Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro, Soares, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12567
Resumo: Texto integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema” e no doutoramento do primeiro autor em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras.
id RCAP_357bf095ee15bf632f17506d8c356a43
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digitalEmotions and interpretations: proposal of an educational artifact in digital media artArtefacto em média-arte digitalEmotions to scenesPlano Nacional de Cinema (PNC)Literacias para os mediaLiteracia fílmicaContextos escolaresDigital media-art artefactPortuguese National Film PlanMedia literacyFilm literacySchool contextsODS::04:Educação de QualidadeTexto integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema” e no doutoramento do primeiro autor em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras.Este texto apresenta o artefacto "Emotions to Scenes" como proposta em média-arte digital para aplicação em contexto escolar. O objetivo é refletir sobre o problema ou conflito das interpretações feitas sobre imagens recebidas e associadas às emoções, testando o posicionamento emocional dos utilizadores em relação a outros que usufruíram da mesma experiência. Permite, pois, verificar se a interpretação de cada um converge ou diverge da dos outros. Numa época tão mediática como a atual, na qual constantemente se recebem imagens em movimento com mensagens provocadoras da sensibilidade emocional dos recetores, o artefacto oferece uma experiência em torno de tais estímulos visuais. Para tal, e depois de apresentar o enquadramento teórico, descrevemos o design do Artefacto, a sua conceção criativa em média-arte digital, o processo de instalação artística e o contexto de exposição e contacto com o público. Por último, enunciamos a proposta de aplicação às práticas promovidas no âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC). Consideramos, por isso, que o "Emotions to Scenes", tendo a génese no ambiente da média-arte digital, também pode ser um artefacto educacional, enquanto recurso didático promotor de reflexões no quadro das literacias para os media, no contexto das atuais práticas e estilos de vida online.This text presents "Emotions to Scenes" as a digital media-art artefact for application in a school context. The goal is to reflect on the conflict of interpretations based on the images received and associated with emotions, testing the user’s emotional positioning vis-à-vis those who share the same experience. Thus, it allows verification on whether each user’s interpretation converges or diverges from that of other users. In an age as mediatic as the present, with moving images constantly received, and messages that incite the emotional sensitivity of the receptors, the artefact offers an experience on such visual stimuli. To this purpose, and after presenting the theoretical framework, we describe the design of the artefact, its creative design in digital media-art, the artistic installation process, the context of exhibition, including the contact with the public. Finally, we propose its application to the practices promoted within the scope of the Portuguese National Film Plan (PNC). We therefore consider that "Emotions to Scenes", although having its genesis in the digital media-art environment, can also be an educational artefact, namely as a didactic resource contributing to promote reflections in the context of media literacies in the light of current online practices and lifestyles.Financiado com uma bolsa de doutoramento da FCT (SFRH/BD/137359/2018)Universidade de AveiroRepositório AbertoPinto, JoãoCardoso, Teresa Margarida LoureiroSoares, Ana Isabel2022-11-14T15:11:10Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12567porPinto, J., Cardoso, T., & Soares, A. I. (2022). Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital. IN Journal of Digital Media & Interaction: Emotion and Cognition in Engagement, 5(12). Universidade de Aveiro.2184-312010.34624/jdmi.v5i12.28447info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:42:44Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:47.216455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
Emotions and interpretations: proposal of an educational artifact in digital media art
title Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
spellingShingle Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
Pinto, João
Artefacto em média-arte digital
Emotions to scenes
Plano Nacional de Cinema (PNC)
Literacias para os media
Literacia fílmica
Contextos escolares
Digital media-art artefact
Portuguese National Film Plan
Media literacy
Film literacy
School contexts
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_full Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_fullStr Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_full_unstemmed Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
title_sort Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital
author Pinto, João
author_facet Pinto, João
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Soares, Ana Isabel
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Soares, Ana Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, João
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Soares, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Artefacto em média-arte digital
Emotions to scenes
Plano Nacional de Cinema (PNC)
Literacias para os media
Literacia fílmica
Contextos escolares
Digital media-art artefact
Portuguese National Film Plan
Media literacy
Film literacy
School contexts
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Artefacto em média-arte digital
Emotions to scenes
Plano Nacional de Cinema (PNC)
Literacias para os media
Literacia fílmica
Contextos escolares
Digital media-art artefact
Portuguese National Film Plan
Media literacy
Film literacy
School contexts
ODS::04:Educação de Qualidade
description Texto integrado no projeto de investigação com o título “Educação, Cinema, Redes Sociais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Cinema” e no doutoramento do primeiro autor em Média - Arte Digital – Universidade Aberta/ Universidade do Algarve, com orientação científica das coautoras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14T15:11:10Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12567
url http://hdl.handle.net/10400.2/12567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, J., Cardoso, T., & Soares, A. I. (2022). Emoções e interpretações: proposta de um artefacto educacional em média-arte digital. IN Journal of Digital Media & Interaction: Emotion and Cognition in Engagement, 5(12). Universidade de Aveiro.
2184-3120
10.34624/jdmi.v5i12.28447
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135109832507392