Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Márcia Barbosa de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4413
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_359219443f5cda5dfe1380f8d12e77ee
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar [social] espontâneo: conceções e práticasBrincarDesenvolvimentoAprendizagemCrecheJardim-de-infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioTo playLearningDevelopmentNurseryKindergartenMestrado em Educação Pré-EscolarO presente projeto de investigação tem como principal intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções e ideias pedagógicas das educadoras acerca do brincar espontâneo assumem repercussões na construção do seu currículo com crianças da primeira e segunda infância. Este trabalho é baseado na abordagem de investigação-ação e visa dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas em dois contextos educativos, o contexto de creche e jardim-de-infância, assim como a intervenção realizada pela estudante no sentido de valorizar e enriquecer o brincar das crianças. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas às educadoras e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar e as participantes do estudo são as educadoras cooperantes que acompanharam a estudante no processo de aprendizagem. Podemos inferir com este estudo que, efetivamente o brincar espontâneo é valorizado nas práticas da equipa pedagógica, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança.The present research project has the main purpose of understand and interpret how the concepts and the pedagogic ideas of spontaneous play defended by the kindergarten teachers have repercussions in their curriculum construction with early and second childhood. This task is based on action research approach and pretends to demonstrate the process of interpretation of information collected in two educational contexts, nursery context and kindergarten context, as well as the student’s intervention in an effort to valorize/enrich children play. The main information sources are participant observation, participant’s interviews and pedagogic projects review. The study contexts are framed in the institutions where the stages were developed during the course. The study participants are the kindergarten teachers who guided and supported the student’s learning process. With this investigation, we can infer that in fact, spontaneous play is valued by pedagogical team in their practices, as a central activity to the process of child development/learning.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, JorgeRodrigues, Ilda Clara Almeida da CruzRepositório ComumSousa, Márcia Barbosa de2013-06-26T16:54:05Z2012-022012-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4413porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:52.857791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
title Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
spellingShingle Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
Sousa, Márcia Barbosa de
Brincar
Desenvolvimento
Aprendizagem
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
To play
Learning
Development
Nursery
Kindergarten
title_short Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
title_full Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
title_fullStr Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
title_full_unstemmed Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
title_sort Brincar [social] espontâneo: conceções e práticas
author Sousa, Márcia Barbosa de
author_facet Sousa, Márcia Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Márcia Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Desenvolvimento
Aprendizagem
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
To play
Learning
Development
Nursery
Kindergarten
topic Brincar
Desenvolvimento
Aprendizagem
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
To play
Learning
Development
Nursery
Kindergarten
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02
2012-02-01T00:00:00Z
2013-06-26T16:54:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4413
url http://hdl.handle.net/10400.26/4413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135310704017408