O uso do cinema educativo na educação pré-escolar e nas escolas do 1º ciclo do ensino público, semiprivado e privado no concelho de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crespo, Cátia Catarino Fontes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7893
Resumo: Percebendo a múltipla capacidade de vinculação cultural, informacional e educacional que as imagens têm e partindo do pressuposto que o cinema tem uma função estratégica e pedagógica na sociedade, podendo contribuir para a politização dos indivíduos, surgiu o desejo de estudar o cinema na prática pedagógica nas escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância públicos, privados e semiprivados do concelho de Vila Real. Entende-se então que, se o cinema está presente na vida dos alunos, não pode ser desconsiderado e simplesmente abolido do sistema educativo. Procurámos enfocar a função pedagógica do cinema, compreender a articulação existente entre as práticas pedagógicas e o cinema, com o registo de imagens e som, por se tratar de um media que continua a circular no ambiente escolar; refletir também sobre a presença do cinema nessas escolas e as possibilidades de uso pelo professor tanto sob o ponto de vista técnico quanto pedagógico. Utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso, usando inquéritos por questionários traduzidos e adaptados dos questionários realizados por uma equipa de investigação de Raposo Rivas (2009) para levantar o material empírico para triangulação de informações com perguntas voltadas para os três segmentos: docentes, discentes e coordenação pedagógica (diretores). A amostra produtora de dados foi de 6 diretores/coordenadores de estabelecimento, 104 educadores/professores do 1.º ciclo e 301 alunos. Uma revisão bibliográfica deu suporte para desenvolver a problemática proposta e a análise do material obtido no decorrer da pesquisa.
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