A importância do marketing para os eventos - o caso Baixa Street FEST
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15040 |
Resumo: | O relatório de estágio tem como objetivo principal descrever funções e tarefas realizadas durante o estágio na Câmara Municipal de Faro (CMF) e relatar os desafios e oportunidades vividos enquanto gestora de marketing no Baixa Street Fest. Num mundo cada vez mais globalizado, as cidades competem investindo na sua promoção. Deste modo, com o objetivo de promover e/ou melhorar a sua imagem, investem e criam eventos, atraindo milhares de pessoas com vista ao reconhecimento da sua marca e cidade. O estágio realizou-se na Câmara Municipal de Faro, nomeadamente no Serviço de Comunicação, Imagem e Juventude, no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve. Nos meses de Janeiro a Maio, foi planeado e implementado o evento - Baixa Street Fest. A revisão de literatura incidiu sobre os conceitos gerais do marketing das cidades e do marketing de eventos, tendo em conta o estágio enquanto gestora de marketing no Baixa Street Fest. Para o efeito foram realizados dois questionários, um aos lojistas e outro aos participantes para compreender as perceções e experiências de ambos. Foi também realizado um plano de comunicação que permitiu identificar e conhecer o ambiente interno e externo e maximizar a eficiência da estratégia delineada. No geral, verificou-se que o impacto do evento junto dos lojistas e participantes foi positivo e relevante para a notoriedade da cidade. O estágio permitiu compreender o papel que os eventos têm para a competitividade e desenvolvimento cultural das cidades. |
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A importância do marketing para os eventos - o caso Baixa Street FESTMarketingCity marketingMarketing de eventosExperiência do consumidorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO relatório de estágio tem como objetivo principal descrever funções e tarefas realizadas durante o estágio na Câmara Municipal de Faro (CMF) e relatar os desafios e oportunidades vividos enquanto gestora de marketing no Baixa Street Fest. Num mundo cada vez mais globalizado, as cidades competem investindo na sua promoção. Deste modo, com o objetivo de promover e/ou melhorar a sua imagem, investem e criam eventos, atraindo milhares de pessoas com vista ao reconhecimento da sua marca e cidade. O estágio realizou-se na Câmara Municipal de Faro, nomeadamente no Serviço de Comunicação, Imagem e Juventude, no âmbito do Mestrado de Gestão de Marketing da Faculdade de Economia, da Universidade do Algarve. Nos meses de Janeiro a Maio, foi planeado e implementado o evento - Baixa Street Fest. A revisão de literatura incidiu sobre os conceitos gerais do marketing das cidades e do marketing de eventos, tendo em conta o estágio enquanto gestora de marketing no Baixa Street Fest. Para o efeito foram realizados dois questionários, um aos lojistas e outro aos participantes para compreender as perceções e experiências de ambos. Foi também realizado um plano de comunicação que permitiu identificar e conhecer o ambiente interno e externo e maximizar a eficiência da estratégia delineada. No geral, verificou-se que o impacto do evento junto dos lojistas e participantes foi positivo e relevante para a notoriedade da cidade. O estágio permitiu compreender o papel que os eventos têm para a competitividade e desenvolvimento cultural das cidades.The internship report aims to describe the functions and tasks performed during the internship at the Faro City Council (CMF) and to report the challenges and opportunities experienced as a marketing manager at Baixa Street Fest. In an increasingly globalized world, cities compete amongst themselves by investing in their promotion. Thus, to promote and enhance their image, they invest in events to attract thousands of people for the recognition of their brand and city. The internship took place at Faro City Council, namely at the Communication, Image and Youth Service, within the scope of the Master in Marketing Management, from the Faculty of Economics, University of Algarve. From January to May, the event - Baixa Street Fest was carefully planned and implemented. The literature review focused on the general concepts of city marketing and event marketing, given that the internship involved being marketing manager of Baixa Street Fest. For this purpose, two questionnaires were carried out, one to shopkeepers and another to the participants to know their perceptions and experience. A communication plan was also made to identify and understand the internal and external environment, but also to maximize the efficiency and the strategy outlined. Summarizing, the impact of the event on shopkeepers and participants was positive and relevant for the city awareness. The internship allowed to understand the role events have for the competitiveness and cultural development of cities.Matos, NélsonSapientiaMachado, Sara Cristiana Ribeiro2021-02-04T15:54:35Z2019-11-192019-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15040TID:202540839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:26Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:57.617157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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