Como os manuais de Português podem (de)formar leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/13487 |
Resumo: | Nas últimas décadas foi abandonada a selecta de textos que visava o contacto dos alunos com a literatura nacional, com modelos consagrados de língua, propiciando, no contexto do Estado Novo, a edificação moral e nacionalista. Em sua substituição, vingou um livro que se propõe desenvolver a competência comunicativa dos alunos, não apenas com textos literários. |
id |
RCAP_36588be3d2c3cec8ead309c2f8728b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13487 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitoresManuais escolares (Português)Didáctica da literaturaCompreensão na leituraAntologiaComunidade de leitoresCânone literárioTipologia textualGéneros textuaisNas últimas décadas foi abandonada a selecta de textos que visava o contacto dos alunos com a literatura nacional, com modelos consagrados de língua, propiciando, no contexto do Estado Novo, a edificação moral e nacionalista. Em sua substituição, vingou um livro que se propõe desenvolver a competência comunicativa dos alunos, não apenas com textos literários.SapientiaCarmo, Carina Infante do2020-02-10T17:36:48Z2013-02-092020-02-10T16:48:54Z2013-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13487porcv-prod-742919info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:39.940117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores |
title |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores |
spellingShingle |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores Carmo, Carina Infante do Manuais escolares (Português) Didáctica da literatura Compreensão na leitura Antologia Comunidade de leitores Cânone literário Tipologia textual Géneros textuais |
title_short |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores |
title_full |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores |
title_fullStr |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores |
title_full_unstemmed |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores |
title_sort |
Como os manuais de Português podem (de)formar leitores |
author |
Carmo, Carina Infante do |
author_facet |
Carmo, Carina Infante do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Carina Infante do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manuais escolares (Português) Didáctica da literatura Compreensão na leitura Antologia Comunidade de leitores Cânone literário Tipologia textual Géneros textuais |
topic |
Manuais escolares (Português) Didáctica da literatura Compreensão na leitura Antologia Comunidade de leitores Cânone literário Tipologia textual Géneros textuais |
description |
Nas últimas décadas foi abandonada a selecta de textos que visava o contacto dos alunos com a literatura nacional, com modelos consagrados de língua, propiciando, no contexto do Estado Novo, a edificação moral e nacionalista. Em sua substituição, vingou um livro que se propõe desenvolver a competência comunicativa dos alunos, não apenas com textos literários. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-09 2013-02-09T00:00:00Z 2020-02-10T17:36:48Z 2020-02-10T16:48:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/13487 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/13487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
cv-prod-742919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133284233379840 |