Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ricardo André Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6660
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das Organizações
id RCAP_356e04922e6f3d991c16eaacb787a25e
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credívelPersuasãoRelação treinador-atletaComunicaçãoCredibilidade da fontePersuasionCoach-athlete relationshipCommunicationSource credibilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das OrganizaçõesA comunicação na relação treinador-atleta tem-se revelado de extrema importância no contexto desportivo (Weinberg & Gould, 2010), levando inclusive alguns atletas a valorizar mais a capacidade comunicativa dos seus treinadores do que as suas competências técnicas (Philippe & Seiler, 2006). A elevada relevância do tema é, contudo, contrariada pela escassez de estudo que abordam esta temática. A presente investigação procura perceber de que forma é que o nível de credibilidade de um treinador de futebol pode interferir na persuasão dos jogadores. Conhecimento científico tem demonstrado que a credibilidade da fonte pode assumir diferentes papéis em função da capacidade e motivação dos recetores. Especificamente, o Elaboration Likelihood Model (Petty & Cacioppo, 1986) sugere que, em condições de moderada elaboração, a elevada credibilidade da fonte funciona como potenciadora dos níveis de elaboração dos recetores, gerando maiores níveis de escrutínio da mensagem persuasiva. Segundo um design experimental, manipulou-se a credibilidade do treinador (elevada vs. reduzida) e a qualidade da sua mensagem (forte vs. fraca), medindo-se o respetivo impacto na atitude dos jogadores em contexto de moderada elaboração. Os resultados revelam que a elevada credibilidade do treinador gera maior escrutínio da mensagem por parte dos jogadores, acentuando a tendência atitudinal imposta pela qualidade da mensagem. Estes dados salientam que o maior impacto atitudinal de um treinador de elevada credibilidade sobre os jogadores também lhe confere maior responsabilidade na escolha dos argumentos a utilizar, pois se o impacto de uma mensagem forte é amplificado, o de uma mensagem fraca é ainda mais penalizador.ABSTRACT:Garcia-Marques, TeresaRepositório do ISPAPires, Ricardo André Duarte2018-10-17T15:25:39Z2018-082018-08-01T00:00:00Z2018-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6660201964805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:22Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:29.874400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
title Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
spellingShingle Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
Pires, Ricardo André Duarte
Persuasão
Relação treinador-atleta
Comunicação
Credibilidade da fonte
Persuasion
Coach-athlete relationship
Communication
Source credibility
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
title_full Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
title_fullStr Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
title_full_unstemmed Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
title_sort Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
author Pires, Ricardo André Duarte
author_facet Pires, Ricardo André Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia-Marques, Teresa
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ricardo André Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Persuasão
Relação treinador-atleta
Comunicação
Credibilidade da fonte
Persuasion
Coach-athlete relationship
Communication
Source credibility
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Persuasão
Relação treinador-atleta
Comunicação
Credibilidade da fonte
Persuasion
Coach-athlete relationship
Communication
Source credibility
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das Organizações
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17T15:25:39Z
2018-08
2018-08-01T00:00:00Z
2018-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6660
201964805
url http://hdl.handle.net/10400.12/6660
identifier_str_mv 201964805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130105312706560