Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Adelina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Ana Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15331
Resumo: A Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos.
id RCAP_360c9601bb945188ec59c43ee6fb8bca
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educaçãoPrompt literacy to enhance the use of artificial intelligence in educationInteligência artificialLiteracia de promptsTecnologias generativasEducaçãoArtificial intelligencePrompt literacyGenerative technologiesEducationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos.Artificial Intelligence (AI) is present in our daily lives and we use it as an assistant when we search the Web, receive suggestions for films, music, video games or use GPS. In recent times, AI has taken on a new dimension with the emergence of generative technologies such as ChatGPT, Bard or Bing Chat. Its impact on education will be transformative, and it is essential to include AI in teacher training. It is necessary to learn and develop prompt literacy as an academic skill in order to achieve effective interactions with the machine. The aim of this article is to characterise prompt literacy by presenting models and examples of prompts, which results are analysed. Several types of prompts are presented that demonstrate the chatbot's ability to support teaching and student work, and the need to validate the results obtained, which are not always correct, is highlighted.Universidade Aberta. LE@DRepositório AbertoMoura, AdelinaCarvalho, Ana Amélia2023-12-29T16:01:21Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15331porMoura, Adelia; Carvalho, Ana Amélia - Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:46:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:58.205549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
Prompt literacy to enhance the use of artificial intelligence in education
title Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
spellingShingle Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
Moura, Adelina
Inteligência artificial
Literacia de prompts
Tecnologias generativas
Educação
Artificial intelligence
Prompt literacy
Generative technologies
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
title_full Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
title_fullStr Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
title_full_unstemmed Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
title_sort Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
author Moura, Adelina
author_facet Moura, Adelina
Carvalho, Ana Amélia
author_role author
author2 Carvalho, Ana Amélia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Adelina
Carvalho, Ana Amélia
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Literacia de prompts
Tecnologias generativas
Educação
Artificial intelligence
Prompt literacy
Generative technologies
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Inteligência artificial
Literacia de prompts
Tecnologias generativas
Educação
Artificial intelligence
Prompt literacy
Generative technologies
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29T16:01:21Z
2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15331
url http://hdl.handle.net/10400.2/15331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moura, Adelia; Carvalho, Ana Amélia - Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)
2182-4967
https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136453601525760