Efeitos de sessões individuais de estimulação multissensorial em idosos dependentes institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rafaela M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Jenny, Luís, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4519
Resumo: Introdução: São amplamente conhecidos os benefícios que as práticas de atividades de estimulação proporcionam ao idoso, seja na promoção do seu bem-estar como na preservação das funções cognitivas remanescentes. No entanto, os estudos conhecidos no âmbito da estimulação são essencialmente resultado de sessões em grandes grupos e onde as atividades desenvolvidas se limitam, essencialmente, à estimulação da cognição. O objetivo do estudo efetuado foi conhecer os benefícios da prática de sessões individuais de estimulação multissensorial no idoso dependente institucionalizado. Materiais e Métodos: Através de uma metodologia qualitativa e com contornos de investigação-ação foram realizadas 12 sessões individuais de estimulação cognitiva e sensorial a dez idosos institucionalizados. Nestas sessões foi utilizado como principal instrumento de trabalho um Kit Sensorial construído propositadamente para este estudo. Resultados: Foram identificados como principais contributos: a alteração do comportamento dos participantes, nomeadamente na diminuição de comportamentos disruptivos e de ansiedade, com recurso a momentos de escuta ativa e musicoterapia; aumento da capacidade de comunicação e socialização; melhorias na orientação espacial e temporal e nas funções cognitivas e sensoriais, manifestadas pelas evoluções obtidas na execução das atividades, nomeadamente na capacidade de memorização, rapidez na execução e autonomia nas tarefas; relaxamento e descontração dos sujeitos participantes, com recurso a momentos de escuta ativa, musicoterapia e iluminação do espaço. O presente estudo demonstrou a importância da individualização no cuidado ao idoso, seja na forma de estimulação, de apoio ou de comunicação. É essencial pensar além dos projetos conhecidos que se restringem à estimulação cognitiva e realizar projetos de intervenção individualizados, de forma a que os resultados e contributos destes sejam divulgados e reconhecidos pelos cuidadores formais e informais.
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