Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22719 |
Resumo: | Neste artigo, mostramos uma maneira de usar a noção de "reflexão sobre a ação" e o ensino como um design na análise dos processos interpretativos do professor de matemática. Os processos interpretativos dos professores são fundamentais para compreender a prática do professor e seu processo de aprendizagem profissional (desenvolvimento profissional e geração de conhecimento profissional). Concluiremos indicando algumas reflexões sobre as características de uma agenda de pesquisa sobre conhecimento e prática de professores. |
id |
RCAP_6603d35a1bd2fc8b1e375d346539ed64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseñoProcesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseñoArtigosNeste artigo, mostramos uma maneira de usar a noção de "reflexão sobre a ação" e o ensino como um design na análise dos processos interpretativos do professor de matemática. Os processos interpretativos dos professores são fundamentais para compreender a prática do professor e seu processo de aprendizagem profissional (desenvolvimento profissional e geração de conhecimento profissional). Concluiremos indicando algumas reflexões sobre as características de uma agenda de pesquisa sobre conhecimento e prática de professores.In this paper we illustrate a way of using the notions of “reflection-on-action” and “teaching as design” (Schön) to analysis of mathematics teachers interpretative processes. These processes are key aspects to understand the teacher´s practice and professional learning(professional development and the generation of professional knowledge). Finally, we pose some reflections in relation to new aspects of the research agenda for professional knowledge and instructional practice.APM - Associação de Professores de Matemática1999-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22719por2183-28380872-3915García, MercedesLlinares, Salvadorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:43Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:14.322198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño |
title |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño |
spellingShingle |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño García, Mercedes Artigos |
title_short |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño |
title_full |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño |
title_fullStr |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño |
title_full_unstemmed |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño |
title_sort |
Procesos interpretativos y conocimiento profesional del profesor de matemáticas: Reflexiones desde la perspectiva de la enseñanza como diseño |
author |
García, Mercedes |
author_facet |
García, Mercedes Llinares, Salvador |
author_role |
author |
author2 |
Llinares, Salvador |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
García, Mercedes Llinares, Salvador |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo, mostramos uma maneira de usar a noção de "reflexão sobre a ação" e o ensino como um design na análise dos processos interpretativos do professor de matemática. Os processos interpretativos dos professores são fundamentais para compreender a prática do professor e seu processo de aprendizagem profissional (desenvolvimento profissional e geração de conhecimento profissional). Concluiremos indicando algumas reflexões sobre as características de uma agenda de pesquisa sobre conhecimento e prática de professores. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22719 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130477098958848 |