Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Medeiros, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009
Resumo: This essay discusses the paradox of presence in animation theater, focusing on the dubious relationship between the presence of the actor-animator's body and the presence of the puppet's body or animated form, raising aesthetic and language issues, which are evidenced in hybrid forms. This approach emphasizes three perspectives: veiled presence, related to the presence of the non-visible actor-animator to the public; an empirical essay on the proximal field between body, mask and puppet; and hybrid bodies, in what concerns the relations of negotiation, composition and illusion between humans and puppets.
id RCAP_361fd5d3057358b280dee1b0d46fc76c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?PresenceAnimation theatreDoubleBodyHybrid puppetsPresençaTeatro de animaçãoDuploCorpoBonecos híbridosThis essay discusses the paradox of presence in animation theater, focusing on the dubious relationship between the presence of the actor-animator's body and the presence of the puppet's body or animated form, raising aesthetic and language issues, which are evidenced in hybrid forms. This approach emphasizes three perspectives: veiled presence, related to the presence of the non-visible actor-animator to the public; an empirical essay on the proximal field between body, mask and puppet; and hybrid bodies, in what concerns the relations of negotiation, composition and illusion between humans and puppets.Este ensaio discute o paradoxo da presença no teatro de animação, focalizado na dúbia relação entre a presença do corpo do ator-animador e a presença do corpo do boneco ou forma animada, levantando questões estéticas e de linguagem, que se evidenciam em formas híbridas. A abordagem enfatiza três perspetivas: a presença velada, relacionada à presença do ator-animador não visível pelo público; um ensaio empírico sobre o campo proximal entre corpo, máscara e boneco; e corpos híbridos, no que tangencia as relações de negociação, composição e ilusão entre os corpos humanos e bonecais.Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 188-221Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 188-221Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 188-2212184-95521646-0715reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014/23742Direitos de Autor (c) 2023 Fábio Henrique Nunes Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Medeiros, Fábio Henrique2024-01-13T05:16:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:49.071986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
title Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
spellingShingle Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
Nunes Medeiros, Fábio Henrique
Presence
Animation theatre
Double
Body
Hybrid puppets
Presença
Teatro de animação
Duplo
Corpo
Bonecos híbridos
title_short Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
title_full Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
title_fullStr Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
title_full_unstemmed Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
title_sort Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
author Nunes Medeiros, Fábio Henrique
author_facet Nunes Medeiros, Fábio Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Medeiros, Fábio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Presence
Animation theatre
Double
Body
Hybrid puppets
Presença
Teatro de animação
Duplo
Corpo
Bonecos híbridos
topic Presence
Animation theatre
Double
Body
Hybrid puppets
Presença
Teatro de animação
Duplo
Corpo
Bonecos híbridos
description This essay discusses the paradox of presence in animation theater, focusing on the dubious relationship between the presence of the actor-animator's body and the presence of the puppet's body or animated form, raising aesthetic and language issues, which are evidenced in hybrid forms. This approach emphasizes three perspectives: veiled presence, related to the presence of the non-visible actor-animator to the public; an empirical essay on the proximal field between body, mask and puppet; and hybrid bodies, in what concerns the relations of negotiation, composition and illusion between humans and puppets.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009
url https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014/23742
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Fábio Henrique Nunes Medeiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Fábio Henrique Nunes Medeiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 188-221
Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 188-221
Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 188-221
2184-9552
1646-0715
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136452741693440