Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15331 |
Resumo: | A Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos. |
id |
RCAP_360c9601bb945188ec59c43ee6fb8bca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educaçãoPrompt literacy to enhance the use of artificial intelligence in educationInteligência artificialLiteracia de promptsTecnologias generativasEducaçãoArtificial intelligencePrompt literacyGenerative technologiesEducationODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos.Artificial Intelligence (AI) is present in our daily lives and we use it as an assistant when we search the Web, receive suggestions for films, music, video games or use GPS. In recent times, AI has taken on a new dimension with the emergence of generative technologies such as ChatGPT, Bard or Bing Chat. Its impact on education will be transformative, and it is essential to include AI in teacher training. It is necessary to learn and develop prompt literacy as an academic skill in order to achieve effective interactions with the machine. The aim of this article is to characterise prompt literacy by presenting models and examples of prompts, which results are analysed. Several types of prompts are presented that demonstrate the chatbot's ability to support teaching and student work, and the need to validate the results obtained, which are not always correct, is highlighted.Universidade Aberta. LE@DRepositório AbertoMoura, AdelinaCarvalho, Ana Amélia2023-12-29T16:01:21Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15331porMoura, Adelia; Carvalho, Ana Amélia - Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-03T01:46:18Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:58.205549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação Prompt literacy to enhance the use of artificial intelligence in education |
title |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação |
spellingShingle |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação Moura, Adelina Inteligência artificial Literacia de prompts Tecnologias generativas Educação Artificial intelligence Prompt literacy Generative technologies Education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação |
title_full |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação |
title_fullStr |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação |
title_full_unstemmed |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação |
title_sort |
Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação |
author |
Moura, Adelina |
author_facet |
Moura, Adelina Carvalho, Ana Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Ana Amélia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Adelina Carvalho, Ana Amélia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência artificial Literacia de prompts Tecnologias generativas Educação Artificial intelligence Prompt literacy Generative technologies Education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Inteligência artificial Literacia de prompts Tecnologias generativas Educação Artificial intelligence Prompt literacy Generative technologies Education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
A Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts,como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-29T16:01:21Z 2023-12 2023-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15331 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moura, Adelia; Carvalho, Ana Amélia - Literacia de Prompts para potenciar o uso da inteligência artificial na educação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023) 2182-4967 https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. LE@D |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. LE@D |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136453601525760 |