Os desafios de marketing nas startups portuguesas : da criação à fixação no mercado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/23865 |
Resumo: | Visou a presente dissertação auxiliar na compreensão da realidade das Startups portuguesas no que respeita à sua Comunicação face aos desafios de Marketing que enfrentam, assim como, constituir um apoio para empreendedores e empresas que atuem em ambientes semelhantes ao estudado. Teve por base uma pesquisa bibliográfica, que incidiu na explanação e interligação dos conceitos relacionados com o tema, associada a uma investigação empírica, onde estudos de caso (compostos por entrevistas e grelhas de análise da presença das Startups nas redes sociais online) e inquéritos por questionário recolheram informações concretas sobre aqueles factos. Tendo em conta o contexto de crise nacional, o relevo dado aos conceitos de Startup e Empreendedorismo, assim como o peso que têm na economia portuguesa, e a escassez de análises académicas deste tipo, a apresentação destes exemplos de aprendizagem prática revela-se uma mais-valia. Ao longo da investigação foi percebida a crescente importância que vem sendo atribuída à Comunicação no seio das empresas. A apresentação ao mercado, a angariação de clientes, o alcance e a manutenção de uma posição competitiva dependem em grande parte dela. Deste modo, a consciência do peso que esta área representa, especialmente numa empresa startup é cada vez maior. Como principal forma de comunicar a marca o destaque é dado à Comunicação online. Esta satisfaz necessidades de rapidez e baixo custo, alcance geral e forte impacto. Ainda que os exemplos dados sejam pouco representativos de uma realidade tão extensa como a estudada, constituem uma importante fonte de conhecimento e de demonstração prática. |
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Os desafios de marketing nas startups portuguesas : da criação à fixação no mercadoComunicaçãoEmpreendedorismoMarketing empreendedor e startupCommunicationEntrepreneurshipMarketing entrepreneur and startupDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoVisou a presente dissertação auxiliar na compreensão da realidade das Startups portuguesas no que respeita à sua Comunicação face aos desafios de Marketing que enfrentam, assim como, constituir um apoio para empreendedores e empresas que atuem em ambientes semelhantes ao estudado. Teve por base uma pesquisa bibliográfica, que incidiu na explanação e interligação dos conceitos relacionados com o tema, associada a uma investigação empírica, onde estudos de caso (compostos por entrevistas e grelhas de análise da presença das Startups nas redes sociais online) e inquéritos por questionário recolheram informações concretas sobre aqueles factos. Tendo em conta o contexto de crise nacional, o relevo dado aos conceitos de Startup e Empreendedorismo, assim como o peso que têm na economia portuguesa, e a escassez de análises académicas deste tipo, a apresentação destes exemplos de aprendizagem prática revela-se uma mais-valia. Ao longo da investigação foi percebida a crescente importância que vem sendo atribuída à Comunicação no seio das empresas. A apresentação ao mercado, a angariação de clientes, o alcance e a manutenção de uma posição competitiva dependem em grande parte dela. Deste modo, a consciência do peso que esta área representa, especialmente numa empresa startup é cada vez maior. Como principal forma de comunicar a marca o destaque é dado à Comunicação online. Esta satisfaz necessidades de rapidez e baixo custo, alcance geral e forte impacto. Ainda que os exemplos dados sejam pouco representativos de uma realidade tão extensa como a estudada, constituem uma importante fonte de conhecimento e de demonstração prática.This thesis aimed to assist in understanding the reality of Portuguese Startups with regard to its communication address the challenges facing marketing, as well as provide support for entrepreneurs and companies acting in similar environments to the study. Was based on a literature review, which focused on explanation and interconnection of concepts related to the topic, combined with empirical research, where case studies (consisting of interviews and analysis grids of the Startups´ presence in social networks) and questionnaire surveys collected concrete information about those facts. Taking into account the context of national crisis, the prominence given to the concepts of Startup and Entrepreneurship, as well as the weight that the Portuguese economy, and the lack of academic analyzes of this type, the presentation of these examples of practical learning proves to be a more asset. Throughout the investigation it was perceived that communication has taken an increased importance within the companies. The presentation to the market, the customer acquisition, the scope, and maintaining a competitive position depends largely on it. Thus, the consciousness of the weight that this area has, especially in a startup company, is growing. As the main way to communicate the brand, the accent is put on online communication. This satisfies requirements of speed and low cost, general scope and strong impact. Although the examples given are not representative of a reality as extensive as studied, they are an important source of knowledge and practical demonstrations.Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Maria Francisca Soares Gonçalves de Almeida e2018-01-16T15:10:16Z2015-02-1920142015-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23865TID:201327279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:38.357108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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