Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Victor Manuel Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5147
Resumo: Nas últimas décadas, temos vindo a assistir ao aumento de problemas de saúde, fruto da evolução tecnológica e da alteração dos hábitos sociais, que se refletem nos estilos de vida adotados pelos indivíduos. No sentido de travar este problema, mobilizaram-se políticas educativas ao nível da escola, através de programas de promoção da educação para a saúde. O presente estudo, pretende compreender e identificar os diferentes pontos de vista sobre a educação para a saúde na escola, a partir da perspetiva dos professores de Educação Física. Nesta preservativa, pretende-se ter conhecimento das perceções dos professores de Educação Física acerca da promoção da saúde através da disciplina de Educação Física e ao mesmo tempo analisar até que ponto a promoção da saúde é uma preocupação presente na sua prática educativa. A amostra é formado por doze professores de Educação Física (7 do género masculino e 5 do género feminino) das escolas públicas, do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, localizadas na ilha Terceira. A metodologia adotada para nossa pesquisa foi a qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados os quais foram posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido de que apesar de existir uma preocupação com o caminho que o estilo de vida das pessoas está a tomar, a realização de uma efetiva educação para a saúde, tem-se manifestado complexa. De fato é preciso que haja uma maior consciencialização de todos os agentes educativos sobre o papel da Educação Física na saúde das crianças e jovens invertendo o sentido do estilo de vida atual. No entanto, as escolhas do professor de Educação Física serão sempre influenciadas direta ou indiretamente pelos outros, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos que os conduzem a comportamentos e atitudes resultantes das relações de interdependência e das relações de poder que estabelece com o seu grupo disciplinar, com a escola, alunos e governo.
id RCAP_cb771611eb359053f78f586a79eb4e79
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação FísicaEducação físicaEducação para a saúdeAtividade físicaProfessoresNas últimas décadas, temos vindo a assistir ao aumento de problemas de saúde, fruto da evolução tecnológica e da alteração dos hábitos sociais, que se refletem nos estilos de vida adotados pelos indivíduos. No sentido de travar este problema, mobilizaram-se políticas educativas ao nível da escola, através de programas de promoção da educação para a saúde. O presente estudo, pretende compreender e identificar os diferentes pontos de vista sobre a educação para a saúde na escola, a partir da perspetiva dos professores de Educação Física. Nesta preservativa, pretende-se ter conhecimento das perceções dos professores de Educação Física acerca da promoção da saúde através da disciplina de Educação Física e ao mesmo tempo analisar até que ponto a promoção da saúde é uma preocupação presente na sua prática educativa. A amostra é formado por doze professores de Educação Física (7 do género masculino e 5 do género feminino) das escolas públicas, do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, localizadas na ilha Terceira. A metodologia adotada para nossa pesquisa foi a qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados os quais foram posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido de que apesar de existir uma preocupação com o caminho que o estilo de vida das pessoas está a tomar, a realização de uma efetiva educação para a saúde, tem-se manifestado complexa. De fato é preciso que haja uma maior consciencialização de todos os agentes educativos sobre o papel da Educação Física na saúde das crianças e jovens invertendo o sentido do estilo de vida atual. No entanto, as escolhas do professor de Educação Física serão sempre influenciadas direta ou indiretamente pelos outros, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos que os conduzem a comportamentos e atitudes resultantes das relações de interdependência e das relações de poder que estabelece com o seu grupo disciplinar, com a escola, alunos e governo.In recent decades, we have witnessed an increase in health problems as a result of technological developments and changing social habits, which are reflected in individuals’ lifestyles. In order to stop this problem, educational policies have been implemented at school level by promoting health education programs. From the physical education teacher’s perspective, this study aims to understand and identify the different points of view on health education at school. Thus, it intends to acknowledge the perceptions of physical education teachers’ regarding the promotion of health in the subject of Physical Education and, at the same time, examine to which extent is the promotion of health an actual concern in their educational practice. Our study group was composed of twelve Physical Education teachers (7 males and 5 females), all active in public schools of the 2nd and 3rd cycles of Basic and Secondary Education in the 2013/2014 school year, located in Terceira Island. The methodology adopted for our research was qualitative. The data was collected by employing semi-structured interviews, which were further examined through a content analysis. The conclusions point out that, although there is a concern with the way people’s lifestyle is going, carrying out an effective health education have been manifestly complex. Indeed, it is clear that it is necessary to reverse the trend and alert the public. However, influenced by a number of frequently adverse factors, individuals suffer from the influences which lead to behaviors resulting from social figurations in which they are, of interdependencies that they are subject to and typical power relations of all human relations.2015-10-20T13:32:43Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5147pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Victor Manuel Teixeirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:24.642531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
title Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
spellingShingle Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
Botelho, Victor Manuel Teixeira
Educação física
Educação para a saúde
Atividade física
Professores
title_short Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
title_full Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
title_fullStr Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
title_full_unstemmed Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
title_sort Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física
author Botelho, Victor Manuel Teixeira
author_facet Botelho, Victor Manuel Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Victor Manuel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação para a saúde
Atividade física
Professores
topic Educação física
Educação para a saúde
Atividade física
Professores
description Nas últimas décadas, temos vindo a assistir ao aumento de problemas de saúde, fruto da evolução tecnológica e da alteração dos hábitos sociais, que se refletem nos estilos de vida adotados pelos indivíduos. No sentido de travar este problema, mobilizaram-se políticas educativas ao nível da escola, através de programas de promoção da educação para a saúde. O presente estudo, pretende compreender e identificar os diferentes pontos de vista sobre a educação para a saúde na escola, a partir da perspetiva dos professores de Educação Física. Nesta preservativa, pretende-se ter conhecimento das perceções dos professores de Educação Física acerca da promoção da saúde através da disciplina de Educação Física e ao mesmo tempo analisar até que ponto a promoção da saúde é uma preocupação presente na sua prática educativa. A amostra é formado por doze professores de Educação Física (7 do género masculino e 5 do género feminino) das escolas públicas, do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, localizadas na ilha Terceira. A metodologia adotada para nossa pesquisa foi a qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados os quais foram posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido de que apesar de existir uma preocupação com o caminho que o estilo de vida das pessoas está a tomar, a realização de uma efetiva educação para a saúde, tem-se manifestado complexa. De fato é preciso que haja uma maior consciencialização de todos os agentes educativos sobre o papel da Educação Física na saúde das crianças e jovens invertendo o sentido do estilo de vida atual. No entanto, as escolhas do professor de Educação Física serão sempre influenciadas direta ou indiretamente pelos outros, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos que os conduzem a comportamentos e atitudes resultantes das relações de interdependência e das relações de poder que estabelece com o seu grupo disciplinar, com a escola, alunos e governo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-10-20T13:32:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5147
url http://hdl.handle.net/10348/5147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137119841550336