Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleto, Barbara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15234
Resumo: Este artigo descreve um estudo de caso com uma turma do segundo ano da Licenciatura em Multimédia. Os alunos exploraram algumas ferramentas para criar conteúdos digitais com recurso à Inteligência Artificial (IA). Os alunos contaram histórias, em coautoria com o ChatGPT e cocriaram ilustrações utilizando diferentes programas que geram imagens a partir de texto. No início, responderam a um inquérito por questionário, para avaliar as suas perceções sobre a IA e que utilização faziam nas suas atividades. Os resultados deste questionário, revelaram que a maioria dos alunos já tinha utilizado ferramentas de IA, essencialmente as de texto para imagem e que demostram interesse em continuar a explorar a IA. Após a conclusão das atividades, os alunos elaboraram um relatório sobre a atividade proposta, onde a maioria reconheceu as potencialidades da IA. Os alunos destacaram a rapidez com que a IA gerava ideias, embora tenham encontrado desafios na interação com os modelos, principalmente os que geram imagens. No entanto, pode-se constatar que a integração da IA em processos criativos, ainda gera alguma dúvida, tendo sido expressas preocupações sobre o papel da tecnologia enquanto autor e levantadas questões relacionadas com plágio e direitos de autor.
id RCAP_49f477f507251db5c342943fee20e46b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédiaExploring some artificial intelligence tools in a multimedia curriculum unitInteligência artificialGerar imagensContar históriasArtificial intelligenceImage generationStorytellingODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasEste artigo descreve um estudo de caso com uma turma do segundo ano da Licenciatura em Multimédia. Os alunos exploraram algumas ferramentas para criar conteúdos digitais com recurso à Inteligência Artificial (IA). Os alunos contaram histórias, em coautoria com o ChatGPT e cocriaram ilustrações utilizando diferentes programas que geram imagens a partir de texto. No início, responderam a um inquérito por questionário, para avaliar as suas perceções sobre a IA e que utilização faziam nas suas atividades. Os resultados deste questionário, revelaram que a maioria dos alunos já tinha utilizado ferramentas de IA, essencialmente as de texto para imagem e que demostram interesse em continuar a explorar a IA. Após a conclusão das atividades, os alunos elaboraram um relatório sobre a atividade proposta, onde a maioria reconheceu as potencialidades da IA. Os alunos destacaram a rapidez com que a IA gerava ideias, embora tenham encontrado desafios na interação com os modelos, principalmente os que geram imagens. No entanto, pode-se constatar que a integração da IA em processos criativos, ainda gera alguma dúvida, tendo sido expressas preocupações sobre o papel da tecnologia enquanto autor e levantadas questões relacionadas com plágio e direitos de autor.This article describes a case study with a second-year Multimedia degree class. The students explored some tools for creating digital content using Artificial Intelligence (AI). The students told stories in co-authorship with ChatGPT and co-created illustrations using different programmes that generate images from text. At the beginning, they answered a questionnaire to rate their perceptions of AI and how they used it in their activities. The results of this questionnaire revealed that most of the students had already used AI tools, essentially text-to-image tools, and that they were interested in continuing to explore AI. After completing the activities, the students drew up a report on the proposed activity, in which the majority recognised the potential of AI. The students emphasised the speed with which the AI generated ideas, although they encountered challenges when interacting with the models, especially those that generate images. However, it can be seen that the integration of AI into creative processes still generates some doubt, with concerns being expressed about the role of technology as author and questions being raised about plagiarism and copyright.Universidade Aberta. LE@DRepositório AbertoCleto, Barbara2023-12-11T14:58:41Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15234porCleto, Bárbara - Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202306info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:21Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:43.760438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
Exploring some artificial intelligence tools in a multimedia curriculum unit
title Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
spellingShingle Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
Cleto, Barbara
Inteligência artificial
Gerar imagens
Contar histórias
Artificial intelligence
Image generation
Storytelling
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
title_full Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
title_fullStr Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
title_full_unstemmed Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
title_sort Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia
author Cleto, Barbara
author_facet Cleto, Barbara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cleto, Barbara
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Gerar imagens
Contar histórias
Artificial intelligence
Image generation
Storytelling
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Inteligência artificial
Gerar imagens
Contar histórias
Artificial intelligence
Image generation
Storytelling
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description Este artigo descreve um estudo de caso com uma turma do segundo ano da Licenciatura em Multimédia. Os alunos exploraram algumas ferramentas para criar conteúdos digitais com recurso à Inteligência Artificial (IA). Os alunos contaram histórias, em coautoria com o ChatGPT e cocriaram ilustrações utilizando diferentes programas que geram imagens a partir de texto. No início, responderam a um inquérito por questionário, para avaliar as suas perceções sobre a IA e que utilização faziam nas suas atividades. Os resultados deste questionário, revelaram que a maioria dos alunos já tinha utilizado ferramentas de IA, essencialmente as de texto para imagem e que demostram interesse em continuar a explorar a IA. Após a conclusão das atividades, os alunos elaboraram um relatório sobre a atividade proposta, onde a maioria reconheceu as potencialidades da IA. Os alunos destacaram a rapidez com que a IA gerava ideias, embora tenham encontrado desafios na interação com os modelos, principalmente os que geram imagens. No entanto, pode-se constatar que a integração da IA em processos criativos, ainda gera alguma dúvida, tendo sido expressas preocupações sobre o papel da tecnologia enquanto autor e levantadas questões relacionadas com plágio e direitos de autor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T14:58:41Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15234
url http://hdl.handle.net/10400.2/15234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cleto, Bárbara - Exploração de algumas ferramentas de inteligência artificial numa unidade curricular de multimédia. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 6, nº 2 (julho-dez. 2023)
2182-4967
https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136435104645120