A internacionalização no setor do mobiliário: estudo exploratório às empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tiago Lemos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pacheco, Luís Miguel, Tavares, Fernando Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2542
Resumo: Os principais objetivos deste artigo exploratório são perceber as motivações responsáveis pelos processos de internacionalização e obter informação sobre o impacto da criação de um cluster de mobiliário na região de Paços de Ferreira, em Portugal. Verificou-se que a falta de autofinanciamento e a escassez de canais de distribuição internacionais são os principais obstáculos à internacionalização das empresas do setor do mobiliário. As empresas atuam em mercados de menor distância psíquica, ou seja, geograficamente próximos (Espanha e França) e com níveis culturais e linguísticos muito semelhantes aos do mercado doméstico (Angola). Conclui-se ainda que o volume de negócios não influencia a internacionalização e também não existe relação entre a antiguidade da empresa e a internacionalização.
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