Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=chSaC8Hx |
Resumo: | Os acordares noturnos problemáticos, ocorrem em mais de 30% das crianças em idade pré-escolar, e estão na maioria das vezes associados a comportamentos parentais inadequados. Objetivos: Traduzir e validar culturalmente para português a CNBS e a NSS, desenvolvidas por Coulombe e Reid (2010); identificar os hábitos de sono, os comportamentos das crianças em idade pré-escolar durante os acordares noturnos e as estratégias adotadas pelos pais para ajudarem o seu filho a dormir de forma autónoma, bem como os fatores que lhes estão associados. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo correlacional, desenvolvido numa amostra por conveniência de 158 pais/mães de crianças em idade pré-escolares. Resultados: Apenas metade das crianças conservou uma rotina da hora de ir para a cama ou adormeceu na própria cama. A duração média do sono foi de 9,62 horas/noite. Um pouco mais de metade (53,2%) chamou pelos pais durante os acordares noturnos pelo menos uma vez/semana, manifestando solicitações de conforto, seguindo-lhes as de fuga, perda de controlo, atividade e medo. A estratégia mais utilizada pelos pais para ajudar o seu filho a dormir de forma autónoma foi manter rotina de deitar, e em oposição ao ?co-sleeping?, esta foi a mais associada à diminuição dos hábitos de sono inadequados -IHSCP e às solicitações de fuga. Conclusões: Além da manutenção da rotina da hora de dormir, deve-se fomentar o desenvolvimento da autoestima/autocontrolo, estabelecimento de limites e desenvolvimento da autonomia, em detrimento das estratégias de punição, reforço da autoestima/autocontrolo e recompensa que revelaram potencializar alguns dos comportamentos inadequados durante os acordares noturnos. |
id |
RCAP_35e7b425af1338870d2452d9a3fae333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:5596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos paishábitos de sonocrianças em idade pré-escolarinsónia noturnacomportamento parentalOs acordares noturnos problemáticos, ocorrem em mais de 30% das crianças em idade pré-escolar, e estão na maioria das vezes associados a comportamentos parentais inadequados. Objetivos: Traduzir e validar culturalmente para português a CNBS e a NSS, desenvolvidas por Coulombe e Reid (2010); identificar os hábitos de sono, os comportamentos das crianças em idade pré-escolar durante os acordares noturnos e as estratégias adotadas pelos pais para ajudarem o seu filho a dormir de forma autónoma, bem como os fatores que lhes estão associados. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo correlacional, desenvolvido numa amostra por conveniência de 158 pais/mães de crianças em idade pré-escolares. Resultados: Apenas metade das crianças conservou uma rotina da hora de ir para a cama ou adormeceu na própria cama. A duração média do sono foi de 9,62 horas/noite. Um pouco mais de metade (53,2%) chamou pelos pais durante os acordares noturnos pelo menos uma vez/semana, manifestando solicitações de conforto, seguindo-lhes as de fuga, perda de controlo, atividade e medo. A estratégia mais utilizada pelos pais para ajudar o seu filho a dormir de forma autónoma foi manter rotina de deitar, e em oposição ao ?co-sleeping?, esta foi a mais associada à diminuição dos hábitos de sono inadequados -IHSCP e às solicitações de fuga. Conclusões: Além da manutenção da rotina da hora de dormir, deve-se fomentar o desenvolvimento da autoestima/autocontrolo, estabelecimento de limites e desenvolvimento da autonomia, em detrimento das estratégias de punição, reforço da autoestima/autocontrolo e recompensa que revelaram potencializar alguns dos comportamentos inadequados durante os acordares noturnos.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2014-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://web.esenfc.pt/?url=chSaC8HxTID:201079291porhttp://web.esenfc.pt/?url=chSaC8HxSilva, Fátima Maria Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2016-03-28T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:00.978697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais |
title |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais |
spellingShingle |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais Silva, Fátima Maria Monteiro hábitos de sono crianças em idade pré-escolar insónia noturna comportamento parental |
title_short |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais |
title_full |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais |
title_fullStr |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais |
title_full_unstemmed |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais |
title_sort |
Hábitos de sono das crianças em idade pré-escolar, seus comportamentos durante os acordares noturnos e estratégias adotadas pelos pais |
author |
Silva, Fátima Maria Monteiro |
author_facet |
Silva, Fátima Maria Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fátima Maria Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hábitos de sono crianças em idade pré-escolar insónia noturna comportamento parental |
topic |
hábitos de sono crianças em idade pré-escolar insónia noturna comportamento parental |
description |
Os acordares noturnos problemáticos, ocorrem em mais de 30% das crianças em idade pré-escolar, e estão na maioria das vezes associados a comportamentos parentais inadequados. Objetivos: Traduzir e validar culturalmente para português a CNBS e a NSS, desenvolvidas por Coulombe e Reid (2010); identificar os hábitos de sono, os comportamentos das crianças em idade pré-escolar durante os acordares noturnos e as estratégias adotadas pelos pais para ajudarem o seu filho a dormir de forma autónoma, bem como os fatores que lhes estão associados. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo correlacional, desenvolvido numa amostra por conveniência de 158 pais/mães de crianças em idade pré-escolares. Resultados: Apenas metade das crianças conservou uma rotina da hora de ir para a cama ou adormeceu na própria cama. A duração média do sono foi de 9,62 horas/noite. Um pouco mais de metade (53,2%) chamou pelos pais durante os acordares noturnos pelo menos uma vez/semana, manifestando solicitações de conforto, seguindo-lhes as de fuga, perda de controlo, atividade e medo. A estratégia mais utilizada pelos pais para ajudar o seu filho a dormir de forma autónoma foi manter rotina de deitar, e em oposição ao ?co-sleeping?, esta foi a mais associada à diminuição dos hábitos de sono inadequados -IHSCP e às solicitações de fuga. Conclusões: Além da manutenção da rotina da hora de dormir, deve-se fomentar o desenvolvimento da autoestima/autocontrolo, estabelecimento de limites e desenvolvimento da autonomia, em detrimento das estratégias de punição, reforço da autoestima/autocontrolo e recompensa que revelaram potencializar alguns dos comportamentos inadequados durante os acordares noturnos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=chSaC8Hx TID:201079291 |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=chSaC8Hx |
identifier_str_mv |
TID:201079291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=chSaC8Hx |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137221248286720 |