Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241 |
Resumo: | The following research gathers and analyses the methodological elements for creation, production and development of digital games with a focus on the independent game producer. It elapses over the fundamental characteristics of digital games to underlie the theme to be studied, it seeks to report briefly the history of games and characters when talking about questions related to game creation. It pursuits to systematize the main questions over planning digital games as the game design and the project management, the creation and the character design, progression, difficulty, playability, applied script to the game universe, programming languages and software libraries. The production of game design focus practical and technological aspects, starting on interface design for games, 3D modelling in its main aspects, as objects, scenarios and game developed tridimensional worlds, the production of 2D images as textures and similarities, it seeks to situates the sound environment in the digital game universe until it reaches the game engine, reporting its main features for game production |
id |
PUC_SP-1_0863a01a0de6bfbcea970f66b86e7af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18241 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Petry, Luís Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126458J6Lemes, David de Oliveira2016-04-29T14:23:50Z2009-12-012009-10-27Lemes, David de Oliveira. Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241The following research gathers and analyses the methodological elements for creation, production and development of digital games with a focus on the independent game producer. It elapses over the fundamental characteristics of digital games to underlie the theme to be studied, it seeks to report briefly the history of games and characters when talking about questions related to game creation. It pursuits to systematize the main questions over planning digital games as the game design and the project management, the creation and the character design, progression, difficulty, playability, applied script to the game universe, programming languages and software libraries. The production of game design focus practical and technological aspects, starting on interface design for games, 3D modelling in its main aspects, as objects, scenarios and game developed tridimensional worlds, the production of 2D images as textures and similarities, it seeks to situates the sound environment in the digital game universe until it reaches the game engine, reporting its main features for game productionA presente pesquisa reúne e analisa os fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais com foco no produtor independente de games. Transcorrendo sobre as características fundamentais dos jogos digitais, investiga- se nesse trabalho relatar brevemente a história dos games independentes no Brasil e organizar a forma como deve ser pensados a argumentação narrativa, a organização de ideais, a mecânica de jogo e os gêneros de game e personagens quando relacionadas à criação de games. Busca-se também sistematizar as principais questões relacionadas ao planejamento de jogos digitais, como o game design e o gerenciamento de projetos, a criação e o design de personagens, progressão, dificuldade, jogabilidade, roteiro aplicado ao universo dos games, linguagens de programação e bibliotecas de software. A produção de jogos digitais enfoca aspectos tecnológicos e práticos, começando com o design de interface para games, a modelagem 3D em seus principais aspectos, como objetos, cenários e mundos tridimensionais desenvolvidos para games, a produção de imagens 2D como texturas e seus similares, busca situar a ambientação sonora no universo dos jogos digitais até chegar ao motor de jogo, relatando suas principais funcionalidades para a produção de gamesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35035/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaDesenvolvimento de jogos digitaisJogosJogos por computador -- programacaoSoftware -- DesenvolvimentoGamesDevelopment of digital gamesCNPQ::ENGENHARIASGames independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDavid de Oliveira Lemes.pdf.txtDavid de Oliveira Lemes.pdf.txtExtracted texttext/plain209254https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/3/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.txtb20aa2582e17e36c2f2011ba458d6d4cMD53ORIGINALDavid de Oliveira Lemes.pdfapplication/pdf9229282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/1/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf6c78f4750af254ed7b3f9dbd5a4e4835MD51THUMBNAILDavid de Oliveira Lemes.pdf.jpgDavid de Oliveira Lemes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/2/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.jpgf649dcf5c5a2c4afa66bdd9a993f6722MD52handle/182412022-06-15 09:05:18.306oai:repositorio.pucsp.br:handle/18241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T12:05:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais |
title |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais |
spellingShingle |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais Lemes, David de Oliveira Desenvolvimento de jogos digitais Jogos Jogos por computador -- programacao Software -- Desenvolvimento Games Development of digital games CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais |
title_full |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais |
title_fullStr |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais |
title_full_unstemmed |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais |
title_sort |
Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais |
author |
Lemes, David de Oliveira |
author_facet |
Lemes, David de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Petry, Luís Carlos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126458J6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, David de Oliveira |
contributor_str_mv |
Petry, Luís Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de jogos digitais Jogos Jogos por computador -- programacao Software -- Desenvolvimento |
topic |
Desenvolvimento de jogos digitais Jogos Jogos por computador -- programacao Software -- Desenvolvimento Games Development of digital games CNPQ::ENGENHARIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Games Development of digital games |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
The following research gathers and analyses the methodological elements for creation, production and development of digital games with a focus on the independent game producer. It elapses over the fundamental characteristics of digital games to underlie the theme to be studied, it seeks to report briefly the history of games and characters when talking about questions related to game creation. It pursuits to systematize the main questions over planning digital games as the game design and the project management, the creation and the character design, progression, difficulty, playability, applied script to the game universe, programming languages and software libraries. The production of game design focus practical and technological aspects, starting on interface design for games, 3D modelling in its main aspects, as objects, scenarios and game developed tridimensional worlds, the production of 2D images as textures and similarities, it seeks to situates the sound environment in the digital game universe until it reaches the game engine, reporting its main features for game production |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-10-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:23:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lemes, David de Oliveira. Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241 |
identifier_str_mv |
Lemes, David de Oliveira. Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/3/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/1/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/2/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b20aa2582e17e36c2f2011ba458d6d4c 6c78f4750af254ed7b3f9dbd5a4e4835 f649dcf5c5a2c4afa66bdd9a993f6722 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277846576693248 |