Métricas de centralidade em redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3864 |
Resumo: | Nos modelos de redes sociais, tal como na teoria de grafos, os vértices representam os atores e as arestas ou arcos a relação entre eles. Atores influentes são aqueles que estão frequentemente envolvidos na relação com outros atores. Este envolvimento torna-os mais visíveis sendo considerados mais centrais na rede. É neste sentido que as métricas de centralidade tentam descrever as propriedades da localização de um nó fulcral numa rede. Estas medidas têm em consideração os diferentes modos de interação e comunicação de um ator com os restantes elementos, sendo mais importantes, ou centrais, aqueles que estão localizados em posições mais estratégicas na rede. Neste trabalho apresenta-se o estudo de cinco métricas de centralidade: grau, proximidade, intermediação, vetor próprio e katz. Descrevem-se os algoritmos implementados no cálculo das medidas e apresenta-se um caso de estudo. Para completar o estudo é apresentada uma análise comparativa entre os resultados obtidos no aplicativo NodeXL, e os resultados obtidos através dos algoritmos implementados. |
id |
RCAP_3673f571b6dab7678d726f32eb997d70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Métricas de centralidade em redes sociaisRedes sociaisCentralidadeProximidadeIntermediaçãoVetor próprioKatzSocial networkCentralityClosenessBetweennessEigenvectorNos modelos de redes sociais, tal como na teoria de grafos, os vértices representam os atores e as arestas ou arcos a relação entre eles. Atores influentes são aqueles que estão frequentemente envolvidos na relação com outros atores. Este envolvimento torna-os mais visíveis sendo considerados mais centrais na rede. É neste sentido que as métricas de centralidade tentam descrever as propriedades da localização de um nó fulcral numa rede. Estas medidas têm em consideração os diferentes modos de interação e comunicação de um ator com os restantes elementos, sendo mais importantes, ou centrais, aqueles que estão localizados em posições mais estratégicas na rede. Neste trabalho apresenta-se o estudo de cinco métricas de centralidade: grau, proximidade, intermediação, vetor próprio e katz. Descrevem-se os algoritmos implementados no cálculo das medidas e apresenta-se um caso de estudo. Para completar o estudo é apresentada uma análise comparativa entre os resultados obtidos no aplicativo NodeXL, e os resultados obtidos através dos algoritmos implementados.Considering models for social networks as graphs, nodes represent the actors and the edges represent the relationship between them. Influential actors are the ones that are frequently involved on relationships between other actors. This involvement makes them more visible and considered more central on the network. In this sense centrality metrics try to describe the localization properties of an important node of the network. These measures have in consideration the different interaction and communication modes an actor has with others, being more important or central the ones that are located on more strategic locations on the network. On this work it is presented the study of five centrality measures: degree, closeness, betweenness, eigenvector and katz. It is made a description of the algorithms implemented, and it is presented a case study. To complete the study it is also made a comparative analysis between results obtained with NodeXL, and the results from the algorithms implemented.Universidade AbertaRepositório AbertoLaranjeira, Paula AlexandraCavique, Luís2015-04-14T14:57:26Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3864porLaranjeira, Paula Alexandra; Cavique, Luís - Métricas de centralidade em redes sociais. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 9, nº 9 (2014), p. 1-201646-6330info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:02.310010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métricas de centralidade em redes sociais |
title |
Métricas de centralidade em redes sociais |
spellingShingle |
Métricas de centralidade em redes sociais Laranjeira, Paula Alexandra Redes sociais Centralidade Proximidade Intermediação Vetor próprio Katz Social network Centrality Closeness Betweenness Eigenvector |
title_short |
Métricas de centralidade em redes sociais |
title_full |
Métricas de centralidade em redes sociais |
title_fullStr |
Métricas de centralidade em redes sociais |
title_full_unstemmed |
Métricas de centralidade em redes sociais |
title_sort |
Métricas de centralidade em redes sociais |
author |
Laranjeira, Paula Alexandra |
author_facet |
Laranjeira, Paula Alexandra Cavique, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Cavique, Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laranjeira, Paula Alexandra Cavique, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Centralidade Proximidade Intermediação Vetor próprio Katz Social network Centrality Closeness Betweenness Eigenvector |
topic |
Redes sociais Centralidade Proximidade Intermediação Vetor próprio Katz Social network Centrality Closeness Betweenness Eigenvector |
description |
Nos modelos de redes sociais, tal como na teoria de grafos, os vértices representam os atores e as arestas ou arcos a relação entre eles. Atores influentes são aqueles que estão frequentemente envolvidos na relação com outros atores. Este envolvimento torna-os mais visíveis sendo considerados mais centrais na rede. É neste sentido que as métricas de centralidade tentam descrever as propriedades da localização de um nó fulcral numa rede. Estas medidas têm em consideração os diferentes modos de interação e comunicação de um ator com os restantes elementos, sendo mais importantes, ou centrais, aqueles que estão localizados em posições mais estratégicas na rede. Neste trabalho apresenta-se o estudo de cinco métricas de centralidade: grau, proximidade, intermediação, vetor próprio e katz. Descrevem-se os algoritmos implementados no cálculo das medidas e apresenta-se um caso de estudo. Para completar o estudo é apresentada uma análise comparativa entre os resultados obtidos no aplicativo NodeXL, e os resultados obtidos através dos algoritmos implementados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-04-14T14:57:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3864 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Laranjeira, Paula Alexandra; Cavique, Luís - Métricas de centralidade em redes sociais. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 9, nº 9 (2014), p. 1-20 1646-6330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135021477396480 |