Criatividade em grupo nas artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel José Gama
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13367
Resumo: Este trabalho resulta de um estudo empírico realizado durante a prática de ensino supervisionada numa turma do 12º ano de Artes Visuais na Escola Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem acerca da criatividade, relacionando a teoria com a prática. Esta investigação procura abordar de que forma a criatividade deve ser desenvolvida nas escolas por parte do professor, de forma a cativar os alunos. Também será apresentada uma análise dos conflitos que possam existir num determinado grupo criativo nas artes visuais. O grupo de alunos que fez parte deste estudo demonstrou empenho e cooperação na execução das atividades propostas. Contudo as suas principais dificuldades prendem-se com a organização e comunicação num grupo de forma a chegarem a um consenso comum, dada a multiplicidade de ideias existentes em cada elemento do grupo. Através de uma Unidade Didática – procurou-se encontrar uma metodologia que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem e em que se abordasse especificamente como desenvolver a criatividade coletivamente, em grupos de trabalho.
id RCAP_d740aba3228b31854e8fe881a4c10c98
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade em grupo nas artes visuaisMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISARTES VISUAISCRIATIVIDADEVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL ARTSCREATIVITYEste trabalho resulta de um estudo empírico realizado durante a prática de ensino supervisionada numa turma do 12º ano de Artes Visuais na Escola Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem acerca da criatividade, relacionando a teoria com a prática. Esta investigação procura abordar de que forma a criatividade deve ser desenvolvida nas escolas por parte do professor, de forma a cativar os alunos. Também será apresentada uma análise dos conflitos que possam existir num determinado grupo criativo nas artes visuais. O grupo de alunos que fez parte deste estudo demonstrou empenho e cooperação na execução das atividades propostas. Contudo as suas principais dificuldades prendem-se com a organização e comunicação num grupo de forma a chegarem a um consenso comum, dada a multiplicidade de ideias existentes em cada elemento do grupo. Através de uma Unidade Didática – procurou-se encontrar uma metodologia que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem e em que se abordasse especificamente como desenvolver a criatividade coletivamente, em grupos de trabalho.This work results from an empirical study conducted during the supervised teaching practice in a 12th-year Visual Arts class at the Rafael Bordalo Pinheiro School in Caldas da Rainha. This work aims to approach creativity, relating theory to practice. How creativity should be developed in schools by the teacher in order to captivate students. An analysis of the conflicts in a given creative group in the visual arts will also be presented. Regarding the groups of students who took part in this study, they showed commitment and cooperation in carrying out the proposed activities. However, their main difficulties are related to the organization and communication in a group in order to reach a common consensus, given the multiplicity of ideas existing in each element of the group.2022-12-27T13:19:06Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13367TID:203109961porSantos, Daniel José Gamainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:28Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:49.524425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade em grupo nas artes visuais
title Criatividade em grupo nas artes visuais
spellingShingle Criatividade em grupo nas artes visuais
Santos, Daniel José Gama
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
CREATIVITY
title_short Criatividade em grupo nas artes visuais
title_full Criatividade em grupo nas artes visuais
title_fullStr Criatividade em grupo nas artes visuais
title_full_unstemmed Criatividade em grupo nas artes visuais
title_sort Criatividade em grupo nas artes visuais
author Santos, Daniel José Gama
author_facet Santos, Daniel José Gama
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniel José Gama
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
CREATIVITY
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
ARTES VISUAIS
CRIATIVIDADE
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL ARTS
CREATIVITY
description Este trabalho resulta de um estudo empírico realizado durante a prática de ensino supervisionada numa turma do 12º ano de Artes Visuais na Escola Rafael Bordalo Pinheiro em Caldas da Rainha. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem acerca da criatividade, relacionando a teoria com a prática. Esta investigação procura abordar de que forma a criatividade deve ser desenvolvida nas escolas por parte do professor, de forma a cativar os alunos. Também será apresentada uma análise dos conflitos que possam existir num determinado grupo criativo nas artes visuais. O grupo de alunos que fez parte deste estudo demonstrou empenho e cooperação na execução das atividades propostas. Contudo as suas principais dificuldades prendem-se com a organização e comunicação num grupo de forma a chegarem a um consenso comum, dada a multiplicidade de ideias existentes em cada elemento do grupo. Através de uma Unidade Didática – procurou-se encontrar uma metodologia que facilitasse o processo de ensino-aprendizagem e em que se abordasse especificamente como desenvolver a criatividade coletivamente, em grupos de trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27T13:19:06Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13367
TID:203109961
url http://hdl.handle.net/10437/13367
identifier_str_mv TID:203109961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131245551026176