Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/ |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo conhecer as estratégias de relacionamento com a imprensa de organizações reconhecidas por sua boa reputação corporativa e seus impactos nesse ativo. A imprensa foi o público escolhido para a análise por ser comum a todas as organizações e devido ao seu poder de influência sobre os públicos, que ainda continua bastante expressivo, mesmo em um cenário de internet móvel e mídias sociais. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para tentar compreender a relação entre os relacionamentos organizacionais e a reputação corporativa. Como recorte dessa análise, serão avaliadas cinco organizações de reputação destacada no Brasil, conforme o Reputation Institute: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras e O Boticário. O objetivo é entender se o relacionamento com a imprensa colabora no fortalecimento da reputação positiva e, se sim, verificar quais são as estratégias de comunicação utilizadas pelas referidas empresas. Todas as organizações estudadas mostraram um alto grau de qualidade no relacionamento com a imprensa, mas o principal resultado encontrado foi que o contato pessoal é a melhor forma de criar vínculos de confiança com esse público, o que fortalece a qualidade do relacionamento e o potencial de impactar positivamente a reputação corporativa. |
id |
USP_ba8c8e0401d250465e8d127e3b806d7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01122014-115441 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativaPress relations strategies of organizations and their impacts on corporate reputationCommunicationComunicaçãoCorporate ReputationPress RelationsRelacionamento com a ImprensaReputação CorporativaEsta dissertação tem como objetivo conhecer as estratégias de relacionamento com a imprensa de organizações reconhecidas por sua boa reputação corporativa e seus impactos nesse ativo. A imprensa foi o público escolhido para a análise por ser comum a todas as organizações e devido ao seu poder de influência sobre os públicos, que ainda continua bastante expressivo, mesmo em um cenário de internet móvel e mídias sociais. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para tentar compreender a relação entre os relacionamentos organizacionais e a reputação corporativa. Como recorte dessa análise, serão avaliadas cinco organizações de reputação destacada no Brasil, conforme o Reputation Institute: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras e O Boticário. O objetivo é entender se o relacionamento com a imprensa colabora no fortalecimento da reputação positiva e, se sim, verificar quais são as estratégias de comunicação utilizadas pelas referidas empresas. Todas as organizações estudadas mostraram um alto grau de qualidade no relacionamento com a imprensa, mas o principal resultado encontrado foi que o contato pessoal é a melhor forma de criar vínculos de confiança com esse público, o que fortalece a qualidade do relacionamento e o potencial de impactar positivamente a reputação corporativa.This dissertation aims to understand the strategies orienting press relations in organizations that are recognized for their good corporate reputation and their impacts on this asset. The press was chosen for analysis because it is common to all organizations and due to its significant influence over other publics, even in a scenario of mobile web and social media. To answer the central question, this study is grounded by qualitative research in an attempt to understand the relationship between organizational relationships and corporate reputation. In this analysis, five organizations with outstanding reputation in Brazil, according to Reputation Institute, will be assessed: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras and O Boticário. The goal is to understand whether press relations contribute to strengthen positive reputation and, if so, identify the communication strategies used by these companies. All organizations studied showed a high degree of quality in the relationship with the press, but the main finding is that personal contact is the best way to create bonds of trust with this audience, which strengthens the quality of the relationship and the potential to impact positive corporate reputation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrari, Maria AparecidaPereira, Tânia Oliveira2014-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-01122014-115441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa Press relations strategies of organizations and their impacts on corporate reputation |
title |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa |
spellingShingle |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa Pereira, Tânia Oliveira Communication Comunicação Corporate Reputation Press Relations Relacionamento com a Imprensa Reputação Corporativa |
title_short |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa |
title_full |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa |
title_fullStr |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa |
title_full_unstemmed |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa |
title_sort |
Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa |
author |
Pereira, Tânia Oliveira |
author_facet |
Pereira, Tânia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferrari, Maria Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Tânia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication Comunicação Corporate Reputation Press Relations Relacionamento com a Imprensa Reputação Corporativa |
topic |
Communication Comunicação Corporate Reputation Press Relations Relacionamento com a Imprensa Reputação Corporativa |
description |
Esta dissertação tem como objetivo conhecer as estratégias de relacionamento com a imprensa de organizações reconhecidas por sua boa reputação corporativa e seus impactos nesse ativo. A imprensa foi o público escolhido para a análise por ser comum a todas as organizações e devido ao seu poder de influência sobre os públicos, que ainda continua bastante expressivo, mesmo em um cenário de internet móvel e mídias sociais. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para tentar compreender a relação entre os relacionamentos organizacionais e a reputação corporativa. Como recorte dessa análise, serão avaliadas cinco organizações de reputação destacada no Brasil, conforme o Reputation Institute: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras e O Boticário. O objetivo é entender se o relacionamento com a imprensa colabora no fortalecimento da reputação positiva e, se sim, verificar quais são as estratégias de comunicação utilizadas pelas referidas empresas. Todas as organizações estudadas mostraram um alto grau de qualidade no relacionamento com a imprensa, mas o principal resultado encontrado foi que o contato pessoal é a melhor forma de criar vínculos de confiança com esse público, o que fortalece a qualidade do relacionamento e o potencial de impactar positivamente a reputação corporativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256593945591808 |