Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, David de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241
Resumo: The following research gathers and analyses the methodological elements for creation, production and development of digital games with a focus on the independent game producer. It elapses over the fundamental characteristics of digital games to underlie the theme to be studied, it seeks to report briefly the history of games and characters when talking about questions related to game creation. It pursuits to systematize the main questions over planning digital games as the game design and the project management, the creation and the character design, progression, difficulty, playability, applied script to the game universe, programming languages and software libraries. The production of game design focus practical and technological aspects, starting on interface design for games, 3D modelling in its main aspects, as objects, scenarios and game developed tridimensional worlds, the production of 2D images as textures and similarities, it seeks to situates the sound environment in the digital game universe until it reaches the game engine, reporting its main features for game production
id PUC_SP-1_0863a01a0de6bfbcea970f66b86e7af3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18241
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Petry, Luís Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126458J6Lemes, David de Oliveira2016-04-29T14:23:50Z2009-12-012009-10-27Lemes, David de Oliveira. Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241The following research gathers and analyses the methodological elements for creation, production and development of digital games with a focus on the independent game producer. It elapses over the fundamental characteristics of digital games to underlie the theme to be studied, it seeks to report briefly the history of games and characters when talking about questions related to game creation. It pursuits to systematize the main questions over planning digital games as the game design and the project management, the creation and the character design, progression, difficulty, playability, applied script to the game universe, programming languages and software libraries. The production of game design focus practical and technological aspects, starting on interface design for games, 3D modelling in its main aspects, as objects, scenarios and game developed tridimensional worlds, the production of 2D images as textures and similarities, it seeks to situates the sound environment in the digital game universe until it reaches the game engine, reporting its main features for game productionA presente pesquisa reúne e analisa os fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais com foco no produtor independente de games. Transcorrendo sobre as características fundamentais dos jogos digitais, investiga- se nesse trabalho relatar brevemente a história dos games independentes no Brasil e organizar a forma como deve ser pensados a argumentação narrativa, a organização de ideais, a mecânica de jogo e os gêneros de game e personagens quando relacionadas à criação de games. Busca-se também sistematizar as principais questões relacionadas ao planejamento de jogos digitais, como o game design e o gerenciamento de projetos, a criação e o design de personagens, progressão, dificuldade, jogabilidade, roteiro aplicado ao universo dos games, linguagens de programação e bibliotecas de software. A produção de jogos digitais enfoca aspectos tecnológicos e práticos, começando com o design de interface para games, a modelagem 3D em seus principais aspectos, como objetos, cenários e mundos tridimensionais desenvolvidos para games, a produção de imagens 2D como texturas e seus similares, busca situar a ambientação sonora no universo dos jogos digitais até chegar ao motor de jogo, relatando suas principais funcionalidades para a produção de gamesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35035/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaDesenvolvimento de jogos digitaisJogosJogos por computador -- programacaoSoftware -- DesenvolvimentoGamesDevelopment of digital gamesCNPQ::ENGENHARIASGames independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDavid de Oliveira Lemes.pdf.txtDavid de Oliveira Lemes.pdf.txtExtracted texttext/plain209254https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/3/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.txtb20aa2582e17e36c2f2011ba458d6d4cMD53ORIGINALDavid de Oliveira Lemes.pdfapplication/pdf9229282https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/1/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf6c78f4750af254ed7b3f9dbd5a4e4835MD51THUMBNAILDavid de Oliveira Lemes.pdf.jpgDavid de Oliveira Lemes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/2/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.jpgf649dcf5c5a2c4afa66bdd9a993f6722MD52handle/182412022-06-15 09:05:18.306oai:repositorio.pucsp.br:handle/18241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T12:05:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
title Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
spellingShingle Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
Lemes, David de Oliveira
Desenvolvimento de jogos digitais
Jogos
Jogos por computador -- programacao
Software -- Desenvolvimento
Games
Development of digital games
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
title_full Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
title_fullStr Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
title_full_unstemmed Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
title_sort Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais
author Lemes, David de Oliveira
author_facet Lemes, David de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petry, Luís Carlos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4126458J6
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, David de Oliveira
contributor_str_mv Petry, Luís Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de jogos digitais
Jogos
Jogos por computador -- programacao
Software -- Desenvolvimento
topic Desenvolvimento de jogos digitais
Jogos
Jogos por computador -- programacao
Software -- Desenvolvimento
Games
Development of digital games
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
Development of digital games
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description The following research gathers and analyses the methodological elements for creation, production and development of digital games with a focus on the independent game producer. It elapses over the fundamental characteristics of digital games to underlie the theme to be studied, it seeks to report briefly the history of games and characters when talking about questions related to game creation. It pursuits to systematize the main questions over planning digital games as the game design and the project management, the creation and the character design, progression, difficulty, playability, applied script to the game universe, programming languages and software libraries. The production of game design focus practical and technological aspects, starting on interface design for games, 3D modelling in its main aspects, as objects, scenarios and game developed tridimensional worlds, the production of 2D images as textures and similarities, it seeks to situates the sound environment in the digital game universe until it reaches the game engine, reporting its main features for game production
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-01
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lemes, David de Oliveira. Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241
identifier_str_mv Lemes, David de Oliveira. Games independentes: fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de jogos digitais. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/3/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/1/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18241/2/David%20de%20Oliveira%20Lemes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b20aa2582e17e36c2f2011ba458d6d4c
6c78f4750af254ed7b3f9dbd5a4e4835
f649dcf5c5a2c4afa66bdd9a993f6722
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277846576693248