Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4413 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_359219443f5cda5dfe1380f8d12e77ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticasBrincarDesenvolvimentoAprendizagemCrecheJardim-de-infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioTo playLearningDevelopmentNurseryKindergartenMestrado em Educação Pré-EscolarO presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções e ideias pedagógicas das educadoras acerca do brincar espontâneo assumem repercussões na construção do seu currículo com crianças da primeira e segunda infância. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas em dois contextos educativos, o contexto de creche e jardim-de-infância, assim como a intervenção realizada pela estudante no sentido de valorizar e enriquecer o brincar das crianças. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas às educadoras e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo são as educadoras cooperantes que acompanharam a estudante no processo de aprendizagem. Podemos inferir com este estudo que, efetivamente o brincar espontâneo é valorizado nas práticas da equipa pedagógica, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança.The present research project has the main purpose of understand and interpret how the concepts and the pedagogic ideas of spontaneous play defended by the kindergarten teachers have repercussions in their curriculum construction with early and second childhood. This task is based on action research approach and pretends to demonstrate the process of interpretation of information collected in two educational contexts, nursery context and kindergarten context, as well as the student’s intervention in an effort to valorize/enrich children play. The main information sources are participant observation, participant’s interviews and pedagogic projects review. The study contexts are framed in the institutions where the stages were developed during the course. The study participants are the kindergarten teachers who guided and supported the student’s learning process. With this investigation, we can infer that in fact, spontaneous play is valued by pedagogical team in their practices, as a central activity to the process of child development/learning.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, JorgeRodrigues, Ilda Clara Almeida da CruzRepositório ComumSousa, Márcia Barbosa de2013-06-26T16:54:05Z2012-022012-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:52.857791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas |
title |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas |
spellingShingle |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas Sousa, Márcia Barbosa de Brincar Desenvolvimento Aprendizagem Creche Jardim-de-infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio To play Learning Development Nursery Kindergarten |
title_short |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas |
title_full |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas |
title_fullStr |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas |
title_full_unstemmed |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas |
title_sort |
Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas |
author |
Sousa, Márcia Barbosa de |
author_facet |
Sousa, Márcia Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Márcia Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Desenvolvimento Aprendizagem Creche Jardim-de-infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio To play Learning Development Nursery Kindergarten |
topic |
Brincar Desenvolvimento Aprendizagem Creche Jardim-de-infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio To play Learning Development Nursery Kindergarten |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02 2012-02-01T00:00:00Z 2013-06-26T16:54:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/4413 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/4413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135310704017408 |