Melhoria do sistema de gestão logística: a gestão de materiais na Clínica X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mimoso, Rita Caixinhas Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15501
Resumo: As atividades logísticas associadas à prestação de cuidados de saúde têm características específicas e complexas, que muitas vezes não se apresentam estáticas. A correta gestão dos stocks e otimização do seu manuseio pode trazer benefícios económicos muito significativos para uma organização. Num contexto de escassez e dependência do exterior, essa gestão ganha ainda mais relevância. Este trabalho surge no âmbito da atividade profissional da autora, com a possibilidade de aceder a toda a informação de uma Clínica em Angola, designada por Clínica X (motivos de confidencialidade) ao longo do trabalho. A metodologia utilizada é o caso de estudo pois os métodos qualitativos são predominantes e pretende-se responder a uma questão de investigação do tipo “como”, neste caso, pretende-se responder à questão: “Como melhorar os processos de logística da Clínica X, em Angola?”. A metodologia foi alargada para múltiplo caso de estudo, pois incluíram-se, para estudo, duas outras Clínicas, em Portugal, como forma de obter informações práticas equivalentes, mas em circunstâncias mais estáveis e evoluídas, que possam contribuir para melhorias da Clínica X. As principais conclusões retiradas são: i) as várias atividades logísticas devem ser revistas e redesenhadas com uma configuração mais formal e normalizada; ii) os pontos de stock devem ser reduzidos dentro da Clínica X e iii) deve existir um armazém intermédio que faz a gestão dos stocks e as respetivas distribuições do material, nos serviços clínicos. Desta forma, centralizam-se os registos e as conferências de mercadoria que é solicitada ao armazém central, à Farmácia ou aos fornecedores.
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