Promoção da prática de exercício físico através de um jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Diogo António Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12414
Resumo: Há vários anos que organizações na área da saúde recomendam a prática de exercício físico e vêm demonstrando cientificamente os benefícios de uma vida ativa. Atualmente, o papel do exercício físico tanto na prevenção de doenças, assim como no seu tratamento, tem sido amplamente demonstrado através de estudos nessa área. Contudo, o exercício praticado pela população continua, em geral, insuficiente, como estudos realizados por estas mesmas organizações comprovam. Na sociedade moderna, o uso de smartphones é cada vez mais ubíquo e omnipresente. A grande maioria das pessoas possui um dispositivo deste tipo e usam-no frequentemente no dia-a-dia. Há inúmeras funções para estes dispositivos, sendo que uma delas pode ser o contributo para um estilo de vida mais saudável e todos os benefícios que esse estilo de vida engloba. Para este efeito, já existem inúmeras aplicações e jogos móveis. No entanto, a capacidade de motivar o utilizador é um aspeto fundamental e é aí que a maioria deste tipo de jogos e aplicações falha. Torna-se assim importante perceber que fatores motivadores existem e desenvolver uma aplicação capaz de os incorporar. Com este objetivo em mente, várias das aplicações e jogos já existentes, bem como outras formas de motivação, foram analisadas. Seguiu-se o desenho, implementação e validação de um jogo móvel capaz de oferecer mais do que um único fator motivador aos utilizadores. A validação do protótipo desenvolvido permitiu perceber que, efetivamente, a conjugação de diferentes fatores motivadores leva ao aumento dos vetores de motivação para a prática de exercício físico.
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