Programação Visual em Desenvolvimento e Design de Jogos Digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lucas de Azevedo Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13635
Resumo: Esta dissertação surge da necessidade de procurar um modo de substituir as várias formas de programação tradicionais para um método alternativo, direcionado especialmente a pessoas que recentemente ingressaram na área de desenvolvimento de jogos e/ou para artistas que, apenas desejam criar programas e jogos usando objetos de 2D e 3D para dar vida e controlo às suas criações. Neste sentido, esta tese começa por apresentar uma textualização sobre o tema, seguindo por uma parte prática, onde é feita a comparação entre duas linguagens de programação visual. Nesta segunda parte, vão ser apresentados os vários passos que tomei para desenvolver um simples jogo digital completamente funcional em dois programas diferentes, mas mantendo a mesma lógica de código (ou o mais próximo possível) e as mesmas características técnicas. O principal objetivo desta tese é apresentar um estudo detalhado sobre a programação visual, como uma introdução a qualquer um que tenha interesse nesta área para desenvolver um jogo simples, sem a necessidade de aprender e/ou usar programação tradicional. Com base nas informações aqui partilhadas, o leitor poderá expandir os seus conhecimentos e ser capaz de construir vários tipos de sistemas que lhe podem ser úteis durante a sua jornada profissional.
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