçalves2019-12-23T11:50:30Z2019-11-122019-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10918TID:202328520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:16.342527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
title Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
spellingShingle Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
Ferreira, Mélanie Gonçalves
Ateliê coreográfico
Interpretação
Expressividade
Corpo
Rosto
Choreographic atelier
Interpretation
Expressiveness
Body
Face
title_short Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
title_full Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
title_fullStr Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
title_full_unstemmed Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
title_sort Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
author Ferreira, Mélanie Gonçalves
author_facet Ferreira, Mélanie Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Madalena Xavier
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mélanie Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ateliê coreográfico
Interpretação
Expressividade
Corpo
Rosto
Choreographic atelier
Interpretation
Expressiveness
Body
Face
topic Ateliê coreográfico
Interpretação
Expressividade
Corpo
Rosto
Choreographic atelier
Interpretation
Expressiveness
Body
Face
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23T11:50:30Z
2019-11-12
2019-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10918
TID:202328520
url http://hdl.handle.net/10400.21/10918
identifier_str_mv TID:202328520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133458997444608