Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6660 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das Organizações |
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Efeito da credibilidade do treinador de futebol na persuasão dos atletas: A responsabilidade de ser credívelPersuasãoRelação treinador-atletaComunicaçãoCredibilidade da fontePersuasionCoach-athlete relationshipCommunicationSource credibilityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Psicologia Social e das OrganizaçõesA comunicação na relação treinador-atleta tem-se revelado de extrema importância no contexto desportivo (Weinberg & Gould, 2010), levando inclusive alguns atletas a valorizar mais a capacidade comunicativa dos seus treinadores do que as suas competências técnicas (Philippe & Seiler, 2006). A elevada relevância do tema é, contudo, contrariada pela escassez de estudo que abordam esta temática. A presente investigação procura perceber de que forma é que o nível de credibilidade de um treinador de futebol pode interferir na persuasão dos jogadores. Conhecimento científico tem demonstrado que a credibilidade da fonte pode assumir diferentes papéis em função da capacidade e motivação dos recetores. Especificamente, o Elaboration Likelihood Model (Petty & Cacioppo, 1986) sugere que, em condições de moderada elaboração, a elevada credibilidade da fonte funciona como potenciadora dos níveis de elaboração dos recetores, gerando maiores níveis de escrutínio da mensagem persuasiva. Segundo um design experimental, manipulou-se a credibilidade do treinador (elevada vs. reduzida) e a qualidade da sua mensagem (forte vs. fraca), medindo-se o respetivo impacto na atitude dos jogadores em contexto de moderada elaboração. Os resultados revelam que a elevada credibilidade do treinador gera maior escrutínio da mensagem por parte dos jogadores, acentuando a tendência atitudinal imposta pela qualidade da mensagem. Estes dados salientam que o maior impacto atitudinal de um treinador de elevada credibilidade sobre os jogadores também lhe confere maior responsabilidade na escolha dos argumentos a utilizar, pois se o impacto de uma mensagem forte é amplificado, o de uma mensagem fraca é ainda mais penalizador.ABSTRACT:Garcia-Marques, TeresaRepositório do ISPAPires, Ricardo André Duarte2018-10-17T15:25:39Z2018-082018-08-01T00:00:00Z2018-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6660201964805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:22Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:29.874400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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