A importância do marketing para os eventos - o caso Baixa Street FEST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sara Cristiana Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15040
Resumo: O relatório de estágio tem como objetivo principal descrever funções e tarefas realizadas durante o estágio na Câmara Municipal de Faro (CMF) e relatar os desafios e oportunidades vividos enquanto gestora de marketing no Baixa Street Fest. Num mundo cada vez mais globalizado, as cidades competem investindo na sua promoção. Deste modo, com o objetivo de promover e/ou melhorar a sua imagem, investem e criam eventos, atraindo milhares de pessoas com vista ao reconhecimento da sua marca e cidade. O estágio realizou-se na Câmara Municipal de Faro, nomeadamente no Serviço de Comunicação, Imagem e Juventude, no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve. Nos meses de Janeiro a Maio, foi planeado e implementado o evento - Baixa Street Fest. A revisão de literatura incidiu sobre os conceitos gerais do marketing das cidades e do marketing de eventos, tendo em conta o estágio enquanto gestora de marketing no Baixa Street Fest. Para o efeito foram realizados dois questionários, um aos lojistas e outro aos participantes para compreender as perceções e experiências de ambos. Foi também realizado um plano de comunicação que permitiu identificar e conhecer o ambiente interno e externo e maximizar a eficiência da estratégia delineada. No geral, verificou-se que o impacto do evento junto dos lojistas e participantes foi positivo e relevante para a notoriedade da cidade. O estágio permitiu compreender o papel que os eventos têm para a competitividade e desenvolvimento cultural das cidades.
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