Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Beatriz Queirós
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85052
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
id RCAP_35c7e5b7c76560d50050d27f40d84431
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de CanavesesConfigurations and dynamism of young people's reading practices: the case of Marco de Canaveses Secondary SchoolE-bookJovens portuguesesLivro impressoMédiaPráticas de leituraMediaPortuguese young peoplePrinted bookReading practicesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaA leitura e o livro estão presentes na vida das pessoas há milhares de anos, sendo através deles que a história da humanidade também se faz. Com o aparecimento e desenvolvimento das tecnologias digitais, novas formas de ler e de comunicar foram aparecendo, dando ênfase aos média digitais, nomeadamente com o aparecimento do e-book. Resultante da abreviatura de electronic book, este veio revolucionar o mercado livreiro, contabilizando a aprovação de imensos leitores, tornando assim a leitura mais democratizada. Portugal é dos países da Europa em que a população menos lê, e por isso regista baixas taxas de leitura. É principalmente nos mais jovens que se faz sentir essa débil proporção, e já vários estudos atestaram essa realidade. Com a chegada dos livros digitais ao mercado, e o rápido acesso à Internet, é necessário compreender se os jovens de hoje em dia estão recetivos a tal tecnologia, e quais são as suas opiniões e práticas. A presente dissertação visa conhecer as práticas de leitura dos jovens portugueses, tanto em livros impressos como em e-books e compreender a sua configuração e dinamismo. É uma investigação empírica com recurso ao estudo de caso, de abordagem mista, em que foram utilizados dois métodos distintos de recolha de dados: quantitativo e qualitativo. Para tal, foi traçado um inquérito por questionário para ser aplicado aos alunos da Escola Secundária do Marco de Canaveses.Reading and books have been present in people's lives for thousands of years, and it is through them that the history of humanity is also made. With the emergence and development of digital technologies, new ways of reading and communicating have appeared, emphasizing digital media, namely with the emergence of the e-book. Resulting from the abbreviation of electronic book, it revolutionized the book market, counting the approval of many readers, thus making reading more democratized. Portugal is one of the European countries where the population reads the least, and therefore has low reading rates. It is mainly in the youngest that this weak proportion is felt, and several studies have already attested to this reality. With the arrival of digital books on the market, and the rapid access to the Internet, it is necessary to understand whether today's young people are receptive to such technology, and what their opinions and practices are. The present dissertation aims to understand the reading practices of young portuguese people, both in printed and e-books, and to understand their configuration and dynamism. It is an empirical investigation using a case study, with a mixed approach, in which two different methods of data collection were used: quantitative and qualitative. To this end, a questionnaire survey was designed to be applied to students at Marco de Canaveses Secondary School.Pinto-Coelho, ZaraUniversidade do MinhoMarinho, Beatriz Queirós2022-08-022022-08-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85052por203318722info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:08.839895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
Configurations and dynamism of young people's reading practices: the case of Marco de Canaveses Secondary School
title Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
spellingShingle Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
Marinho, Beatriz Queirós
E-book
Jovens portugueses
Livro impresso
Média
Práticas de leitura
Media
Portuguese young people
Printed book
Reading practices
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
title_full Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
title_fullStr Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
title_full_unstemmed Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
title_sort Configurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
author Marinho, Beatriz Queirós
author_facet Marinho, Beatriz Queirós
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto-Coelho, Zara
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Beatriz Queirós
dc.subject.por.fl_str_mv E-book
Jovens portugueses
Livro impresso
Média
Práticas de leitura
Media
Portuguese young people
Printed book
Reading practices
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic E-book
Jovens portugueses
Livro impresso
Média
Práticas de leitura
Media
Portuguese young people
Printed book
Reading practices
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
2022-08-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85052
url https://hdl.handle.net/1822/85052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203318722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132931064594432