Medidas de engenharia de baixo custo, contribuição para a redução da sinistralidade rodoviária : estudo de caso : distrito de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipe de Jesus Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3420
Resumo: Mestrado em Gestão de Operações
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spelling Medidas de engenharia de baixo custo, contribuição para a redução da sinistralidade rodoviária : estudo de caso : distrito de BragaEngenhariaEngenharia de tráfegoPrevenção da sinistralidadeMestrado em Gestão de OperaçõesExame público realizado em 19 de Maio de 2017A Rede Rodoviária desempenha um papel importante para a mobilidade da Sociedade que, num ambiente rodoviário, contempla a interação de três fatores: as Infraestruturas Rodoviárias, o veículo e o condutor. Na falha de um desses fatores, surgem situações com consequências negativas em termos sociais e económicos. Nesse sentido, torna-se necessário atuar nesses fatores com o objeto de mitigar os danos procedentes da Sinistralidade Rodoviária. O presente trabalho de Dissertação visa, em contexto de Gestão Operacional da Rede Rodoviária do distrito de Braga, propor, para troços identificados de Estradas Nacionais do distrito, um conjunto de Medidas de Engenharia de Baixo Custo que, uma vez implementadas ao nível do processo de operacionalização, possam contribuir para a progressiva redução do número de acidentes rodoviários e melhoria dos Indicadores de Sinistralidade associados. A estratégia e métodos de investigação tiveram em conta o Estudo de Caso suportado na prevenção e no decrescimento da Sinistralidade Rodoviária, através de uma lógica metodológica refletida, tornando possível identificar uma relação de causa-efeito num localizado ponto de conflitos. A pesquisa bibliográfica devolveu um feedback positivo, a nível nacional, bem como demonstrou aquele que tem sido o interesse e as medidas de melhoria implementadas, por alguns países referente à temática. Tendo por base o diagnóstico realizado, foi possível desenvolver uma sequência de atividades estruturadas, cuja implementação resulta em identificar; analisar; e propor melhorias relevantes com o propósito principal de reduzir a Sinistralidade Rodoviária. O método utilizado tem como base a análise de elementos recolhidos, com base no preenchimento de uma checklist e a elaboração de um levantamento topográfico pormenorizado. É, então, proposto um conjunto de Medidas de Engenharia de Baixo Custo a serem implementadas de forma eficiente, com uma gestão cuidada de custos para a Infraestruturas de Portugal, SA.The Road Network plays an important role in the mobility of the Society which, in a road environment, involves the interaction of three factors: Road Infrastructures, the vehicle and the driver. In the failure of one of these factors, situations arise with negative consequences in social and economic terms. In this sense, it is necessary to act on these factors in order to mitigate damages from road accidents. This dissertation aims, in an Operational Management context of the Road Network of Braga district, to propose, for identified sections of National Roads of the district, a set of Low Cost Engineering Measures that, once implemented at the level of the process of operationalization, can contribute to the progressive reduction of the number of road accidents and improvement of the associated accident indicators. The research strategy and methods took into account the Case Study supported in the prevention and reduction of Road Casualty, through a methodological logic reflected, making it possible to identify a cause-effect relationship at a localized point of conflict. The bibliographic research returned positive feedback at the national level, as well as demonstrated the interest and improvement measures implemented by some countries in this area. Based on the performed diagnosis, it was possible to develop a sequence of structured activities, whose implementation results in identifying; analyze; and propose relevant improvements with the main purpose of reducing road traffic accidents. The method used is based on the analysis of collected elements, based on a checklist filling and the elaboration of a detailed topographic survey. It is then proposed a set of Low Cost Engineering Measures to be implemented efficiently, with an accurate cost management for the Infraestruturas de Portugal, SA.2017-07-10T09:47:03Z2017-07-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3420http://hdl.handle.net/11067/3420TID:201726360porPereira, Filipe de Jesus Teixeirainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:57Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:00.434397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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