Aprender a escutar as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louro, Daisy Aparecida Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12702
Resumo: Este relatório define e explicita as contribuições da abordagem Reggio Emilia no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil para o desenvolvimento e construção de indivíduos críticos, democráticos e autónomos tendo como base a reflexão sobre a realidade vivenciada. A educação infantil é um primeiro contacto da criança com uma instituição educacional. Esse primeiro contacto deve ser realizado num ambiente propício ao desenvolvimento das qualidades humanas, pois terá um lugar determinante na vida da criança e é nesse contacto que a criança cria uma visão sobre a escola, o professor e o conhecimento. O Jardim-de-infância e o educador têm um papel fundamental nessa etapa da vida da criança. A escola assume cada vez mais um papel relevante no desenvolvimento da criança pois é onde passa a maior parte do seu dia. Hoje os pais não querem simplesmente deixar os seus filhos aos cuidados de alguém, querem acima de tudo que seus filhos tenham um acompanhamento de qualidade, onde possam participar ativamente na vida escolar dos seus educandos. A abordagem Reggio Emilia privilegia a participação dos pais e familiares em todo o processo de ensino e aprendizagem da criança, onde a criança é construtora da sua própria aprendizagem. Os educadores de infância em Reggio Emilia registam e documentam todo o processo tornando visíveis as aprendizagens das crianças. O espaço deve ser flexível, favorecer a interação e a aprendizagem e facilitar o diálogo e comunicação entre os vários ambientes.
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