Análise do perfil de resolvedores de tarefas matemáticas que implicam padrões de crescimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1727 |
Resumo: | Relatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. |
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Análise do perfil de resolvedores de tarefas matemáticas que implicam padrões de crescimentoPensamento algébricoPadrões de crescimentoRegularidadesSequências e tarefas matemáticasRelatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.A elaboração deste relatório tem como finalidade a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo principal deste é dar a conhecer o itinerário feito ao longo de 4 meses de Prática Supervisionada, na Escola Básica de São Tiago. Ao longo desta Prática houve várias etapas: as aulas de observação, onde observámos o trabalho desenvolvido pela professora cooperante; as aulas de trabalho efetivo com crianças de 6/7 anos do 2º Ano de Escolaridade, onde trabalhámos diretamente com os alunos e onde desenvolvemos diversas atividades; a investigação, onde foi desenvolvido atividades para o estudo e análise do perfil de resolvedores de tarefas matemáticas que implicam padrões de crescimento. Este estudo pretende responder a algumas questões, tais como: “quais as dificuldades que os alunos, considerados menos bons, médios e bons, manifestam em tarefas que implicam padrões de crescimento?”; “quais as dificuldades na resolução de tarefas envolvendo padrões de crescimento? Com a intenção de se identificar um possível perfil de resolvedor: os menos bons, os médios e os bons. Em relação às opções metodológicas, este trabalho foi baseado no estudo de caso, sendo essencialmente descritivo. A recolha de dados baseou-se nas várias tarefas matemáticas que os alunos resolveram e que, posteriormente, foram analisadas pelo investigador. Esta turma demonstrou que existem diferenças no perfil de resolvedor, sendo este variável em conjunto com as notas pelas quais os alunos estão rotulados. Ou seja, os alunos muito bons na disciplina de Matemática têm um perfil de resolvedor muito positivo, enquanto que os alunos considerados menos bons apresentam um perfil de resolvedor com um desempenho negativo. Em relação aos alunos considerados médios, apresentam alguma dificuldade. No seu desempenho é notável uma instabilidade, sendo os seus resultados em algumas tarefas positivo e noutras negativas. Porém, durante este estudo, houve uma melhoria em relação a estes alunos. Estes resultados foram recolhidos e analisados em função das três fichas de trabalho que foram entregues a cada aluno.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCruz, Joana Filipa Gonçalves da2013-01-29T13:58:53Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1727porCRUZ, Joana Filipa Gonçalves da (2012) - Análise do perfil de resolvedores de tarefas matemáticas que implicam padrões de crescimento. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 221 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:06Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:09.611422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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