Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Igor Duarte Mestre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5544
Resumo: Este relatório incide sobre o estágio pedagógico desenvolvido no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no âmbito do mestrado em ensino de música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e, em particular, num projeto de investigação que pretendeu analisar as dinâmicas musicais, sociais e culturais potenciadas pela classe de conjunto de guitarras, em formato de ensemble, recentemente criada pelo investigador como complemento às aulas individuais de guitarra e que integrou sete alunos de guitarra do 1.º ao 5.º grau. Este estudo enquadrou-se teoricamente em conceitos fundamentais do ensino da música, relacionados com os contextos de aprendizagem musical e sobre os processos de desenvolvimento musical e instrumental, mas também em conceitos de aprendizagem e interação social e de construção de identidades musicais, que podem ser potenciadas pela participação no ensemble de guitarras. Este projeto de investigação-ação contemplou uma intervenção entre novembro de 2015 e junho de 2016, que incluiu aulas semanais de 90 min e seis concertos realizados em diferentes locais e contextos da cidade. Foram realizadas entrevistas a alunos, encarregados de educação e ao diretor pedagógico do conservatório, as quais foram analisadas e interpretadas em articulação com as notas recolhidas através da observação sistemática de todo o processo. Os resultados apontam para o reconhecimento pelos inquiridos do potencial formativo das dinâmicas musicais, sociais e culturais desencadeadas pelo ensemble de guitarras, em conjugação com as aprendizagens desenvolvidas nas aulas individuais de guitarra. Em particular, apontam para importantes aprendizagens realizadas entrepares e para a valorização da música como processo de partilha cultural e de construção de identidade musical.
id RCAP_3667a64a50980f1ac5614e130a706557
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturaisClasse de conjunto de guitarrasDinâmicas musicaisDinâmicas sociaisDinâmicas culturaisGuitars school ensembleMusical learningSocial interactionCultural sharingDomínio/Área Científica : HumanidadesEste relatório incide sobre o estágio pedagógico desenvolvido no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no âmbito do mestrado em ensino de música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e, em particular, num projeto de investigação que pretendeu analisar as dinâmicas musicais, sociais e culturais potenciadas pela classe de conjunto de guitarras, em formato de ensemble, recentemente criada pelo investigador como complemento às aulas individuais de guitarra e que integrou sete alunos de guitarra do 1.º ao 5.º grau. Este estudo enquadrou-se teoricamente em conceitos fundamentais do ensino da música, relacionados com os contextos de aprendizagem musical e sobre os processos de desenvolvimento musical e instrumental, mas também em conceitos de aprendizagem e interação social e de construção de identidades musicais, que podem ser potenciadas pela participação no ensemble de guitarras. Este projeto de investigação-ação contemplou uma intervenção entre novembro de 2015 e junho de 2016, que incluiu aulas semanais de 90 min e seis concertos realizados em diferentes locais e contextos da cidade. Foram realizadas entrevistas a alunos, encarregados de educação e ao diretor pedagógico do conservatório, as quais foram analisadas e interpretadas em articulação com as notas recolhidas através da observação sistemática de todo o processo. Os resultados apontam para o reconhecimento pelos inquiridos do potencial formativo das dinâmicas musicais, sociais e culturais desencadeadas pelo ensemble de guitarras, em conjugação com as aprendizagens desenvolvidas nas aulas individuais de guitarra. Em particular, apontam para importantes aprendizagens realizadas entrepares e para a valorização da música como processo de partilha cultural e de construção de identidade musical.Abstract : The present report focuses on the school practice developed at Conservatório Regional de Música de Vila Real, which is part of the Mestrado em Ensino de Música of Escola Superior de Artes Aplicadas of Castelo Branco. Particularly, it describes a research project that aimed to analyse the musical, social, and cultural dynamics enhanced by an ensemble of guitars, recently created by the researcher as a complement to the individual guitar classes. The project included seven guitar students from the 1st to the 5th conservatory degree. Theoreticaly, this study discusses crucial concepts of musical teaching, related to musical learning contexts and the processes of musical and instrumental development. Likewise, the study relates to social interaction and learning concepts as well as the construction of musical identities, which can be enhanced by the participation in the guitar ensemble. This project of action-research included an intervention between November 2015 and June 2016 of 90 minutes classes on a weekly basis and six concerts in different locations and contexts of the city. The students, their parents and the school director were interviewed. The interviews were analysed and interpreted in articulation with the notes retrieved by the systematic observation of the whole process. Results indicate that participants recognize the educational potential of musical, social and cultural dynamics developed within the guitar ensemble, as a complement to the individual guitar classes. Particularly, results show the importance of learning with peers as well as the recognition of music as a process of cultural sharing and musical identity development.Godinho, José Carlos David NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGuerra, Igor Duarte Mestre2017-05-01T00:26:21Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5544TID:201696070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:17.737470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
title Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
spellingShingle Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
Guerra, Igor Duarte Mestre
Classe de conjunto de guitarras
Dinâmicas musicais
Dinâmicas sociais
Dinâmicas culturais
Guitars school ensemble
Musical learning
Social interaction
Cultural sharing
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
title_full Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
title_fullStr Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
title_full_unstemmed Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
title_sort Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
author Guerra, Igor Duarte Mestre
author_facet Guerra, Igor Duarte Mestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godinho, José Carlos David Nunes
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Igor Duarte Mestre
dc.subject.por.fl_str_mv Classe de conjunto de guitarras
Dinâmicas musicais
Dinâmicas sociais
Dinâmicas culturais
Guitars school ensemble
Musical learning
Social interaction
Cultural sharing
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Classe de conjunto de guitarras
Dinâmicas musicais
Dinâmicas sociais
Dinâmicas culturais
Guitars school ensemble
Musical learning
Social interaction
Cultural sharing
Domínio/Área Científica : Humanidades
description Este relatório incide sobre o estágio pedagógico desenvolvido no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no âmbito do mestrado em ensino de música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e, em particular, num projeto de investigação que pretendeu analisar as dinâmicas musicais, sociais e culturais potenciadas pela classe de conjunto de guitarras, em formato de ensemble, recentemente criada pelo investigador como complemento às aulas individuais de guitarra e que integrou sete alunos de guitarra do 1.º ao 5.º grau. Este estudo enquadrou-se teoricamente em conceitos fundamentais do ensino da música, relacionados com os contextos de aprendizagem musical e sobre os processos de desenvolvimento musical e instrumental, mas também em conceitos de aprendizagem e interação social e de construção de identidades musicais, que podem ser potenciadas pela participação no ensemble de guitarras. Este projeto de investigação-ação contemplou uma intervenção entre novembro de 2015 e junho de 2016, que incluiu aulas semanais de 90 min e seis concertos realizados em diferentes locais e contextos da cidade. Foram realizadas entrevistas a alunos, encarregados de educação e ao diretor pedagógico do conservatório, as quais foram analisadas e interpretadas em articulação com as notas recolhidas através da observação sistemática de todo o processo. Os resultados apontam para o reconhecimento pelos inquiridos do potencial formativo das dinâmicas musicais, sociais e culturais desencadeadas pelo ensemble de guitarras, em conjugação com as aprendizagens desenvolvidas nas aulas individuais de guitarra. Em particular, apontam para importantes aprendizagens realizadas entrepares e para a valorização da música como processo de partilha cultural e de construção de identidade musical.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-05-01T00:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5544
TID:201696070
url http://hdl.handle.net/10400.11/5544
identifier_str_mv TID:201696070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130823246479360