Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10918 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança |
id |
RCAP_352e74d65c71e44ca7f3bf2e7bb7e445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar PresenteAteliê coreográficoInterpretaçãoExpressividadeCorpoRostoChoreographic atelierInterpretationExpressivenessBodyFaceRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de DançaPretende o presente documento ser o relatório de estágio realizado no ano letivo 2018/2019, previsto nas Unidades Curriculares de Estágio I e II, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança (7ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. A instituição escolar selecionada para desenvolver o estágio foi a Escola de Dança do Lugar Presente, situada na cidade de Viseu, com os alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino artístico especializado em dança. A intervenção pedagógica foi desenvolvida na disciplina de Ateliê Coreográfico, tendo em vista um corpo total e um rosto presente. Assim, o objetivo primeiro foi dotar os alunos de competências técnicas e artísticas necessárias a um intérprete de dança contemporânea. Considerando o paradigma atual da dança contemporânea, é cada vez mais necessário tornar os alunos competentes a nível técnico, mas também a nível interpretativo, permitindo que o corpo na sua totalidade seja fonte de emoções e significados e não meramente executante, sem qualquer carga expressiva. Assim sendo, aliado à técnica que se revela essencial, pretendeu-se consolidar o lado interpretativo e expressivo do aluno, procurando preservar a sua individualidade, também ela tão importante na dança. Desta forma, será possível aos alunos e futuros intérpretes de dança contemporânea exprimirem-se e exteriorizarem emoções, chegando ao espectador, de modo a fortalecer e a estreitar esta relação intérprete-espectador. Desta feita, para a realização deste estágio, foi utilizada a metodologia Investigação-Ação, pelo que foram empregues diferentes instrumentos de recolha de dados, como as tabelas de observação, os diários de bordo, a vídeogravação, a fotografia e os grupos de discussão. Através destes instrumentos, tornou-se possível registar os elementos primordiais desta proposta: a expressividade e a interpretação do corpo e do rosto.ABSTRACT - This document intends to be the proposal for the internship that take place in the school year 2018/2019, intended in the Internship Curricular Units I and II, within the Master’s Degree Course in Dance Teaching (7th edition), lectured by the Superior School of Dance from the Polytechnic Institute of Lisbon. The educational institution selected to develop this internship was the Dance School Lugar Presente, in Viseu, with students from the 6th, 7th and 8th grades that attend the specialized artistic education in dance. The educational intervention was developed in the subject of Choreographic Atelier, bearing in mind a total body and a present face. Therefore, the proposal intends to endow students with technical and artistical skills necessary for an interpreter of contemporary dance. Considering the actual paradigm of contemporary dance, it is increasingly necessary to have students competent at a technical level, but also at an interpretative level, allowing the all body to be a source of emotions and meanings and not merely bodies without any expressive weight. Combined to the technique, which is essential, it is intended to consolidate the student’s interpretative and expressive side, trying to preserve something very important in dance, the individuality. This way, it will be possible for students and future dancers express themselves and exteriorize emotions that can reach the spectator, invigorating and narrowing the dancer-spectator relationship. To achieve the proposal, an Investigation-Action methodology was used, invoking different instruments for data collection, such as, observation grids, logbooks, video recording, photography and discussion groups. Through these instruments it was possible to register the primary objectives of this proposal: the expressiveness and the interpretation of the body and the face.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de Dança de LisboaSilva, Madalena XavierRCIPLFerreira, Mélanie Gonçalves2019-12-23T11:50:30Z2019-11-122019-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10918TID:202328520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:16.342527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente |
title |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente |
spellingShingle |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente Ferreira, Mélanie Gonçalves Ateliê coreográfico Interpretação Expressividade Corpo Rosto Choreographic atelier Interpretation Expressiveness Body Face |
title_short |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente |
title_full |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente |
title_fullStr |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente |
title_full_unstemmed |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente |
title_sort |
Um corpo total um rosto presente: conceção coreográfica a par do sentido interpretativo do aluno no desenvolvimento do ateliê coreográfico com os 6º, 7º e 8º anos da Escola de Dança do Lugar Presente |
author |
Ferreira, Mélanie Gonçalves |
author_facet |
Ferreira, Mélanie Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Madalena Xavier RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Mélanie Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ateliê coreográfico Interpretação Expressividade Corpo Rosto Choreographic atelier Interpretation Expressiveness Body Face |
topic |
Ateliê coreográfico Interpretação Expressividade Corpo Rosto Choreographic atelier Interpretation Expressiveness Body Face |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23T11:50:30Z 2019-11-12 2019-11-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10918 TID:202328520 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10918 |
identifier_str_mv |
TID:202328520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133458997444608 |