O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Isabel Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20975
Resumo: A sociedade atual é apelidada de sociedade do conhecimento e da informação. Face a esta realidade e às exigências que esta sociedade impõe à escola e aos docentes, torna-se obrigatório que os professores se adaptem a estas alterações e utilizem, além do manual adotado, outros materiais didáticos, tais como os audiovisuais. Também os métodos de ensino de línguas foram evoluindo ao longo do tempo e, na atualidade, o ensino de línguas baseado em tarefas ou enfoque por tareas é o mais recente e o mais utilizado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Neste trabalho de investigação, pareceu-nos assim pertinente equacionarmos se é possível e vantajoso aplicar o enfoque por tareas, através da utilização de materiais audiovisuais. Deste modo, a partir da seleção e utilização em sala de aula de alguns materiais audiovisuais, procurámos planificar e propor uma unidade didática baseada em tarefas, que nos conduzisse à concretização de uma tarefa final, partindo do princípio que esta relação entre a utilização de recursos audiovisuais e a aplicação deste modelo de ensino de línguas teria imensas vantagens, dado que promoveria a aprendizagem da língua espanhola e tornaria as aulas muito mais motivadoras, tanto para os discentes como para os professores.
id RCAP_360a4fd76172f1e5b3aa9a09ca151dfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanholaAprendizagemEnsinoLíngua espanholaMateriais audiovisuaisTarefasVantagensLearningTeachingSpanish languageAudio-visual materialsTasksAdvantagesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA sociedade atual é apelidada de sociedade do conhecimento e da informação. Face a esta realidade e às exigências que esta sociedade impõe à escola e aos docentes, torna-se obrigatório que os professores se adaptem a estas alterações e utilizem, além do manual adotado, outros materiais didáticos, tais como os audiovisuais. Também os métodos de ensino de línguas foram evoluindo ao longo do tempo e, na atualidade, o ensino de línguas baseado em tarefas ou enfoque por tareas é o mais recente e o mais utilizado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Neste trabalho de investigação, pareceu-nos assim pertinente equacionarmos se é possível e vantajoso aplicar o enfoque por tareas, através da utilização de materiais audiovisuais. Deste modo, a partir da seleção e utilização em sala de aula de alguns materiais audiovisuais, procurámos planificar e propor uma unidade didática baseada em tarefas, que nos conduzisse à concretização de uma tarefa final, partindo do princípio que esta relação entre a utilização de recursos audiovisuais e a aplicação deste modelo de ensino de línguas teria imensas vantagens, dado que promoveria a aprendizagem da língua espanhola e tornaria as aulas muito mais motivadoras, tanto para os discentes como para os professores.Society nowadays is known as the Society of Knowledge and Information. In the face of this new reality and the demands that this society imposes upon schools and teachers, it has become obligatory that teachers adjust to these changes and be able to use other teaching materials beyond the handbook, such as audio-visual ones. The language teaching methods have also evolved over the years until the most recent and more used today in the foreign language learning, that is the task-based method or enfoque por tareas. In this research it felt relevant to consider the possibilities and advantages of implementing the task-based method by using audio-visual materials. This way, through the selection and implementation of some audio-visual materials in the classroom, we tried to design and suggest a task-based unit plan that migt lead to the carrying out of the final task, assuming that this relation between the use of audio-visual materials and the implementation of this model would have huge advantages, since it would promote the learning of the spanish language and make classes more motivating for both learners and teachers at the same time.Sueiro Justel, JoaquínVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Carla Isabel Vieira2016-11-28T10:59:46Z2015-06-0420152015-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20975TID:201676648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:26.205023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
title O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
spellingShingle O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
Ferreira, Carla Isabel Vieira
Aprendizagem
Ensino
Língua espanhola
Materiais audiovisuais
Tarefas
Vantagens
Learning
Teaching
Spanish language
Audio-visual materials
Tasks
Advantages
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
title_full O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
title_fullStr O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
title_full_unstemmed O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
title_sort O ensino de línguas baseado em tarefas : proposta de uma unidade didática a partir da utilização de meios audiovisuais nas aulas de língua espanhola
author Ferreira, Carla Isabel Vieira
author_facet Ferreira, Carla Isabel Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sueiro Justel, Joaquín
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carla Isabel Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Língua espanhola
Materiais audiovisuais
Tarefas
Vantagens
Learning
Teaching
Spanish language
Audio-visual materials
Tasks
Advantages
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Ensino
Língua espanhola
Materiais audiovisuais
Tarefas
Vantagens
Learning
Teaching
Spanish language
Audio-visual materials
Tasks
Advantages
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A sociedade atual é apelidada de sociedade do conhecimento e da informação. Face a esta realidade e às exigências que esta sociedade impõe à escola e aos docentes, torna-se obrigatório que os professores se adaptem a estas alterações e utilizem, além do manual adotado, outros materiais didáticos, tais como os audiovisuais. Também os métodos de ensino de línguas foram evoluindo ao longo do tempo e, na atualidade, o ensino de línguas baseado em tarefas ou enfoque por tareas é o mais recente e o mais utilizado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Neste trabalho de investigação, pareceu-nos assim pertinente equacionarmos se é possível e vantajoso aplicar o enfoque por tareas, através da utilização de materiais audiovisuais. Deste modo, a partir da seleção e utilização em sala de aula de alguns materiais audiovisuais, procurámos planificar e propor uma unidade didática baseada em tarefas, que nos conduzisse à concretização de uma tarefa final, partindo do princípio que esta relação entre a utilização de recursos audiovisuais e a aplicação deste modelo de ensino de línguas teria imensas vantagens, dado que promoveria a aprendizagem da língua espanhola e tornaria as aulas muito mais motivadoras, tanto para os discentes como para os professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-04
2015
2015-06-04T00:00:00Z
2016-11-28T10:59:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20975
TID:201676648
url http://hdl.handle.net/10400.14/20975
identifier_str_mv TID:201676648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131861588377600