Aprendendo com as crianças de 3 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria João Neves Ventinhas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11497
Resumo: O principal objetivo deste relatório foi a observação e participação em todo o processo profissional que envolveu o acompanhamento de um grupo de crianças na faixa etária dos três anos de idade, com características diferenciais entre si, tendo este relatório, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, a finalidade de descrever todo este o meu percurso. Tive igualmente a oportunidade de além da caracterização teórica da instituição, elaborar uma caracterização assente na prática acerca do grupo e de toda a dinâmica das salas destinadas às atividades levadas a cabo pela educadora cooperante. Essa dinâmica foi de tal forma envolvente que me permitiu vivenciar e alargar o meu conhecimento em volta das cinco experiências-chave relacionadas com a educação pré-escolar, nomeadamente o trabalho de projeto, o desenvolvimento físico na educação de infância, a importância da leitura de histórias, a importância do brincar e por fim um exercício de investigação realizado com as crianças que teve como base a Abordagem de Mosaico. A participação permitiu-me conhecer ao pormenor a realidade do ambiente e de todo o processo educativo que envolve o trabalho com crianças dos três anos. Realço que conheci e acompanhei pessoas nas quais identifiquei um elevado profissionalismo, e que me marcou, contribuindo certamente para que no futuro me possa tornar uma profissional de grande competência.
id RCAP_360ae8b0ae81b9ab38c6e8d803d17ef7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendendo com as crianças de 3 anosrelatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasCrianças PequenasO principal objetivo deste relatório foi a observação e participação em todo o processo profissional que envolveu o acompanhamento de um grupo de crianças na faixa etária dos três anos de idade, com características diferenciais entre si, tendo este relatório, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, a finalidade de descrever todo este o meu percurso. Tive igualmente a oportunidade de além da caracterização teórica da instituição, elaborar uma caracterização assente na prática acerca do grupo e de toda a dinâmica das salas destinadas às atividades levadas a cabo pela educadora cooperante. Essa dinâmica foi de tal forma envolvente que me permitiu vivenciar e alargar o meu conhecimento em volta das cinco experiências-chave relacionadas com a educação pré-escolar, nomeadamente o trabalho de projeto, o desenvolvimento físico na educação de infância, a importância da leitura de histórias, a importância do brincar e por fim um exercício de investigação realizado com as crianças que teve como base a Abordagem de Mosaico. A participação permitiu-me conhecer ao pormenor a realidade do ambiente e de todo o processo educativo que envolve o trabalho com crianças dos três anos. Realço que conheci e acompanhei pessoas nas quais identifiquei um elevado profissionalismo, e que me marcou, contribuindo certamente para que no futuro me possa tornar uma profissional de grande competência.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumRosa, Maria João Neves Ventinhas2016-02-29T12:23:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11497201334950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:32.437984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo com as crianças de 3 anos
relatório final
title Aprendendo com as crianças de 3 anos
spellingShingle Aprendendo com as crianças de 3 anos
Rosa, Maria João Neves Ventinhas
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Crianças Pequenas
title_short Aprendendo com as crianças de 3 anos
title_full Aprendendo com as crianças de 3 anos
title_fullStr Aprendendo com as crianças de 3 anos
title_full_unstemmed Aprendendo com as crianças de 3 anos
title_sort Aprendendo com as crianças de 3 anos
author Rosa, Maria João Neves Ventinhas
author_facet Rosa, Maria João Neves Ventinhas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria João Neves Ventinhas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Crianças Pequenas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Crianças Pequenas
description O principal objetivo deste relatório foi a observação e participação em todo o processo profissional que envolveu o acompanhamento de um grupo de crianças na faixa etária dos três anos de idade, com características diferenciais entre si, tendo este relatório, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, a finalidade de descrever todo este o meu percurso. Tive igualmente a oportunidade de além da caracterização teórica da instituição, elaborar uma caracterização assente na prática acerca do grupo e de toda a dinâmica das salas destinadas às atividades levadas a cabo pela educadora cooperante. Essa dinâmica foi de tal forma envolvente que me permitiu vivenciar e alargar o meu conhecimento em volta das cinco experiências-chave relacionadas com a educação pré-escolar, nomeadamente o trabalho de projeto, o desenvolvimento físico na educação de infância, a importância da leitura de histórias, a importância do brincar e por fim um exercício de investigação realizado com as crianças que teve como base a Abordagem de Mosaico. A participação permitiu-me conhecer ao pormenor a realidade do ambiente e de todo o processo educativo que envolve o trabalho com crianças dos três anos. Realço que conheci e acompanhei pessoas nas quais identifiquei um elevado profissionalismo, e que me marcou, contribuindo certamente para que no futuro me possa tornar uma profissional de grande competência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-29T12:23:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11497
201334950
url http://hdl.handle.net/10400.26/11497
identifier_str_mv 201334950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011102347264