Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5544 |
Resumo: | Este relatório incide sobre o estágio pedagógico desenvolvido no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no âmbito do mestrado em ensino de música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e, em particular, num projeto de investigação que pretendeu analisar as dinâmicas musicais, sociais e culturais potenciadas pela classe de conjunto de guitarras, em formato de ensemble, recentemente criada pelo investigador como complemento às aulas individuais de guitarra e que integrou sete alunos de guitarra do 1.º ao 5.º grau. Este estudo enquadrou-se teoricamente em conceitos fundamentais do ensino da música, relacionados com os contextos de aprendizagem musical e sobre os processos de desenvolvimento musical e instrumental, mas também em conceitos de aprendizagem e interação social e de construção de identidades musicais, que podem ser potenciadas pela participação no ensemble de guitarras. Este projeto de investigação-ação contemplou uma intervenção entre novembro de 2015 e junho de 2016, que incluiu aulas semanais de 90 min e seis concertos realizados em diferentes locais e contextos da cidade. Foram realizadas entrevistas a alunos, encarregados de educação e ao diretor pedagógico do conservatório, as quais foram analisadas e interpretadas em articulação com as notas recolhidas através da observação sistemática de todo o processo. Os resultados apontam para o reconhecimento pelos inquiridos do potencial formativo das dinâmicas musicais, sociais e culturais desencadeadas pelo ensemble de guitarras, em conjugação com as aprendizagens desenvolvidas nas aulas individuais de guitarra. Em particular, apontam para importantes aprendizagens realizadas entrepares e para a valorização da música como processo de partilha cultural e de construção de identidade musical. |
id |
RCAP_3667a64a50980f1ac5614e130a706557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturaisClasse de conjunto de guitarrasDinâmicas musicaisDinâmicas sociaisDinâmicas culturaisGuitars school ensembleMusical learningSocial interactionCultural sharingDomínio/Área Científica : HumanidadesEste relatório incide sobre o estágio pedagógico desenvolvido no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no âmbito do mestrado em ensino de música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e, em particular, num projeto de investigação que pretendeu analisar as dinâmicas musicais, sociais e culturais potenciadas pela classe de conjunto de guitarras, em formato de ensemble, recentemente criada pelo investigador como complemento às aulas individuais de guitarra e que integrou sete alunos de guitarra do 1.º ao 5.º grau. Este estudo enquadrou-se teoricamente em conceitos fundamentais do ensino da música, relacionados com os contextos de aprendizagem musical e sobre os processos de desenvolvimento musical e instrumental, mas também em conceitos de aprendizagem e interação social e de construção de identidades musicais, que podem ser potenciadas pela participação no ensemble de guitarras. Este projeto de investigação-ação contemplou uma intervenção entre novembro de 2015 e junho de 2016, que incluiu aulas semanais de 90 min e seis concertos realizados em diferentes locais e contextos da cidade. Foram realizadas entrevistas a alunos, encarregados de educação e ao diretor pedagógico do conservatório, as quais foram analisadas e interpretadas em articulação com as notas recolhidas através da observação sistemática de todo o processo. Os resultados apontam para o reconhecimento pelos inquiridos do potencial formativo das dinâmicas musicais, sociais e culturais desencadeadas pelo ensemble de guitarras, em conjugação com as aprendizagens desenvolvidas nas aulas individuais de guitarra. Em particular, apontam para importantes aprendizagens realizadas entrepares e para a valorização da música como processo de partilha cultural e de construção de identidade musical.Abstract : The present report focuses on the school practice developed at Conservatório Regional de Música de Vila Real, which is part of the Mestrado em Ensino de Música of Escola Superior de Artes Aplicadas of Castelo Branco. Particularly, it describes a research project that aimed to analyse the musical, social, and cultural dynamics enhanced by an ensemble of guitars, recently created by the researcher as a complement to the individual guitar classes. The project included seven guitar students from the 1st to the 5th conservatory degree. Theoreticaly, this study discusses crucial concepts of musical teaching, related to musical learning contexts and the processes of musical and instrumental development. Likewise, the study relates to social interaction and learning concepts as well as the construction of musical identities, which can be enhanced by the participation in the guitar ensemble. This project of action-research included an intervention between November 2015 and June 2016 of 90 minutes classes on a weekly basis and six concerts in different locations and contexts of the city. The students, their parents and the school director were interviewed. The interviews were analysed and interpreted in articulation with the notes retrieved by the systematic observation of the whole process. Results indicate that participants recognize the educational potential of musical, social and cultural dynamics developed within the guitar ensemble, as a complement to the individual guitar classes. Particularly, results show the importance of learning with peers as well as the recognition of music as a process of cultural sharing and musical identity development.Godinho, José Carlos David NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGuerra, Igor Duarte Mestre2017-05-01T00:26:21Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5544TID:201696070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:17.737470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais |
title |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais |
spellingShingle |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais Guerra, Igor Duarte Mestre Classe de conjunto de guitarras Dinâmicas musicais Dinâmicas sociais Dinâmicas culturais Guitars school ensemble Musical learning Social interaction Cultural sharing Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais |
title_full |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais |
title_fullStr |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais |
title_full_unstemmed |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais |
title_sort |
Classe de conjunto de guitarras: dinâmicas musicais, sociais e culturais |
author |
Guerra, Igor Duarte Mestre |
author_facet |
Guerra, Igor Duarte Mestre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Godinho, José Carlos David Nunes Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Igor Duarte Mestre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classe de conjunto de guitarras Dinâmicas musicais Dinâmicas sociais Dinâmicas culturais Guitars school ensemble Musical learning Social interaction Cultural sharing Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Classe de conjunto de guitarras Dinâmicas musicais Dinâmicas sociais Dinâmicas culturais Guitars school ensemble Musical learning Social interaction Cultural sharing Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
Este relatório incide sobre o estágio pedagógico desenvolvido no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no âmbito do mestrado em ensino de música da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e, em particular, num projeto de investigação que pretendeu analisar as dinâmicas musicais, sociais e culturais potenciadas pela classe de conjunto de guitarras, em formato de ensemble, recentemente criada pelo investigador como complemento às aulas individuais de guitarra e que integrou sete alunos de guitarra do 1.º ao 5.º grau. Este estudo enquadrou-se teoricamente em conceitos fundamentais do ensino da música, relacionados com os contextos de aprendizagem musical e sobre os processos de desenvolvimento musical e instrumental, mas também em conceitos de aprendizagem e interação social e de construção de identidades musicais, que podem ser potenciadas pela participação no ensemble de guitarras. Este projeto de investigação-ação contemplou uma intervenção entre novembro de 2015 e junho de 2016, que incluiu aulas semanais de 90 min e seis concertos realizados em diferentes locais e contextos da cidade. Foram realizadas entrevistas a alunos, encarregados de educação e ao diretor pedagógico do conservatório, as quais foram analisadas e interpretadas em articulação com as notas recolhidas através da observação sistemática de todo o processo. Os resultados apontam para o reconhecimento pelos inquiridos do potencial formativo das dinâmicas musicais, sociais e culturais desencadeadas pelo ensemble de guitarras, em conjugação com as aprendizagens desenvolvidas nas aulas individuais de guitarra. Em particular, apontam para importantes aprendizagens realizadas entrepares e para a valorização da música como processo de partilha cultural e de construção de identidade musical. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-05-01T00:26:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5544 TID:201696070 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5544 |
identifier_str_mv |
TID:201696070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130823246479360 |