Fatores explicativos da rendibilidade no mercado das criptomoedas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2513 |
Resumo: | O presente estudo analisa os fatores explicativos da rendibilidade das criptomoedas, com especial enfoque no efeito momentum, através da análise das cotações diárias de fecho de 144 criptomoedas, no período de 1 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2020. Deste modo, são construídas três estratégias momentum, considerando um período de formação dos portfólios de 12 meses, 6 meses e 1 mês, e um período de manutenção de 1 mês. No sentido de testar as estratégias momentum são efetuadas três análises distintas. Em primeiro lugar, são aplicadas as estratégias momentum utilizando todas as criptomoedas que constituem a amostra. Numa segunda análise, as estratégias são aplicadas apenas às 30 criptomoedas com maior capitalização de mercado. Por fim, a amostra é dividida em dois subperíodos de igual duração, com o objetivo de analisar a robustez dos resultados anteriores. De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que a maioria das estratégias momentum implementadas não geram rendibilidades estatisticamente significativas. Assim sendo, conclui-se que não existe evidência que suporte a existência do efeito momentum no mercado das criptomoedas. |
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O presente estudo analisa os fatores explicativos da rendibilidade das criptomoedas, com especial enfoque no efeito momentum, através da análise das cotações diárias de fecho de 144 criptomoedas, no período de 1 de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2020. Deste modo, são construídas três estratégias momentum, considerando um período de formação dos portfólios de 12 meses, 6 meses e 1 mês, e um período de manutenção de 1 mês. No sentido de testar as estratégias momentum são efetuadas três análises distintas. Em primeiro lugar, são aplicadas as estratégias momentum utilizando todas as criptomoedas que constituem a amostra. Numa segunda análise, as estratégias são aplicadas apenas às 30 criptomoedas com maior capitalização de mercado. Por fim, a amostra é dividida em dois subperíodos de igual duração, com o objetivo de analisar a robustez dos resultados anteriores. De acordo com os resultados obtidos, verifica-se que a maioria das estratégias momentum implementadas não geram rendibilidades estatisticamente significativas. Assim sendo, conclui-se que não existe evidência que suporte a existência do efeito momentum no mercado das criptomoedas. |
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