Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3609 |
Resumo: | O presente estudo tem como objectivo analisar a relação concorrente entre as representações internas da relação de vinculação e a competência social em crianças do pré-escolar, aos 5 anos. Aplicou-se, às 102 crianças participantes, a Attachment Story Completion Task, a fim de se avaliar os Modelos Internos Dinâmicos de vinculação e um conjunto de indicadores da competência social que compreendem a avaliação deste constructo de acordo com o Modelo Hierárquico. Utilizou-se, ainda, a edição revista da Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence para controlar os efeitos da capacidade linguística na produção das narrativas. Verificou-se a existência de uma correlação positiva e significativa entre as representações da vinculação e as medidas sociométricas da competência social, que definem o domínio da aceitação social. Estes resultados sugerem que crianças com uma representação segura das relações de vinculação são mais activas socialmente, apresentando uma maior iniciativa na interacção com os seus pares o que, por sua vez, contribui para a sua aceitação social. |
id |
RCAP_3583fe3bcb1c170d558df536418e082c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolarModelos internos dinâmicosCompetência socialPré-escolarInternal working modelsSocial competencePreschool childrenO presente estudo tem como objectivo analisar a relação concorrente entre as representações internas da relação de vinculação e a competência social em crianças do pré-escolar, aos 5 anos. Aplicou-se, às 102 crianças participantes, a Attachment Story Completion Task, a fim de se avaliar os Modelos Internos Dinâmicos de vinculação e um conjunto de indicadores da competência social que compreendem a avaliação deste constructo de acordo com o Modelo Hierárquico. Utilizou-se, ainda, a edição revista da Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence para controlar os efeitos da capacidade linguística na produção das narrativas. Verificou-se a existência de uma correlação positiva e significativa entre as representações da vinculação e as medidas sociométricas da competência social, que definem o domínio da aceitação social. Estes resultados sugerem que crianças com uma representação segura das relações de vinculação são mais activas socialmente, apresentando uma maior iniciativa na interacção com os seus pares o que, por sua vez, contribui para a sua aceitação social.ABSTRACT: The present study attempts to analyze the concurrent relation between internal representations of attachment and social competence in preschool children, at 5 years old. It was applied to a sample of 102 children the Attachment Story Completion Task, to evaluate the Internal Working Models of attachment, and a set of social competence indicators that comprehend the evaluation of this construct according to the Hierarchical Model. It was also used the revised edition of the Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence to monitor the effects of language ability in the production of narratives. A positive and significant correlation was found between the attachment representations and the sociometric measures of social competence that define the social acceptance domain. These results suggest that children with a secure representation of the attachment relationships are socially more active, initiating peers’ interaction which, in turn, contributes to their social acceptance.Repositório do ISPAAntunes, Marta Justino Ferrúcio2015-04-23T10:51:22Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:29.979171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar |
title |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar |
spellingShingle |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar Antunes, Marta Justino Ferrúcio Modelos internos dinâmicos Competência social Pré-escolar Internal working models Social competence Preschool children |
title_short |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar |
title_full |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar |
title_fullStr |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar |
title_sort |
Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar |
author |
Antunes, Marta Justino Ferrúcio |
author_facet |
Antunes, Marta Justino Ferrúcio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Marta Justino Ferrúcio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos internos dinâmicos Competência social Pré-escolar Internal working models Social competence Preschool children |
topic |
Modelos internos dinâmicos Competência social Pré-escolar Internal working models Social competence Preschool children |
description |
O presente estudo tem como objectivo analisar a relação concorrente entre as representações internas da relação de vinculação e a competência social em crianças do pré-escolar, aos 5 anos. Aplicou-se, às 102 crianças participantes, a Attachment Story Completion Task, a fim de se avaliar os Modelos Internos Dinâmicos de vinculação e um conjunto de indicadores da competência social que compreendem a avaliação deste constructo de acordo com o Modelo Hierárquico. Utilizou-se, ainda, a edição revista da Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence para controlar os efeitos da capacidade linguística na produção das narrativas. Verificou-se a existência de uma correlação positiva e significativa entre as representações da vinculação e as medidas sociométricas da competência social, que definem o domínio da aceitação social. Estes resultados sugerem que crianças com uma representação segura das relações de vinculação são mais activas socialmente, apresentando uma maior iniciativa na interacção com os seus pares o que, por sua vez, contribui para a sua aceitação social. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2015-04-23T10:51:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/3609 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/3609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130076274491392 |