Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: García, Mercedes
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Llinares, Salvador
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22719
Resumo: Neste artigo, mostramos uma maneira de usar a noção de "reflexão sobre a ação" e o ensino como um design na análise dos processos interpretativos do professor de matemática. Os processos interpretativos dos professores são fundamentais para compreender a prática do professor e seu processo de aprendizagem profissional (desenvolvimento profissional e geração de conhecimento profissional). Concluiremos indicando algumas reflexões sobre as características de uma agenda de pesquisa sobre conhecimento e prática de professores.
id RCAP_6603d35a1bd2fc8b1e375d346539ed64
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22719
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseñoProcesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseñoArtigosNeste artigo, mostramos uma maneira de usar a noção de "reflexão sobre a ação" e o ensino como um design na análise dos processos interpretativos do professor de matemática. Os processos interpretativos dos professores são fundamentais para compreender a prática do professor e seu processo de aprendizagem profissional (desenvolvimento profissional e geração de conhecimento profissional). Concluiremos indicando algumas reflexões sobre as características de uma agenda de pesquisa sobre conhecimento e prática de professores.In this paper we illustrate a way of using the notions of “reflection-on-action” and “teaching as design” (Schön) to analysis of mathematics teachers interpretative processes. These processes are key aspects to understand the teacher´s practice and professional learning(professional development and the generation of professional knowledge). Finally, we pose some reflections in relation to new aspects of the research agenda for professional knowledge and instructional practice.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22719por2183-28380872-3915García, MercedesLlinares, Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.322198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
title Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
spellingShingle Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
García, Mercedes
Artigos
title_short Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
title_full Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
title_fullStr Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
title_full_unstemmed Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
title_sort Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
author García, Mercedes
author_facet García, Mercedes
Llinares, Salvador
author_role author
author2 Llinares, Salvador
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv García, Mercedes
Llinares, Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste artigo, mostramos uma maneira de usar a noção de "reflexão sobre a ação" e o ensino como um design na análise dos processos interpretativos do professor de matemática. Os processos interpretativos dos professores são fundamentais para compreender a prática do professor e seu processo de aprendizagem profissional (desenvolvimento profissional e geração de conhecimento profissional). Concluiremos indicando algumas reflexões sobre as características de uma agenda de pesquisa sobre conhecimento e prática de professores.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22719
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477098958848