Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tânia Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo conhecer as estratégias de relacionamento com a imprensa de organizações reconhecidas por sua boa reputação corporativa e seus impactos nesse ativo. A imprensa foi o público escolhido para a análise por ser comum a todas as organizações e devido ao seu poder de influência sobre os públicos, que ainda continua bastante expressivo, mesmo em um cenário de internet móvel e mídias sociais. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para tentar compreender a relação entre os relacionamentos organizacionais e a reputação corporativa. Como recorte dessa análise, serão avaliadas cinco organizações de reputação destacada no Brasil, conforme o Reputation Institute: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras e O Boticário. O objetivo é entender se o relacionamento com a imprensa colabora no fortalecimento da reputação positiva e, se sim, verificar quais são as estratégias de comunicação utilizadas pelas referidas empresas. Todas as organizações estudadas mostraram um alto grau de qualidade no relacionamento com a imprensa, mas o principal resultado encontrado foi que o contato pessoal é a melhor forma de criar vínculos de confiança com esse público, o que fortalece a qualidade do relacionamento e o potencial de impactar positivamente a reputação corporativa.
id USP_ba8c8e0401d250465e8d127e3b806d7f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01122014-115441
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativaPress relations strategies of organizations and their impacts on corporate reputationCommunicationComunicaçãoCorporate ReputationPress RelationsRelacionamento com a ImprensaReputação CorporativaEsta dissertação tem como objetivo conhecer as estratégias de relacionamento com a imprensa de organizações reconhecidas por sua boa reputação corporativa e seus impactos nesse ativo. A imprensa foi o público escolhido para a análise por ser comum a todas as organizações e devido ao seu poder de influência sobre os públicos, que ainda continua bastante expressivo, mesmo em um cenário de internet móvel e mídias sociais. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para tentar compreender a relação entre os relacionamentos organizacionais e a reputação corporativa. Como recorte dessa análise, serão avaliadas cinco organizações de reputação destacada no Brasil, conforme o Reputation Institute: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras e O Boticário. O objetivo é entender se o relacionamento com a imprensa colabora no fortalecimento da reputação positiva e, se sim, verificar quais são as estratégias de comunicação utilizadas pelas referidas empresas. Todas as organizações estudadas mostraram um alto grau de qualidade no relacionamento com a imprensa, mas o principal resultado encontrado foi que o contato pessoal é a melhor forma de criar vínculos de confiança com esse público, o que fortalece a qualidade do relacionamento e o potencial de impactar positivamente a reputação corporativa.This dissertation aims to understand the strategies orienting press relations in organizations that are recognized for their good corporate reputation and their impacts on this asset. The press was chosen for analysis because it is common to all organizations and due to its significant influence over other publics, even in a scenario of mobile web and social media. To answer the central question, this study is grounded by qualitative research in an attempt to understand the relationship between organizational relationships and corporate reputation. In this analysis, five organizations with outstanding reputation in Brazil, according to Reputation Institute, will be assessed: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras and O Boticário. The goal is to understand whether press relations contribute to strengthen positive reputation and, if so, identify the communication strategies used by these companies. All organizations studied showed a high degree of quality in the relationship with the press, but the main finding is that personal contact is the best way to create bonds of trust with this audience, which strengthens the quality of the relationship and the potential to impact positive corporate reputation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrari, Maria AparecidaPereira, Tânia Oliveira2014-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-01122014-115441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
Press relations strategies of organizations and their impacts on corporate reputation
title Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
spellingShingle Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
Pereira, Tânia Oliveira
Communication
Comunicação
Corporate Reputation
Press Relations
Relacionamento com a Imprensa
Reputação Corporativa
title_short Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
title_full Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
title_fullStr Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
title_full_unstemmed Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
title_sort Estratégias de relacionamento das organizações com a imprensa e seus impactos na reputação corporativa
author Pereira, Tânia Oliveira
author_facet Pereira, Tânia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrari, Maria Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tânia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Communication
Comunicação
Corporate Reputation
Press Relations
Relacionamento com a Imprensa
Reputação Corporativa
topic Communication
Comunicação
Corporate Reputation
Press Relations
Relacionamento com a Imprensa
Reputação Corporativa
description Esta dissertação tem como objetivo conhecer as estratégias de relacionamento com a imprensa de organizações reconhecidas por sua boa reputação corporativa e seus impactos nesse ativo. A imprensa foi o público escolhido para a análise por ser comum a todas as organizações e devido ao seu poder de influência sobre os públicos, que ainda continua bastante expressivo, mesmo em um cenário de internet móvel e mídias sociais. Para responder a pergunta central foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa para tentar compreender a relação entre os relacionamentos organizacionais e a reputação corporativa. Como recorte dessa análise, serão avaliadas cinco organizações de reputação destacada no Brasil, conforme o Reputation Institute: Nestlé, Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Petrobras e O Boticário. O objetivo é entender se o relacionamento com a imprensa colabora no fortalecimento da reputação positiva e, se sim, verificar quais são as estratégias de comunicação utilizadas pelas referidas empresas. Todas as organizações estudadas mostraram um alto grau de qualidade no relacionamento com a imprensa, mas o principal resultado encontrado foi que o contato pessoal é a melhor forma de criar vínculos de confiança com esse público, o que fortalece a qualidade do relacionamento e o potencial de impactar positivamente a reputação corporativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01122014-115441/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256593945591808