A assessoria de imprensa e o mundo das marcas : o papel de uma agência de comunicação no suporte, crescimento e reputação de uma marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Joana Patrícia Guerreiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27049
Resumo: O presente Relatório de estágio evidencia os conhecimentos adquiridos no estágio realiza-do na Agência de Comunicação Canela Public Relations, no período de 24 de Agosto de 2016 a 24 de Fevereiro de 2017. As temáticas tratadas têm como cerne o trabalho de uma agência de comunicação no suporte, crescimento e reputação de uma marca. Desta forma, o objetivo é explorar e compreender a forma de actuação, as técnicas e as estratégias co-municacionais da assessoria de imprensa de uma agência de comunicação, ao nível da co-municação de uma marca. Para tal, definiu-se a pergunta de partida de forma a iniciar esta exposição: “Que papel tem a Assessoria de Imprensa numa agência de uma agência de comunicação no suporte, crescimento e reputação de uma marca?”. Foram delineadas questões de investigação e hipóteses que ajudaram a nortear a pesquisa, bem como no pla-neamento das entrevistas realizadas. Do ponto de vista metodológico, o relatório de estágio enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação (Maxweel, 2005, p.5) e insere-se no paradigma Interpretativista. O cerne do trabalho firma-se na análise do trabalho da Assessoria da Imprensa (com todas as suas variantes) e de que forma se olha para esta ferramenta como algo crucial para as empresas face à sua comunicação de marcas. O relacionamento com os stakeholders, com os opinion leaders e o impacto que as redes sociais têm no mundo das agências são temas também discutidos neste relatório. No presente documento é ainda apresentado um “diário de bordo” com as funções desempenhadas durante a realização deste estágio, com anexos referentes às atividades e ações exercidas. As principais conclusões que se obteve com este relatório de estágio, após conclusão das entrevistas, validaram as hipóteses em estudo, compreendendo que a Assessoria de Im-prensa de uma agência de comunicação é uma ferramenta crucial na comunicação de uma marca, seja pelo contacto privilegiado que tem com os meios de comunicação, seja pela estratégia comunicacional como um todo, que impacta directamente no suporte crescimen-to e reputação de uma marca.
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Para tal, definiu-se a pergunta de partida de forma a iniciar esta exposição: “Que papel tem a Assessoria de Imprensa numa agência de uma agência de comunicação no suporte, crescimento e reputação de uma marca?”. Foram delineadas questões de investigação e hipóteses que ajudaram a nortear a pesquisa, bem como no pla-neamento das entrevistas realizadas. Do ponto de vista metodológico, o relatório de estágio enquadra-se numa abordagem qualitativa de investigação (Maxweel, 2005, p.5) e insere-se no paradigma Interpretativista. O cerne do trabalho firma-se na análise do trabalho da Assessoria da Imprensa (com todas as suas variantes) e de que forma se olha para esta ferramenta como algo crucial para as empresas face à sua comunicação de marcas. O relacionamento com os stakeholders, com os opinion leaders e o impacto que as redes sociais têm no mundo das agências são temas também discutidos neste relatório. No presente documento é ainda apresentado um “diário de bordo” com as funções desempenhadas durante a realização deste estágio, com anexos referentes às atividades e ações exercidas. As principais conclusões que se obteve com este relatório de estágio, após conclusão das entrevistas, validaram as hipóteses em estudo, compreendendo que a Assessoria de Im-prensa de uma agência de comunicação é uma ferramenta crucial na comunicação de uma marca, seja pelo contacto privilegiado que tem com os meios de comunicação, seja pela estratégia comunicacional como um todo, que impacta directamente no suporte crescimen-to e reputação de uma marca.The following internship report highlights the knowledge acquired during the internship at Canela Public Relations Agency, from August 24 of 2016 to February 24 of 2017. Every issue covered in this essay focus on the daily tasks of a PR agency in supporting brands, potentializing its growth and reputation. Therefore, the objective is to explore and unders-tand the means through which the press office tool works, its techniques and communicati-onal strategies in a PR agency, in the context of brand communication. To this end, a core question was defined as a starting point: “What is the role of the press office tool in a PR agency on the support, growth and reputation of a brand?”. Moreover, several other inves-tigation questions and hypotheses were defined that help to guide the research, as well as in planning the interviews performed. From the methodological point of view, this internship report follows a qualitative investigation approach (Maxweel, 2005, p.5) and is inserted in the Interpretativista paradigm. The core of the research focus in the analysis of press office tool’s role (together with all its branches) and how this tool kept and as a key instrument to the companies in communi-cating their brands. The relationship with their stakeholders, opinion leaders and the impact of the social networks in the agencies’ world is also approached in the report. In addition, this essay presents a “tasks diary” in which the main tasks in which the author was enrolled during the internship, supported by annexes referring to the activities carried. The main conclusions of the research, after performing the interviews, validated the stu-died hypotheses, confirming that the press office tool of a PR agency is essential in communicating a brand, either because of the privileged contact to the media, or because of the communication strategy as a whole, bringing impacts directly in the support, growth and reputation of a brand.Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaJorge, Joana Patrícia Guerreiro2020-02-28T01:30:48Z2019-01-3020182019-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27049TID:202179095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:38.060316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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