Possibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.25316 |
Resumo: | A utilização de redes sociais faz parte da rotina da maior parte das pessoas, de entre as quais constam os estudantes do ensino superior. Devido às restrições no acesso à internet em Angola, o Facebook Zero, uma extensão do Facebook que permite o acesso ao utilizador sem custo de internet, tem sido um meio alternativo de comunicação em rede para muitas pessoas. Assim, neste estudo objetivou-se despertar a possibilidade de utilização da rede social Facebook para fins educativos no ensino superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se numa perspetiva quantitativa de tipo empírico-descritiva. Os resultados revelam que a maioria dos participantes eram subscritores de, pelo menos, uma rede social, com maior incidência para a rede social Facebook; por outro lado, a utilização do Facebook Zero, sendo de acesso grátis, de fácil utilização e por meio de dispositivos móveis, pode ser potencializado para a educação, num contexto de educação emergencial. |
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Possibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino SuperiorPosibilidad de Uso Educativo de Facebook Zero en Educación SuperiorPossibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino SuperiorArticlesA utilização de redes sociais faz parte da rotina da maior parte das pessoas, de entre as quais constam os estudantes do ensino superior. Devido às restrições no acesso à internet em Angola, o Facebook Zero, uma extensão do Facebook que permite o acesso ao utilizador sem custo de internet, tem sido um meio alternativo de comunicação em rede para muitas pessoas. Assim, neste estudo objetivou-se despertar a possibilidade de utilização da rede social Facebook para fins educativos no ensino superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se numa perspetiva quantitativa de tipo empírico-descritiva. Os resultados revelam que a maioria dos participantes eram subscritores de, pelo menos, uma rede social, com maior incidência para a rede social Facebook; por outro lado, a utilização do Facebook Zero, sendo de acesso grátis, de fácil utilização e por meio de dispositivos móveis, pode ser potencializado para a educação, num contexto de educação emergencial.The use of social networks is part of the routine of most people, including higher education students. Due to limiting restrictions on internet access in Angola, Facebook Zero, a Facebook extension that allows user access without the cost of internet, has been an alternative means of network communication for many people. Thus, this study aimed to raise the possibility of using Facebook for educational purposes in higher education in Angola. The methodology of this research is in keeping with a quantitative perspective of an empirical-descriptive type. The results reveal that most participants were subscribers of at least one social network, with a higher incidence of the social network Facebook; on the other hand, the use of Facebook Zero, being free to access, easy to use and via mobile devices, can be leveraged for education, in a context of emergency education, as an incremental resource for promoting greater inclusion.El uso de las redes sociales es parte de la rutina de la mayoría de las personas, incluidos los estudiantes de educación superior. Al limitar las restricciones al acceso a Internet en Angola, Facebook Zero, una extensión de Facebook que permite el acceso de los usuarios sin el coste de Internet, ha sido un medio alternativo de comunicación en red para muchas personas. Así, este estudio tuvo como objetivo despertar la posibilidad de utilizar la red social Facebook con fines educativos en la educación superior en Angola. La metodología de esta investigación se enmarca en una perspectiva cuantitativa de tipo empírico-descriptivo. Los resultados revelan que la mayoría de los participantes eran suscriptores de al menos una red social, con mayor incidencia para la red social Facebook; Por otro lado, el uso de Facebook Zero, al ser de acceso gratuito, fácil de usar y a través de dispositivos móviles, se puede aprovechar para la educación, en un contexto de educación de emergencia.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2021-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.25316por2182-96402182-8474Barbante, Cesário José SanjamboOliveira, Lia Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:56.657205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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