Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009 |
Resumo: | This essay discusses the paradox of presence in animation theater, focusing on the dubious relationship between the presence of the actor-animator's body and the presence of the puppet's body or animated form, raising aesthetic and language issues, which are evidenced in hybrid forms. This approach emphasizes three perspectives: veiled presence, related to the presence of the non-visible actor-animator to the public; an empirical essay on the proximal field between body, mask and puppet; and hybrid bodies, in what concerns the relations of negotiation, composition and illusion between humans and puppets. |
id |
RCAP_361fd5d3057358b280dee1b0d46fc76c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência?PresenceAnimation theatreDoubleBodyHybrid puppetsPresençaTeatro de animaçãoDuploCorpoBonecos híbridosThis essay discusses the paradox of presence in animation theater, focusing on the dubious relationship between the presence of the actor-animator's body and the presence of the puppet's body or animated form, raising aesthetic and language issues, which are evidenced in hybrid forms. This approach emphasizes three perspectives: veiled presence, related to the presence of the non-visible actor-animator to the public; an empirical essay on the proximal field between body, mask and puppet; and hybrid bodies, in what concerns the relations of negotiation, composition and illusion between humans and puppets.Este ensaio discute o paradoxo da presença no teatro de animação, focalizado na dúbia relação entre a presença do corpo do ator-animador e a presença do corpo do boneco ou forma animada, levantando questões estéticas e de linguagem, que se evidenciam em formas híbridas. A abordagem enfatiza três perspetivas: a presença velada, relacionada à presença do ator-animador não visível pelo público; um ensaio empírico sobre o campo proximal entre corpo, máscara e boneco; e corpos híbridos, no que tangencia as relações de negociação, composição e ilusão entre os corpos humanos e bonecais.Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa2023-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 188-221Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 188-221Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 188-2212184-95521646-0715reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014/23742Direitos de Autor (c) 2023 Fábio Henrique Nunes Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes Medeiros, Fábio Henrique2024-01-13T05:16:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/34014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:49.071986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? |
title |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? |
spellingShingle |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? Nunes Medeiros, Fábio Henrique Presence Animation theatre Double Body Hybrid puppets Presença Teatro de animação Duplo Corpo Bonecos híbridos |
title_short |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? |
title_full |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? |
title_fullStr |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? |
title_full_unstemmed |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? |
title_sort |
Ensaio sobre o paradoxo da presença no teatro de animação: o duplo é uma iminência? |
author |
Nunes Medeiros, Fábio Henrique |
author_facet |
Nunes Medeiros, Fábio Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes Medeiros, Fábio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Presence Animation theatre Double Body Hybrid puppets Presença Teatro de animação Duplo Corpo Bonecos híbridos |
topic |
Presence Animation theatre Double Body Hybrid puppets Presença Teatro de animação Duplo Corpo Bonecos híbridos |
description |
This essay discusses the paradox of presence in animation theater, focusing on the dubious relationship between the presence of the actor-animator's body and the presence of the puppet's body or animated form, raising aesthetic and language issues, which are evidenced in hybrid forms. This approach emphasizes three perspectives: veiled presence, related to the presence of the non-visible actor-animator to the public; an empirical essay on the proximal field between body, mask and puppet; and hybrid bodies, in what concerns the relations of negotiation, composition and illusion between humans and puppets. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009 https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009 |
url |
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014 https://revistas.rcaap.pt/sdc/article/view/34014/23742 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Fábio Henrique Nunes Medeiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Fábio Henrique Nunes Medeiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sinais de Cena; 3rd Series, no. 2 (2023); 188-221 Sinais de Cena; 3ème série, nº 2 (2023); 188-221 Sinais de Cena; 3ª série, nº2 (2023); 188-221 2184-9552 1646-0715 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136452741693440 |