Formar leitores: o elogio de um modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrinho, Maria Filomena Rodrigues Alves
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2119
Resumo: A presente investigação tem como objectivo primeiro saber que competências leitoras têm os nossos alunos e, consequentemente, aprofundar estudos acerca do(s) lugares da leitura, uma vez que estes têm evoluído ao longo dos tempos. Dos aspectos relativos à superfície do texto, passou-se para uma perspectiva de leitura onde o leitor tem um papel fundamental ao interagir com este. Sem o leitor, o texto poderá permanecer uma mensagem inerte e sem sentido, cuja vida jamais ganhará. Investigações várias tanto nacionais como internacionais, vêm demonstrando que os alunos fracos em leitura não conseguem inserir-se na vida activa e fazer parte da sociedade a que pertencem. Ser um leitor pouco competente significa não fazer parte do mundo de hoje. O nosso trabalho, para além de apresentar uma síntese acerca dos conceitos de leitura e aprendizagem desta, apresenta resultados com os alunos da nossa escola, interpreta-os e propõe estratégias que, em nosso entender, num trabalho mais alargado no tempo, poderão, indiscutivelmente, conduzir a bons resultados.
id RCAP_3ff0ca2cb3329b6473735066ca617c3c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formar leitores: o elogio de um modeloAprendizagem de leituraCompreensão leitoraA presente investigação tem como objectivo primeiro saber que competências leitoras têm os nossos alunos e, consequentemente, aprofundar estudos acerca do(s) lugares da leitura, uma vez que estes têm evoluído ao longo dos tempos. Dos aspectos relativos à superfície do texto, passou-se para uma perspectiva de leitura onde o leitor tem um papel fundamental ao interagir com este. Sem o leitor, o texto poderá permanecer uma mensagem inerte e sem sentido, cuja vida jamais ganhará. Investigações várias tanto nacionais como internacionais, vêm demonstrando que os alunos fracos em leitura não conseguem inserir-se na vida activa e fazer parte da sociedade a que pertencem. Ser um leitor pouco competente significa não fazer parte do mundo de hoje. O nosso trabalho, para além de apresentar uma síntese acerca dos conceitos de leitura e aprendizagem desta, apresenta resultados com os alunos da nossa escola, interpreta-os e propõe estratégias que, em nosso entender, num trabalho mais alargado no tempo, poderão, indiscutivelmente, conduzir a bons resultados.The present research is aimed at, firstly, knowing which reading skills our students have and secondly, widening the range of our studies about the place(s) where reading takes place, since these have changed over the years. This research moves from aspects related to the text surface, to a perspective on reading where the reader fulfils a fundamental role when he/she interacts with it. Without the reader, the text might remain an inert and senseless message, which will never come alive. Various researchers, both national and international, have been demonstrating that students who are weak readers are not able to lead an active life in and fully become part of the society to which they belong. To be a less competent reader means not to be a part of the world of today. Our work, besides presenting a synthesis of the concepts of reading and its learning, also presents results, drawn from the students of our school, and their interpretation. Furthermore, it presents some strategies which, in our understanding, could, given more time to work with them, undoubtedly lead to very satisfying results.Universidade da Beira InterioruBibliorumFerrinho, Maria Filomena Rodrigues Alves2014-07-28T08:27:16Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2119porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.496040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formar leitores: o elogio de um modelo
title Formar leitores: o elogio de um modelo
spellingShingle Formar leitores: o elogio de um modelo
Ferrinho, Maria Filomena Rodrigues Alves
Aprendizagem de leitura
Compreensão leitora
title_short Formar leitores: o elogio de um modelo
title_full Formar leitores: o elogio de um modelo
title_fullStr Formar leitores: o elogio de um modelo
title_full_unstemmed Formar leitores: o elogio de um modelo
title_sort Formar leitores: o elogio de um modelo
author Ferrinho, Maria Filomena Rodrigues Alves
author_facet Ferrinho, Maria Filomena Rodrigues Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrinho, Maria Filomena Rodrigues Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem de leitura
Compreensão leitora
topic Aprendizagem de leitura
Compreensão leitora
description A presente investigação tem como objectivo primeiro saber que competências leitoras têm os nossos alunos e, consequentemente, aprofundar estudos acerca do(s) lugares da leitura, uma vez que estes têm evoluído ao longo dos tempos. Dos aspectos relativos à superfície do texto, passou-se para uma perspectiva de leitura onde o leitor tem um papel fundamental ao interagir com este. Sem o leitor, o texto poderá permanecer uma mensagem inerte e sem sentido, cuja vida jamais ganhará. Investigações várias tanto nacionais como internacionais, vêm demonstrando que os alunos fracos em leitura não conseguem inserir-se na vida activa e fazer parte da sociedade a que pertencem. Ser um leitor pouco competente significa não fazer parte do mundo de hoje. O nosso trabalho, para além de apresentar uma síntese acerca dos conceitos de leitura e aprendizagem desta, apresenta resultados com os alunos da nossa escola, interpreta-os e propõe estratégias que, em nosso entender, num trabalho mais alargado no tempo, poderão, indiscutivelmente, conduzir a bons resultados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2014-07-28T08:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2119
url http://hdl.handle.net/10400.6/2119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336735633408