Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22718 |
Resumo: | Este artigo é parte de uma investigação sobre a relação entre o conhecimento profissional e as práticas de ensino de professores de Matemática do ensino secundário, quando eles ensinam tópicos específicos de Matemática, no nosso caso, semelhança. Em particular, neste artigo descrevemos e caracterizamos a estrutura de um segmento duma apresentação de um professor (introdução da razão entre volumes de figuras semelhantes), como o conteúdo matemático está organizado nas acções que formam a estrutura deste segmento, e as relações entre a organização das acções/conteúdo e as justificações dadas pelo professor. Os resultados mostram as regularidades nas práticas do professor e a diversidade dos aspectos relacionados com os diferentes domínios do conhecimento profissional que estão envolvidos nas acções que configuram um processo de ensino. |
id |
RCAP_35861585e0758bbdaa244b732d81d3be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22718 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizajeUna aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizajeArtigosEste artigo é parte de uma investigação sobre a relação entre o conhecimento profissional e as práticas de ensino de professores de Matemática do ensino secundário, quando eles ensinam tópicos específicos de Matemática, no nosso caso, semelhança. Em particular, neste artigo descrevemos e caracterizamos a estrutura de um segmento duma apresentação de um professor (introdução da razão entre volumes de figuras semelhantes), como o conteúdo matemático está organizado nas acções que formam a estrutura deste segmento, e as relações entre a organização das acções/conteúdo e as justificações dadas pelo professor. Os resultados mostram as regularidades nas práticas do professor e a diversidade dos aspectos relacionados com os diferentes domínios do conhecimento profissional que estão envolvidos nas acções que configuram um processo de ensino.This is part of a research study about the relationship between professional knowledge and teaching practice for secondary school Mathematics teachers, when they teaches specific mathematical topics, in our case, similarity. In particular, here we are going to describe and characterize the structure of a teacher’s presentation segment (introduction of the ratio of volumes for similar figures), how the mathematical content is organized in the actions which shape the structure of this segment, and the relationships between actions/content organization and the justifications given by the teacher. The results show the regularities in the teacher practice, and the diversity of aspects related to the different domains of professional knowledge that are involved in the actions that configure a teaching episode.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22718por2183-28380872-3915Escudero, IsabelSánchez, Victoriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.278827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje |
title |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje |
spellingShingle |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje Escudero, Isabel Artigos |
title_short |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje |
title_full |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje |
title_fullStr |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje |
title_full_unstemmed |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje |
title_sort |
Una aproximación al conocimiento profesional del profesor de matemáticas en la práctica: La semejanza como objeto de enseñanza-aprendizaje |
author |
Escudero, Isabel |
author_facet |
Escudero, Isabel Sánchez, Victoria |
author_role |
author |
author2 |
Sánchez, Victoria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Escudero, Isabel Sánchez, Victoria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo é parte de uma investigação sobre a relação entre o conhecimento profissional e as práticas de ensino de professores de Matemática do ensino secundário, quando eles ensinam tópicos específicos de Matemática, no nosso caso, semelhança. Em particular, neste artigo descrevemos e caracterizamos a estrutura de um segmento duma apresentação de um professor (introdução da razão entre volumes de figuras semelhantes), como o conteúdo matemático está organizado nas acções que formam a estrutura deste segmento, e as relações entre a organização das acções/conteúdo e as justificações dadas pelo professor. Os resultados mostram as regularidades nas práticas do professor e a diversidade dos aspectos relacionados com os diferentes domínios do conhecimento profissional que estão envolvidos nas acções que configuram um processo de ensino. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22718 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477097910272 |