Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/211 |
Resumo: | Este texto decorre do projeto de pesquisa-criação apresentado ao Doutorado em Média-Arte Digital. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma prática artística que aborda a criação de artefactos visuais vinculados à pós-fotografia para questionar o sistema educacional atual. Para isto, a expressão da arte digital baseia-se conceitualmente na cultura visual digital a partir de uma abordagem pós-qualitativa fundamentada no método a/r/cográfico com ação para o trabalho colaborativo com alunos de diversos cursos cujo processo de formação teórico/prática inclui o trabalho participativo com a comunidade. Além disso, um diário de campo é utilizado como repositório de ideias, técnicas e estéticas para vincular o processo cocriativo. Os resultados mostram a expansão do ato comunicativo com formatos analógicos e digitais típicos da pós-fotografia, também fica comprovado que a experimentação visual gera processos criativos híbridos para a média-arte digital. Da mesma forma, reitera-se que o uso de pedagogias emergentes ligadas à cultura maker transforma o papel do aluno e o torna um agente ativo onde sua voz esta ligada no processo criativo. Conclui-se que o uso de média tática facilita a exploração de formatos experimentais visuais que permitem ao artista canalizar o ato comunicativo para expandir a mensagem da obra, enquanto o trabalho colaborativo com os alunos gera literacia mediática no ato educomunicativo. |
id |
RCAP_2ffc5c0748790d2759daf40e67f4ce6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentaisDigital Media-Art: Creation of experimental visual artifactsMedia-Digital Art, Post-photography, Creation, Media Literacy, Tactical MediaMédia-Arte Digital, Pós-fotografia, Criação, Literacia Mediática, Média TáticaEste texto decorre do projeto de pesquisa-criação apresentado ao Doutorado em Média-Arte Digital. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma prática artística que aborda a criação de artefactos visuais vinculados à pós-fotografia para questionar o sistema educacional atual. Para isto, a expressão da arte digital baseia-se conceitualmente na cultura visual digital a partir de uma abordagem pós-qualitativa fundamentada no método a/r/cográfico com ação para o trabalho colaborativo com alunos de diversos cursos cujo processo de formação teórico/prática inclui o trabalho participativo com a comunidade. Além disso, um diário de campo é utilizado como repositório de ideias, técnicas e estéticas para vincular o processo cocriativo. Os resultados mostram a expansão do ato comunicativo com formatos analógicos e digitais típicos da pós-fotografia, também fica comprovado que a experimentação visual gera processos criativos híbridos para a média-arte digital. Da mesma forma, reitera-se que o uso de pedagogias emergentes ligadas à cultura maker transforma o papel do aluno e o torna um agente ativo onde sua voz esta ligada no processo criativo. Conclui-se que o uso de média tática facilita a exploração de formatos experimentais visuais que permitem ao artista canalizar o ato comunicativo para expandir a mensagem da obra, enquanto o trabalho colaborativo com os alunos gera literacia mediática no ato educomunicativo.This text arises from the research-creation project presented to the Doctorate in Digital Media-Art. The research presents the development of an artistic practice that addresses the creation of visual artefacts linked to post-photography to question the current educational system. To this end, the expression of digital art is conceptually based on digital visual culture from a post-qualitative approach based on the a/r/cographic method with action for collaborative work with students from different courses whose theoretical/practical training process includes participatory work with the community. Furthermore, a field diary is used as a repository of ideas, techniques and aesthetics to link the co-creative process. The results show the expansion of the communicative act with analogue and digital formats typical of post-photography, it is also proven that visual experimentation generates hybrid creative processes for digital media art. Likewise, it is reiterated that the use of emerging pedagogies linked to maker culture transforms the role of the student and makes them an active agent where their voice is linked to the creative process. It is concluded that the use of tactical media facilitates the exploration of visual experimental formats that allow the artist to channel the communicative act to expand the message of the work, while collaborative work with students generates media literacy in the educommunicative act.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/211Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação)2184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/211Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLigarretto Feo, Rennier2024-03-05T04:00:54Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:24.148559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais Digital Media-Art: Creation of experimental visual artifacts |
title |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais |
spellingShingle |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais Ligarretto Feo, Rennier Media-Digital Art, Post-photography, Creation, Media Literacy, Tactical Media Média-Arte Digital, Pós-fotografia, Criação, Literacia Mediática, Média Tática |
title_short |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais |
title_full |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais |
title_fullStr |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais |
title_full_unstemmed |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais |
title_sort |
Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais |
author |
Ligarretto Feo, Rennier |
author_facet |
Ligarretto Feo, Rennier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ligarretto Feo, Rennier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media-Digital Art, Post-photography, Creation, Media Literacy, Tactical Media Média-Arte Digital, Pós-fotografia, Criação, Literacia Mediática, Média Tática |
topic |
Media-Digital Art, Post-photography, Creation, Media Literacy, Tactical Media Média-Arte Digital, Pós-fotografia, Criação, Literacia Mediática, Média Tática |
description |
Este texto decorre do projeto de pesquisa-criação apresentado ao Doutorado em Média-Arte Digital. A pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma prática artística que aborda a criação de artefactos visuais vinculados à pós-fotografia para questionar o sistema educacional atual. Para isto, a expressão da arte digital baseia-se conceitualmente na cultura visual digital a partir de uma abordagem pós-qualitativa fundamentada no método a/r/cográfico com ação para o trabalho colaborativo com alunos de diversos cursos cujo processo de formação teórico/prática inclui o trabalho participativo com a comunidade. Além disso, um diário de campo é utilizado como repositório de ideias, técnicas e estéticas para vincular o processo cocriativo. Os resultados mostram a expansão do ato comunicativo com formatos analógicos e digitais típicos da pós-fotografia, também fica comprovado que a experimentação visual gera processos criativos híbridos para a média-arte digital. Da mesma forma, reitera-se que o uso de pedagogias emergentes ligadas à cultura maker transforma o papel do aluno e o torna um agente ativo onde sua voz esta ligada no processo criativo. Conclui-se que o uso de média tática facilita a exploração de formatos experimentais visuais que permitem ao artista canalizar o ato comunicativo para expandir a mensagem da obra, enquanto o trabalho colaborativo com os alunos gera literacia mediática no ato educomunicativo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/211 |
url |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2024 Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 4 n. 1 (2024): Discurso de ódio online: impactos, prevenção e intervenção (em preparação) 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137787958525952 |