PP345 Um trabalho cooperativo e criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Maria Luís Narciso Ferreira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12817
Resumo: Reconhecendo a importância das artes visuais e a necessidade de novas práticas e estratégias da didática e da pedagogia no ensino artístico, a presente investigação, explora os benefícios do trabalho cooperativo, como ferramenta pedagógica, com o objetivo de fortalecer as relações entre alunos, e no desenvolvimento da criatividade. Utilizou-se uma metodologia de investigação-ação aplicada na prática de ensino supervisionada no ensino secundário, a uma turma do 12º ano de Artes Visuais. Partindo da dificuldade sentida na turma, de comunicação e partilha entre alunos, propôs-se e desenvolveu-se um projeto de intervenção num dos Jardins do Colégio, com a finalidade de incentivar a criatividade e o sentido crítico dos alunos, através das relações e vivências que o trabalho cooperativo exige. Os dados recolhidos e analisados das diversas aulas, observadas e lecionadas, das produções artísticas, dos resultados do trabalho e atitudes dos alunos, avaliações e questionários respondidos, revelaram resultados positivos no desenvolvimento do sentido crítico e criativo nas discussões e produções dos alunos. Evidenciaram também a importância e o contributo do trabalho cooperativo, no desenvolvimento das relações pessoais e sociais dos alunos no processo criativo de um projeto, alicerçado na metodologia projetual.
id RCAP_36457f8eeb2994da73626c5db5fb8dce
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PP345 Um trabalho cooperativo e criativoMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISCOOPERAÇÃOCRIATIVIDADEMETODOLOGIASVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSCOOPERATIONCRIATIVITYMETHODOLOGIESReconhecendo a importância das artes visuais e a necessidade de novas práticas e estratégias da didática e da pedagogia no ensino artístico, a presente investigação, explora os benefícios do trabalho cooperativo, como ferramenta pedagógica, com o objetivo de fortalecer as relações entre alunos, e no desenvolvimento da criatividade. Utilizou-se uma metodologia de investigação-ação aplicada na prática de ensino supervisionada no ensino secundário, a uma turma do 12º ano de Artes Visuais. Partindo da dificuldade sentida na turma, de comunicação e partilha entre alunos, propôs-se e desenvolveu-se um projeto de intervenção num dos Jardins do Colégio, com a finalidade de incentivar a criatividade e o sentido crítico dos alunos, através das relações e vivências que o trabalho cooperativo exige. Os dados recolhidos e analisados das diversas aulas, observadas e lecionadas, das produções artísticas, dos resultados do trabalho e atitudes dos alunos, avaliações e questionários respondidos, revelaram resultados positivos no desenvolvimento do sentido crítico e criativo nas discussões e produções dos alunos. Evidenciaram também a importância e o contributo do trabalho cooperativo, no desenvolvimento das relações pessoais e sociais dos alunos no processo criativo de um projeto, alicerçado na metodologia projetual.Recognizing the importance of visual arts and the need for new practices and strategies of didactics and pedagogy in artistic education, the present investigation explores the benefits of cooperative work, as a pedagogical tool, with the aim of strengthening relationships between students, in the development of creativity. An action investigation methodology was used, applied in the practice of supervised teaching in secondary education, to a class of the 12th year of Visual Arts. Starting from the difficulty felt in the class, of communication and sharing between students, an intervention project was proposed and developed in one of the College gardens, with the purpose of encouraging creativity and critical sense of students, through relationships and experiences, that cooperative work requires. The data collected and analyzed from the different classes, observed and taught, from the artistic productions, from the results of the work and attitudes of the students, evaluations and answered questionnaires, revealed positive results in the development of a critical and creative sense in the discussions and productions of the students. They also highlighted the importance and contribution of cooperative work in the development of students' personal and social relationships in the creative process of a project based on the project methodology.2022-04-12T13:51:14Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12817TID:202987892porFigueiredo, Maria Luís Narciso Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:36Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:20.933331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
title PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
spellingShingle PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
Figueiredo, Maria Luís Narciso Ferreira de
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
COOPERAÇÃO
CRIATIVIDADE
METODOLOGIAS
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
COOPERATION
CRIATIVITY
METHODOLOGIES
title_short PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
title_full PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
title_fullStr PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
title_full_unstemmed PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
title_sort PP345 Um trabalho cooperativo e criativo
author Figueiredo, Maria Luís Narciso Ferreira de
author_facet Figueiredo, Maria Luís Narciso Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Maria Luís Narciso Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
COOPERAÇÃO
CRIATIVIDADE
METODOLOGIAS
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
COOPERATION
CRIATIVITY
METHODOLOGIES
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
COOPERAÇÃO
CRIATIVIDADE
METODOLOGIAS
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
COOPERATION
CRIATIVITY
METHODOLOGIES
description Reconhecendo a importância das artes visuais e a necessidade de novas práticas e estratégias da didática e da pedagogia no ensino artístico, a presente investigação, explora os benefícios do trabalho cooperativo, como ferramenta pedagógica, com o objetivo de fortalecer as relações entre alunos, e no desenvolvimento da criatividade. Utilizou-se uma metodologia de investigação-ação aplicada na prática de ensino supervisionada no ensino secundário, a uma turma do 12º ano de Artes Visuais. Partindo da dificuldade sentida na turma, de comunicação e partilha entre alunos, propôs-se e desenvolveu-se um projeto de intervenção num dos Jardins do Colégio, com a finalidade de incentivar a criatividade e o sentido crítico dos alunos, através das relações e vivências que o trabalho cooperativo exige. Os dados recolhidos e analisados das diversas aulas, observadas e lecionadas, das produções artísticas, dos resultados do trabalho e atitudes dos alunos, avaliações e questionários respondidos, revelaram resultados positivos no desenvolvimento do sentido crítico e criativo nas discussões e produções dos alunos. Evidenciaram também a importância e o contributo do trabalho cooperativo, no desenvolvimento das relações pessoais e sociais dos alunos no processo criativo de um projeto, alicerçado na metodologia projetual.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-04-12T13:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12817
TID:202987892
url http://hdl.handle.net/10437/12817
identifier_str_mv TID:202987892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131230586798080