Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Alberto Valente dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/22446
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_3586cc67aa746414b11fcf7988cfed01
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/22446
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativaProfessor de educação físicaDissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA presente investigação procurou analisar as perceções que os professores de Educação Física (EF) têm acerca da sua identidade socioprofissional, do grau de participação na vida da escola e das relações que estabelecem com os vários elementos da comunidade educativa. O estudo apresenta uma natureza não experimental, quantitativa e descritiva. Recorreu-se à aplicação do questionário como instrumento de recolha de dados. Foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: o questionário “identidade socioprofissional dos professores de EF”, o questionário “clima escolar e participação dos professores” e o questionário “relação entre os professores de EF e a comunidade educativa”. Para a realização do estudo, recorreu-se a uma amostra não probabilística de 464 professores de EF dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, de um total de setenta e sete estabelecimentos escolares distribuídos por quarenta e um concelhos do Continente e três da ilha da Madeira. A partir da análise dos principais resultados é possível concluir que existe, em geral, uma perceção positiva sobre a identidade socioprofissional do professor de EF. Esta perceção é tanto mais positiva quanto melhor se apresente a situação profissional dos professores. Adicionalmente, estas perceções tendem a melhorar com o tempo de serviço, relação positiva com o (a) diretor (a), professores das outras disciplinas e alunos. Quanto à participação dos professores de EF nos diferentes momentos e tarefas da vida da escola, conclui-se que, na sua maioria, os professores percecionam níveis de participação elevados, nomeadamente no que se refere à colaboração com os órgãos de administração e gestão e à colaboração com os professores das outras disciplinas na realização das atividades escolares. O grau de participação parece aumentar proporcionalmente à ampliação das habilitações académicas dos professores de EF. Conclui-se, também, que quanto mais positiva é a relação dos professores de EF com os professores das outras disciplinas e com a comunidade educativa, mais elevado é o grau de participação na vida da escola.This research sought to analyse the perceptions that physical education (PE) teachers have about their socio-professional identity, the level of participation in school life and, also, to know the perceptions about the interpersonal relationships that they establish within the members of school community. The study presents a non-experimental, quantitative and descriptive nature. The questionnaire was the elected appliance for data collection. The following instruments were used: the “socio-professional identity of PE teacher’s” questionnaire, the “school environment and teacher’s participation” questionnaire and the “relationship between physical education teachers and the school community” questionnaire. This study comprised a non-probabilistic sample of 464 PE teachers of middle and secondary school level, out of a total of seventy-seven schools from forty-one counties of the Mainland and three from Madeira Island. From the analysis of the main results, it is possible to conclude that there is an overall positive perception about the socio-professional identity of the PE teacher. This perception is particularly positive in teachers of a higher professional status. Additionally, these perceptions tend, also, to improve with years of service, positive relationship with the director, teachers of other subjects and students. As to the PE teacher’s participation in different moments and tasks of school life, it is concluded that, the most part, perceive high levels of participation, in particular, as regards to cooperation with the administration and management board and cooperation with other teachers in the implementation of school activities. The degree of participation seems to increase in proportion to the expansion of the academic qualifications of PE teachers. It appears, as well, that the more positive is the relationship of PE teachers with teachers from other disciplines and with the educational community, the higher is the degree of participation in the school life.2012-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/22446http://hdl.handle.net/10316/22446porSantos, João Alberto Valente dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/22446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:16.193242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
title Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
spellingShingle Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
Santos, João Alberto Valente dos
Professor de educação física
title_short Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
title_full Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
title_fullStr Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
title_full_unstemmed Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
title_sort Identidade socioprofissional, participação e relação entre os professores de educação física e a comunidade educativa
author Santos, João Alberto Valente dos
author_facet Santos, João Alberto Valente dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Alberto Valente dos
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de educação física
topic Professor de educação física
description Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/22446
http://hdl.handle.net/10316/22446
url http://hdl.handle.net/10316/22446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133772684197888