Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Lígia Moraes de Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11767
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.
id RCAP_359dbd2a0fd49f75de6e3302e790b5ea
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiaisEducação inclusivaInclusãoAlunosNecessidades educativas especiaisDiretoresPedagogiaBrasilRio de JaneiroAssistant principalInclusive educationNarrative researchODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesA presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.This dissertation was developed from a narrative research about the perception of an assistant principal, in relation to the inclusion of students with special educational needs (SEN) in the school environment based on the experience exercised by the assistant principal in combating exclusion, building meanings through narrated accounts and experienced in the process of inclusion of students in their personal relationships and with the organs responsible for serving these students in a state public school, located in the State of Rio de Janeiro. The general objective of the study we propose to develop is to analyze the inclusion of students with special educational needs in the perception of the assistant principal, considering the role of the professionals involved in this process, which are the educational advisor, the resource room teacher, the pedagogical coordinator and the leaders, who are the principals. The educational advisor, the resource room teacher, the pedagogical coordinator and the leadership team, called support groups, have functions of cooperation , guidance , intervention and leadership , even if mishaps and challenges are encountered along the path of the insertion of the student with special educational. It is observed hat the inclusive process presents gaps and still needs to answer all questions and doubts related to special educational needs investigating, keeping us informed, constantly updating, taking care of students and above all, sharing experiences we acquire throughout our teaching profession.Gonçalves, Maria FilomenaNeves, CláudiaRepositório AbertoCampos, Lígia Moraes de Matos2022-02-022022-02-212022-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11767TID:202969045porCampos, Lígia Moraes de Matos - Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão [Em linha]: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais. [S.l.]: [s.n.], 2022. 147 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:09Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:07.590544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
title Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
Campos, Lígia Moraes de Matos
Educação inclusiva
Inclusão
Alunos
Necessidades educativas especiais
Diretores
Pedagogia
Brasil
Rio de Janeiro
Assistant principal
Inclusive education
Narrative research
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
title_full Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
title_sort Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais
author Campos, Lígia Moraes de Matos
author_facet Campos, Lígia Moraes de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Maria Filomena
Neves, Cláudia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Lígia Moraes de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Inclusão
Alunos
Necessidades educativas especiais
Diretores
Pedagogia
Brasil
Rio de Janeiro
Assistant principal
Inclusive education
Narrative research
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Educação inclusiva
Inclusão
Alunos
Necessidades educativas especiais
Diretores
Pedagogia
Brasil
Rio de Janeiro
Assistant principal
Inclusive education
Narrative research
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description A presente dissertação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa narrativa sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEEs) no ambiente escolar, baseada na experiência exercida pela diretora no combate a exclusão, construindo sentidos através de relatos narrados e vivenciados no processo de inclusão dos alunos com NEEs nas suas relações pessoais e com os órgãos responsáveis pelo atendimento desses alunos em um colégio público estadual situado no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo geral do estudo que propomos desenvolver é analisar a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no colégio na percepção da diretora adjunta, considerando a atuação dos profissionais envolvidos nesse processo, que são o orientador educacional, a professora da sala de recursos, a coordenador(a) pedagógico e os(as) líderes, composto pelos diretores. A orientação educacional, a professora de sala de recurso, a coordenação pedagógica e a equipe diretiva, chamados de núcleos de assistência, possuem funções de cooperação, orientação, intervenção e liderança, ainda que sejam encontrados percalços e desafios encontrados ao longo do caminho da inserção do aluno com NEE. Observa-se que o processo inclusivo apresenta lacunas e ainda precisa responder a todas as dúvidas e questionamentos relativos às necessidades educativas especiais investigando, mantendo-nos informados, atualizando-nos constantemente, cuidando dos alunos e sobretudo, partilhando as experiências que adquirimos ao longo da nossa profissão docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
2022-02-21
2022-02-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11767
TID:202969045
url http://hdl.handle.net/10400.2/11767
identifier_str_mv TID:202969045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Campos, Lígia Moraes de Matos - Análise de estratégias adaptadas no processo de inclusão [Em linha]: uma experiência narrativa no acolhimento dos alunos com necessidades educativas especiais. [S.l.]: [s.n.], 2022. 147 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135100777005056