A imagem-pulsão em Dispersão no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Guilherme Gonçalves da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118248
Resumo: Este trabalho retoma o conceito de imagem-pulsão, de Gilles Deleuze (2009), a fim de suscitar um mapeamento da ocorrência de tais imagens em filmes brasileiros de diferentes épocas. Temos como questão central a identificação de uma tendência das produções brasileiras na rememoração de um passado pulsional latente, atualizado através de imagens como a fome, a violência, a perversão e a degradação. Metodologicamente, a investigação ocorreu através da articulação de quatro procedimentos: Atenção Flutuante, de Freud (1996), Dispersão, de Foucault (2013), Serialismo e Diagrama, de Deleuze (2011b, 2013). O corpus é composto por fragmentos fílmicos (imagens ou sequências de imagens) extraídos de um grupo que conta com mais de cinquenta filmes realizados no Brasil e situados entre os anos de 1950 e 2014.
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