Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Marta Justino Ferrúcio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3609
Resumo: O presente estudo tem como objectivo analisar a relação concorrente entre as representações internas da relação de vinculação e a competência social em crianças do pré-escolar, aos 5 anos. Aplicou-se, às 102 crianças participantes, a Attachment Story Completion Task, a fim de se avaliar os Modelos Internos Dinâmicos de vinculação e um conjunto de indicadores da competência social que compreendem a avaliação deste constructo de acordo com o Modelo Hierárquico. Utilizou-se, ainda, a edição revista da Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence para controlar os efeitos da capacidade linguística na produção das narrativas. Verificou-se a existência de uma correlação positiva e significativa entre as representações da vinculação e as medidas sociométricas da competência social, que definem o domínio da aceitação social. Estes resultados sugerem que crianças com uma representação segura das relações de vinculação são mais activas socialmente, apresentando uma maior iniciativa na interacção com os seus pares o que, por sua vez, contribui para a sua aceitação social.
id RCAP_3583fe3bcb1c170d558df536418e082c
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolarModelos internos dinâmicosCompetência socialPré-escolarInternal working modelsSocial competencePreschool childrenO presente estudo tem como objectivo analisar a relação concorrente entre as representações internas da relação de vinculação e a competência social em crianças do pré-escolar, aos 5 anos. Aplicou-se, às 102 crianças participantes, a Attachment Story Completion Task, a fim de se avaliar os Modelos Internos Dinâmicos de vinculação e um conjunto de indicadores da competência social que compreendem a avaliação deste constructo de acordo com o Modelo Hierárquico. Utilizou-se, ainda, a edição revista da Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence para controlar os efeitos da capacidade linguística na produção das narrativas. Verificou-se a existência de uma correlação positiva e significativa entre as representações da vinculação e as medidas sociométricas da competência social, que definem o domínio da aceitação social. Estes resultados sugerem que crianças com uma representação segura das relações de vinculação são mais activas socialmente, apresentando uma maior iniciativa na interacção com os seus pares o que, por sua vez, contribui para a sua aceitação social.ABSTRACT: The present study attempts to analyze the concurrent relation between internal representations of attachment and social competence in preschool children, at 5 years old. It was applied to a sample of 102 children the Attachment Story Completion Task, to evaluate the Internal Working Models of attachment, and a set of social competence indicators that comprehend the evaluation of this construct according to the Hierarchical Model. It was also used the revised edition of the Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence to monitor the effects of language ability in the production of narratives. A positive and significant correlation was found between the attachment representations and the sociometric measures of social competence that define the social acceptance domain. These results suggest that children with a secure representation of the attachment relationships are socially more active, initiating peers’ interaction which, in turn, contributes to their social acceptance.Repositório do ISPAAntunes, Marta Justino Ferrúcio2015-04-23T10:51:22Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:29.979171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
title Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
spellingShingle Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
Antunes, Marta Justino Ferrúcio
Modelos internos dinâmicos
Competência social
Pré-escolar
Internal working models
Social competence
Preschool children
title_short Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
title_full Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
title_fullStr Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
title_full_unstemmed Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
title_sort Modelos internos dinâmicos e competência social da criança no pré-escolar
author Antunes, Marta Justino Ferrúcio
author_facet Antunes, Marta Justino Ferrúcio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Marta Justino Ferrúcio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos internos dinâmicos
Competência social
Pré-escolar
Internal working models
Social competence
Preschool children
topic Modelos internos dinâmicos
Competência social
Pré-escolar
Internal working models
Social competence
Preschool children
description O presente estudo tem como objectivo analisar a relação concorrente entre as representações internas da relação de vinculação e a competência social em crianças do pré-escolar, aos 5 anos. Aplicou-se, às 102 crianças participantes, a Attachment Story Completion Task, a fim de se avaliar os Modelos Internos Dinâmicos de vinculação e um conjunto de indicadores da competência social que compreendem a avaliação deste constructo de acordo com o Modelo Hierárquico. Utilizou-se, ainda, a edição revista da Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence para controlar os efeitos da capacidade linguística na produção das narrativas. Verificou-se a existência de uma correlação positiva e significativa entre as representações da vinculação e as medidas sociométricas da competência social, que definem o domínio da aceitação social. Estes resultados sugerem que crianças com uma representação segura das relações de vinculação são mais activas socialmente, apresentando uma maior iniciativa na interacção com os seus pares o que, por sua vez, contribui para a sua aceitação social.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2015-04-23T10:51:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3609
url http://hdl.handle.net/10400.12/3609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130076274491392