A generatividade em professores num contexto educativo inovador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Sara Alexandra Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57034
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_35768829143db08818299e0c1eaceaf4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A generatividade em professores num contexto educativo inovadorProfessores - PortugalGeneratividadeInovação educativaDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEsta dissertação de mestrado pretende responder à seguinte pergunta de partida: Será que professores envolvidos em projetos inovadores se encontram numa fase desenvolvimental de generatividade? A generatividade é entendida como o interesse particular de educar e guiar as gerações futuras e corresponde ao sétimo estádio de desenvolvimento da Teoria do desenvolvimento psicossocial desenvolvido por Erik Erikson. Para responder a esta questão desenvolveu-se uma investigação qualitativa, numa escola privada de Lisboa que desde 2016 iniciou um processo de inovação pedagógica. Nesse sentido e após definido os três participantes no estudo, professores que participaram no processo de conceção e implementação do projeto de inovação didático-pedagógico, realizaram-se as entrevistas de cariz biográfico. A análise de conteúdo permitiu analisar os dados recolhidos através das entrevistas e da análise documental. Se a revisão da literatura apresenta os professores como um grupo profissional, tendencialmente, generativo, os resultados desta investigação apontam a mesma tendência. Importa destacar que os professores que participam neste estudo revelam estar numa fase desenvolvimental de generatividade, uma vez que para além da exigência cultural de assumir o seu lugar na comunidade e do apelo a cuidar das gerações futuras, procuram tornar mais pertinente e dar novo significado à escola através da inovação do modelo didático-pedagógico e assim responder melhor aos desafios que estão a surgir.This dissertation aims to answer the following starting question: Are teachers involved in innovative projects in a developmental stage of generativity? Generativity is understood as the particular interest to educate and guide future generations and corresponds to the seventh developmental stage of the Theory of psychosocial development developed by Erik Erikson. To answer this question qualitative research was developed in a private school in Lisbon that has initiated a process of pedagogical innovation since 2016. 3 teachers who are involved in the design and implementation process of the didactic-pedagogical innovation project participate in the study. Biographical interviews were conducted to all of them. Content analysis allowed us to analyze the data collected through the interviews and the documentary analysis. If the literature review presents teachers as a professional group that tends to be generative, the results of this research point to the same trend. It is important to highlight that the teachers participating in this study reveal to be in a developmental phase of generativity, since besides the cultural demand of assuming their place in the community and the call to care for future generations, they seek to make school more relevant and give new meaning through the innovation of the didactic-pedagogical model and thus respond better to the challenges that are emerging.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaBastos, Sara Alexandra Oliveira2023-04-05T14:19:27Z20232023-02-012023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:30.319478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A generatividade em professores num contexto educativo inovador
title A generatividade em professores num contexto educativo inovador
spellingShingle A generatividade em professores num contexto educativo inovador
Bastos, Sara Alexandra Oliveira
Professores - Portugal
Generatividade
Inovação educativa
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A generatividade em professores num contexto educativo inovador
title_full A generatividade em professores num contexto educativo inovador
title_fullStr A generatividade em professores num contexto educativo inovador
title_full_unstemmed A generatividade em professores num contexto educativo inovador
title_sort A generatividade em professores num contexto educativo inovador
author Bastos, Sara Alexandra Oliveira
author_facet Bastos, Sara Alexandra Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Carolina, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Sara Alexandra Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Portugal
Generatividade
Inovação educativa
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores - Portugal
Generatividade
Inovação educativa
Dissertações de mestrado - 2023
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade de Inovação em Educação), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05T14:19:27Z
2023
2023-02-01
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57034
url http://hdl.handle.net/10451/57034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134629037342720