Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deus, Sílvia Alexandra Miranda Rocha de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27904
Resumo: Este relatório pretende expor o percurso realizado assim como a aquisição de competências especializadas e de cariz reflexivo, sobretudo na unidade curricular “Estágio com Relatório”. De forma a direcionar o desenvolvimento de competências foram traçados três objetivos gerais: aprofundar conhecimentos e desenvolver competências especializadas no cuidado à mulher/família em contexto de urgência ginecológica e obstétrica; aprofundar conhecimentos e desenvolver competências especializadas no cuidado à grávida, parturiente, puérpera e recémnascido (RN); e aprofundar conhecimentos e desenvolver competências técnico-científicas no cuidado à mulher em TP (trabalho de parto) relacionados com a ingestão alimentar e o seu contributo para o conforto. O último objetivo norteou o desenvolvimento de competências na área específica do projeto que me propus desenvolver: Ingestão alimentar como contributo para o Conforto no trabalho de parto. A metodologia de trabalho foi desenvolvida com recurso a scoping review, desta forma, tendo por base a evidência científica mais recente na área, foram estabelecidas as intervenções a realizar assim como avaliados os resultados da aprendizagem. Foi com base na teoria de enfermagem de Katrina Kolcaba que foram estabelecidas as intervenções desenvolvidas na promoção do conforto da parturiente. O processo de aprendizagem foi marcado pelo desenvolvimento de competências especializadas no cuidado à mulher ao longo do seu ciclo de vida, nomeadamente em contexto de urgência obstétrica e de bloco de partos no acompanhamento da mulher em trabalho de parto. Este culminou com o desenvolvimento de competências na área de projeto, onde foi percetível a importância da ingestão alimentar durante o trabalho de parto, assim como a mesma concorre de forma positiva e favorável no decorrer do trabalho de parto. Á semelhança do que descreve a evidência científica, não foram encontradas complicações inerentes à ingestão de líquidos durante o trabalho de parto, estando associada a alívio, conforto e bem-estar.
id RCAP_3616d5f5aff517085b427b323b8aaf51
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27904
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de partoEnfermagem obstétricaIngestão de alimentosTrabalho de partoConfortoEste relatório pretende expor o percurso realizado assim como a aquisição de competências especializadas e de cariz reflexivo, sobretudo na unidade curricular “Estágio com Relatório”. De forma a direcionar o desenvolvimento de competências foram traçados três objetivos gerais: aprofundar conhecimentos e desenvolver competências especializadas no cuidado à mulher/família em contexto de urgência ginecológica e obstétrica; aprofundar conhecimentos e desenvolver competências especializadas no cuidado à grávida, parturiente, puérpera e recémnascido (RN); e aprofundar conhecimentos e desenvolver competências técnico-científicas no cuidado à mulher em TP (trabalho de parto) relacionados com a ingestão alimentar e o seu contributo para o conforto. O último objetivo norteou o desenvolvimento de competências na área específica do projeto que me propus desenvolver: Ingestão alimentar como contributo para o Conforto no trabalho de parto. A metodologia de trabalho foi desenvolvida com recurso a scoping review, desta forma, tendo por base a evidência científica mais recente na área, foram estabelecidas as intervenções a realizar assim como avaliados os resultados da aprendizagem. Foi com base na teoria de enfermagem de Katrina Kolcaba que foram estabelecidas as intervenções desenvolvidas na promoção do conforto da parturiente. O processo de aprendizagem foi marcado pelo desenvolvimento de competências especializadas no cuidado à mulher ao longo do seu ciclo de vida, nomeadamente em contexto de urgência obstétrica e de bloco de partos no acompanhamento da mulher em trabalho de parto. Este culminou com o desenvolvimento de competências na área de projeto, onde foi percetível a importância da ingestão alimentar durante o trabalho de parto, assim como a mesma concorre de forma positiva e favorável no decorrer do trabalho de parto. Á semelhança do que descreve a evidência científica, não foram encontradas complicações inerentes à ingestão de líquidos durante o trabalho de parto, estando associada a alívio, conforto e bem-estar.Afonso, Esmeralda MariaRepositório ComumDeus, Sílvia Alexandra Miranda Rocha de2019-02-21T12:42:53Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27904TID:202164632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-14T20:59:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:11:02.711545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
title Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
spellingShingle Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
Deus, Sílvia Alexandra Miranda Rocha de
Enfermagem obstétrica
Ingestão de alimentos
Trabalho de parto
Conforto
title_short Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
title_full Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
title_fullStr Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
title_full_unstemmed Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
title_sort Ingestão alimentar como contributo para o conforto no trabalho de parto
author Deus, Sílvia Alexandra Miranda Rocha de
author_facet Deus, Sílvia Alexandra Miranda Rocha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Esmeralda Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Deus, Sílvia Alexandra Miranda Rocha de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem obstétrica
Ingestão de alimentos
Trabalho de parto
Conforto
topic Enfermagem obstétrica
Ingestão de alimentos
Trabalho de parto
Conforto
description Este relatório pretende expor o percurso realizado assim como a aquisição de competências especializadas e de cariz reflexivo, sobretudo na unidade curricular “Estágio com Relatório”. De forma a direcionar o desenvolvimento de competências foram traçados três objetivos gerais: aprofundar conhecimentos e desenvolver competências especializadas no cuidado à mulher/família em contexto de urgência ginecológica e obstétrica; aprofundar conhecimentos e desenvolver competências especializadas no cuidado à grávida, parturiente, puérpera e recémnascido (RN); e aprofundar conhecimentos e desenvolver competências técnico-científicas no cuidado à mulher em TP (trabalho de parto) relacionados com a ingestão alimentar e o seu contributo para o conforto. O último objetivo norteou o desenvolvimento de competências na área específica do projeto que me propus desenvolver: Ingestão alimentar como contributo para o Conforto no trabalho de parto. A metodologia de trabalho foi desenvolvida com recurso a scoping review, desta forma, tendo por base a evidência científica mais recente na área, foram estabelecidas as intervenções a realizar assim como avaliados os resultados da aprendizagem. Foi com base na teoria de enfermagem de Katrina Kolcaba que foram estabelecidas as intervenções desenvolvidas na promoção do conforto da parturiente. O processo de aprendizagem foi marcado pelo desenvolvimento de competências especializadas no cuidado à mulher ao longo do seu ciclo de vida, nomeadamente em contexto de urgência obstétrica e de bloco de partos no acompanhamento da mulher em trabalho de parto. Este culminou com o desenvolvimento de competências na área de projeto, onde foi percetível a importância da ingestão alimentar durante o trabalho de parto, assim como a mesma concorre de forma positiva e favorável no decorrer do trabalho de parto. Á semelhança do que descreve a evidência científica, não foram encontradas complicações inerentes à ingestão de líquidos durante o trabalho de parto, estando associada a alívio, conforto e bem-estar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-21T12:42:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27904
TID:202164632
url http://hdl.handle.net/10400.26/27904
identifier_str_mv TID:202164632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129980454567936